Produtos de crédito

Títulos de capitalização valem a pena?

titulos de capitalização premios

Se você possui uma conta em banco, ou se apenas já entrou em uma dessas instituições para pagar uma despesa, com certeza deve ao menos ter lido em algum cartaz o nome dos títulos de capitalização. São grandes as chances também de que o gerente, atendente ou mesmo o caixa que cobrou suas contas tenham lhe oferecido essa misteriosa opção de “investimento”.

Muito famosos no mundo dos negócios bancários, os títulos de capitalização são possivelmente um dos produtos mais populares ao lado das poupanças, contas correntes e demais opções que um banco oferece.

Mas será que os títulos de capitalização valem a pena? Seriam eles realmente uma forma de investimento?

Você já parou para pensar o porquê dos bancos fecharem às 16 horas? Saiba o segredo aqui 

O que são títulos de capitalização?

Existentes no Brasil desde a década de 30, são basicamente mais uma das opções que um cliente bancário possui para guardar seu dinheiro no banco. As diferenças de um título desse tipo para a tradicional poupança, variam em cada banco, mas em geral eles dão direito a concorrer a prêmios e não permitem que você resgate seu dinheiro a qualquer momento sem ter prejuízo com isso.

Na prática, o cliente pode adquirir um título com aplicações mensais – modalidade mais popular – ou um título com valor maior e único. Ao adquirir o título ele ganhará um ou mais números que serão usados para sorteios de prêmios semanais, mensais ou semestrais e ficará sabendo do prazo de vencimento, que é o momento que poderá recuperar todo o valor.

Este prazo corresponde a data em que será possível resgatar todo o valor aplicado somado a uma remuneração, que normalmente é bem menor do que a que vemos na poupança – eis o motivo que faz com que os títulos dessa natureza não possam ser considerados investimentos.

Para que servem estes títulos?

As utilidades principais são de “poupança” de dinheiro e a possibilidade de concorrer a prêmios diversos conforme a característica de cada título.

Ao adquirir um título o cliente recebe um ou mais números da sorte, que irão acompanhar os sorteiros realizados pela Loteria Federal.

Normalmente os prêmios sorteados são em dinheiro, ocorrendo sorteios semanais, mensais e semestrais. Existem ainda outros tipo de prêmios, como imóveis, carros e viagens.

Quanto os títulos rendem?

O rendimento da maioria dos títulos de capitalização oferecidos pelos grandes bancos remunera o valor total aplicado com base na TR. Para conhecer mais sobre a TR, confira nossa matéria.

Atualmente a TR representa cerca de 2,5% ao ano, que é um valor considerável após ter ficado no zero durante muitos meses entre 2012 e 2014. Mas ainda segue sendo um dos menores índices que existem no Brasil.

Alguns títulos mais específicos podem oferecer, além da TR, uma remuneração fixa que o cliente deve ser informado no ato da aquisição, que varia entre 1 e 2% sobre o valor total.

No entanto, lembramos aqui que o banco em si não é obrigado a remunerar esse tipo de produto, podendo haver opções em que o rendimento após muitos meses será zero.

titulos de capitalização

O correto é entender os títulos de capitalização como apostas para ganhar prêmios maiores, não como um investimento para fazer seu patrimônio crescer.

Lembramos ainda que não são apenas bancos que podem vender títulos de capitalização. Um dos maiores produtos do gênero no país é a Tele Sena, que além de não pagar uma remuneração sobre o valor do título, permite o resgate de apenas 50% 12 meses após a aquisição.

As capitalizações podem ser resgatadas antes do prazo final?

Na grande maioria dos casos, sim. Porém, o cliente é “penalizado” quando antecipa o resgate, recebendo apenas parte do valor original que teria direito.

Os bancos seguem uma tabela progressiva para calcular os resgates, com descontos que vão diminuindo até a data do resgate efetivo, momento em que o cliente resgata todo o valor original somado ao rendimento combinado.

No entanto, existem títulos que proíbem totalmente o seu resgate antecipado. Preste muita atenção nisso na hora da aquisição.

Quais as vantagens do produto para os bancos?

Se você está lendo a matéria curioso sobre as vantagens dos títulos de capitalização para os bancos, que distribuiriam prêmios todas as semanas com base em pequenos valores pagos, entenda: o valor que fica “preso” referente aos títulos é usado pelos bancos para realizar outros tipos de empréstimos e investimentos.

Os prêmios pagos e a rentabilidade que eventualmente ocorrem serão sempre menores do que o valor total faturado utilizando esse dinheiro.

Os títulos de capitalização valem a pena?

Ambas as utilidades dos títulos precisam ser analisadas em conjunto para que seja possível encontrar sua real utilidade.

Quando vemos os títulos de forma isolada como um tipo de investimento, eles não valem a pena devido a baixa remuneração e prazos longos que penalizam quem pode vir a precisa do dinheiro. O lado bom é que ele poderia ser visto como uma poupança forçada e com punições financeiras, ajudando quem possui muita dificuldade em poupar, mas existem opções melhores no mercado.

Já se analisarmos apenas a possibilidade do sorteio de prêmio em dinheiro, existem também opções que pagam mais, como qualquer loteria (Lotofácil, Lotomania e MegaSena, por exemplo). Por apenas cerca de R$3,50 o apostador concorre a prêmios que podem chegar a mais de 100 milhões de reais, enquanto nos títulos de capitalização os prêmios dificilmente passam de 500 mil reais e o valor aplicado para tal é muito maior.

Os títulos de capitalização podem ser seu aliado a criar o hábito de poupar!

Então devo ignorar os títulos de capitalização?

Ainda assim, ao analisarmos o conjunto do produto, vemos que pode valer a pena: para quem tem o costume de apostar na loteria, muito provavelmente gastará durante sua vida diversas vezes o valor “investido” em títulos – e isso sem ganhar nada substancial, já que as possibilidades matemáticas são mínimas.

Já nos títulos, apesar dos prêmios serem menores, caso o cliente jamais ganhe nenhum centavo nos sorteios, ao menos receberá todo o capital gasto de volta, coisa que não acontece nas loterias. Aqui poderíamos ainda ver como bônus a pequena rentabilidade paga pelo bancos na hora do resgate dos títulos. O objetivo não é conferir um lucro ao cliente, mas sim minimizar a desvalorização do valor no período em que ficou bloqueado.

Portanto, ver os títulos de capitalização de forma demonizada, como muitos planejadores financeiros o fazem, não parece ser algo justo ou plausível, uma vez que milhões de reais são distribuídos entre os clientes de banco todas as semanas.

De qualquer forma, caberá ao interessado analisar qual é a sua intenção principal e o nível de sua disciplina financeira como poupador. Já vimos que para rendimentos, não chegam perto de investimentos como CDB, LCI, LCA e outros. Contudo, se a intenção é guardar um valor pequeno que você sabe que não irá precisar nos próximos meses, aliada a chance de ser surpreendido com um prêmio creditado em sua conta, os títulos são um interessante produto bancário.