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A maior razão para startups fecharem as portas é também a mais óbvia

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De acordo com a Bloomberg, 9 de 10 startups não dão certo. No Brasil, o IBGE diz que 48% das empresas fecham as portas já nos seus primeiros 3 anos. Existem diversos fatores em jogo, alguns externos como a economia do país e internos como a falta de visão do fundador.

A maior razão para a morte de startups é, de tão óbvia, surpreendente: não há necessidade para sua existência.

Esta afirmação vem de um estudo realizado com 156 startups que não deram certo. 42% dos entrevistados afirmaram que simplesmente não havia necessidade para suas startups no mercado.

Top 10 razões para o fim de startups

  1. Não há necessidade no mercado 42%
  2. Dinheiro acabou 29%
  3. Equipe errada 23%
  4. Competição atropelou 19%
  5. Custos operacionais 18%
  6. Produto ruim 17%
  7. Ausência de um bom modelo de negócios 17%
  8. Marketing mal feito ou ausente 14%
  9. Clientes ignorados 14%
  10. Timing errado 13%

Quase metade cometeu o erro absolutamente fatal! Afinal, como algo vai dar certo se ninguém precisa dele ou ao menos se interessa?

Então devo largar minha ideia e abrir uma padaria?

Claro que não, mas é importante validar sua ideia. Enquanto ela está no papel, não vale nada. Mas se você a coloca à prova no mercado e é bem recebida, aí já está na frente da maioria.

Uma grande parcela, se não a grande maioria, dos empreendedores iniciantes geralmente perseguem ideias totalmente novas ou o exato oposto: algo que já existe.

O primeiro caso é mais interessante e para muitos autores, a mais indicada. Dessa forma, você provavelmente vai evitar concorrência, pelo menos inicialmente. Por outro lado, corre o risco de lançar algo que simplesmente não gera valor para ninguém.

O segundo caso também pode dar certo, mas traz algumas dificuldades extras. Os milhões de canais no YouTube sobre jogos é um bom exemplo disso. Nessa situação, você deve se perguntar:

  • Estou adicionando algum valor?
  • O que já existe não dá conta da demanda?
  • Estou trazendo algum diferencial interessante?
  • Conseguirei lidar com a concorrência?

Ou seja, não haver necessidade no mercado para seu negócio não quer dizer que as pessoas não tenham o problema que você está tentando resolver (apesar disso ser frequente). Também pode significar que esses problemas já são bem atendidos por outros players.

Antes de começar qualquer projeto, tenha uma certeza em sua mente: ele gera valor, atende uma necessidade. Citando a primeira esposa de Elon Musk:

O mundo não dá um bilhão de dólares para alguém porque ela quer ou trabalha tão duro até achar que merece. (O mundo não se importa com o que você quer ou merece). O mundo lhe dá dinheiro em troca de algo que entende ser do mesmo ou de maior valor.