Investimentos Mercado

Vale a pena investir em prata? Aprenda como investir em prata e proteger seu patrimônio

investir em prata

Investir em prata tem se mostrado um dos melhores investimentos de 2020 até aqui, superando até mesmo o tradicional ouro.

Mas infelizmente esse tipo de aplicação não é tão popular no Brasil e são poucos os fundos de investimento que focam no metal.

Só que hoje você irá aprender como investir em prata e entender porque você precisa ter esse investimento em sua carteira para os próximos meses.

A prata está muito cara em 2020?

Muitos investidores inciantes aceitam a máxima de que não devem comprar nada que parece estar “na máxima” ou valorizado demais.

Em que pese isso pareça fazer sentido, não é algo que pode ser levado ao pé da letra. Exemplos não faltam, mas podemos citar algumas ações de empresas como as da Magazine Luiza (MGLU3), Apple (AAPL na Nasdaq), Amazon (AMNZ na Nasdaq também) e o próprio ouro.

Nesses exemplos o investidor que pensa que não pode comprar algo que já subiu demais terá deixado algumas centenas ou milhares de reais “na mesa”. Foram oportunidades perdidas e essas empresas batem recordes atrás de recordes mensalmente.

E isso acontece pelo simples fato da dificuldade que existe em se prever o futuro e os movimentos que o mercado terá.

A cotação da prata hoje (29/07/2020)

E com a prata não é diferente. Observe o gráfico abaixo:

cotação da prata ETF SLV
Na imagem vemos o gráfico de variação dos preços do ETF SLV, negociado na Bolsa de Nova Iorque. Esse é um fundo que compra ativos que representam a Prata e que acompanha a valorização do metal.

O metal em si valorizou cerca de 35% em 2020 quando consideramos a variação do dólar e do preço do metal. É a maior cotação do ano até aqui, mas estamos longe do topo histórico atingido em meados de 2011, em que o ETF SLV atingiu nada menos do que USD$45,54.

Considerando tal cenário, mesmo aqueles que tem certa aversão a comprar algo que parece ter subido demais, pode ainda ter a tranquilidade de não estar comprando algo por seu maior preço da história.

Por que investir em prata em 2020?

Em momentos de crise como o qual vivemos, os investidores a nível global tendem a migrar parte significativas de suas fortunas para o ouro. Esse movimento é real e está acontecendo mais uma vez como já vimos na última crise desencadeada em 2008:

Note que o ouro – representado aqui por seus contratos futuros – está em seu maior preço desde 1980. Cotação disponível em br.investing.com

E ao contrário da prata, o ouro já está em sua maior cotação histórica, chegando pela primeira vez aos 2000 dólares por onça, o que representa uma valorização de 55% em reais apenas em 2020.

investir em ouro ou prata?

Em que pese o ouro também ser usado na produção industrial, a prata possui um leque maior de utilização, e uma valorização bem mais tímida do que o metal precioso analisado.

Ambos os metais deverão seguir sendo beneficiados pelas incertezas nos mercados globais, ao menos até que a produção industrial e o PIB dos países voltem a reagir nos próximos meses ou anos.

Se o ouro já não parece uma oportunidade que valha tanto pela relação risco/retorno, a prata nos parece ter um potencial maior de valorização no curto prazo, servindo como uma grande oportunidade de proteção de patrimônio.

Entenda quando investir pensando no curto e no longo prazo

Como investir em prata no Brasil e no exterior

E hoje traremos algumas formas de investir em prata no Brasil. A primeira é via fundos de investimento que adquirirem papeis com lastro no metal. A segunda é investindo diretamente no ETF SLV (iShares Silver Trust) que já mostramos no primeiro gráfico, que é negociado na bolsa de valores de Nova Iorque. A terceira, é comprando ações de mineradores que exploram e comercializam o metal.

Fundos de investimento em prata

No Brasil é praticamente impossível encontrar um fundo de investimento em prata. Observando tal oportunidade, a Vitreo acaba de lançar seu fundo voltado 100% ao investimento no metal.

Cobrando apenas 0,25% de taxa de administração e nenhuma taxa de performance, o fundo promete seguir a cotação da commoditie e se apresenta como opção mais prática no Brasil.

iShares Silver Trust

Para quem já possui cadastro em corretoras no exterior, como é o caso da Avenue ou Webull basta procurar pelo ticker SLV e fazer seu investimento. Importante lembrar que para os brasileiro há isenção de imposto de renda para vendas totais de até 35 mil reais em bolsa estrangeira, um grande diferencial.

Mineradora que explora prata

Ainda para o caso do investidor que comprar ações diretamente no exterior, encontramos a seguinte empresa:

Agnico Eagle Mines (código AEM na NYSE): empresa canadense que explora metais preciosos, em especial a prata. É uma opção para surfar também na valorização (ou proteção do ouro) e nas reservas que a empresa registrou possui de zinco e cobre. Cada cota é negociada hoje a 73,29 dólares.

A importância de proteger seu patrimônio

Não importa quanto você invista atualmente, ter proteções em seu portfólio é fundamental para amenizar grandes sustos, como aqueles vividos recentemente entre março e maio de 2020.

Nós do Em Alta sugerimos para quem possui um perfil arrojado ao investir, que ao menos 15% dos investimentos totais esteja alocado em: 50% em moedas fortes (dólar, iene, euro, libra e franco suíço) e os outros 50% em metais como ouro e prata, de preferência o segundo conforme explicamos na matéria de hoje.

Lembramos que todas as dicas que trazemos em nosso site são ideias de investimento, mas cabe ao investidor analisar seu perfil de risco e escolher devidamente o produto adequado. Investir em metais preciosos possui risco e alta volatilidade, devendo sempre ser respeitada a correta diversificação do portfólio do investidor com ativos não correlacionados. Clique aqui e saiba mais sobre diversificação.

Não deixe de comentar sobre seu portfólio de investimento e deixar sua opinião sobre a prata e as demais proteções que você usa em sua carteira atualmente.

Não perca: quanto precisa juntar para parar de trabalhar