Quando você é empreendedor, equilibrar seu trabalho com sua vida pessoal costuma ser muito difícil. Como você pode equilibrar as duas coisas quando o sucesso do seu negócio parece dar o significado para sua vida?
Para encontrar esse equilíbrio, os empresários precisam encontrar maneiras de integrar suas vidas com seus negócios. Isso significa encontrar maneiras de se concentrar nas partes de seu negócio que você realmente gosta de trabalhar.
Para ajudá-lo a encontrar um equilíbrio sólido para a relação trabalho-vida, confira estas três dicas que escolhemos para facilitar sua vida:
1. Concentre-se na diversão.
Quando sua empresa demandar muito de sua presença e interação pessoal na rotina diária, é muito importante que você priorize aquilo que realmente gosta e terceirize para empregados ou outras empresas tudo aqui que não te faz bem.
Logicamente que existem exceções que talvez você não possa simplesmente abrir mão e repassar a responsabilidade, mas concentre-se para que elas sejam uma minoria.
Nos Estados Unidos já existe a Sourcify, uma startup que ajuda empresários a encontrar o fabricante certo para seus produtos, simplificando as parcerias e a terceirização.
Muitos empresários não levam o menor jeito para elaborar estratégias de marketing para seu negócio. Nesses casos o ideal é investir em uma agência ou em um profissional do ramo, pois além do resultado ser melhor, a carga ruim de fazer algo que você não gosta serão atenuados.
Relacionados: Como dar bônus que realmente motivem seus empregados
2. Tire férias.
Enquanto muitas pessoas veem no empreendedorismo a chance de poder fazer a própria programação, muitos outros desperdiçam um dos sentimentos mais surpreendentes de ser um empreendedor.
Dependendo de suas atividades, a Internet permite que você trabalhe de qualquer lugar do mundo, mesmo que seja para conversar com o gerente de sua empresa.
Não pense que férias são coisas apenas para empregados. Elas são necessárias para que sua mente se liberte de algumas travas impostas pela rotina e te faça enxergar mais longe.
Outra máxima que precisa ser evitada é a de que você precisa abandonar 100% seus negócios enquanto está de férias. Isso é besteira e pode até mesmo prejudicar seus negócios no médio prazo. O importante é reduzir o ritmo e a jornada de trabalho, além é claro de fazer atividades diferentes em seu período de férias – nada de ficar trancado dentro de casa apenas descansando.
Confira: como reduzir os custos das atividades de sua empresa
3. Crie uma equipe sólida.
Se você não desenvolver uma equipe em que confia e que sabe que possui capacidade para fazer seu negócio girar sem você te fará um escravo de sua própria empresa.
Encontrar um equilíbrio entre o seu trabalho e sua vida está totalmente ligado a sua equipe e o quanto você é capaz de confiar neles.
Relacionados: as 4 maiores dicas de pequenos empresários de sucesso
Tenha consciência que o empreendedorismo pode absorver sua vida se você deixá-lo. Haverá momentos em que parece que o seu negócio controla sua vida, mas estabelecendo um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, você será capaz de superar esse risco. Se você está se sentindo oprimido pelo empreendedorismo, é hora de encontrar o equilíbrio em sua vida.
Via: Entrepeneur