Pokémon GO mal chegou e já elevou a Nintendo a um novo patamar. As ações da empresa japonesa subiram nada menos do que 50% desde o lançamento do jogo para smartphones Android e iOS.
Mas o que mais chama atenção não é o sucesso do jogo, que já vinha sido previsto desde seus primeiros rumores em 2014. Espanta saber que apenas há 3 dias o jogo chegou aos EUA, logo após ser liberado na Austrália e Nova Zelândia. Ou seja, países enormes como Japão, Russia, Brasil e toda a Europa ainda movimentaram e muito as expectativas financeiras e o valor total da companhia japonesa.
Mas qual o potencial total de Pokémon Go ao ser liberado para o mundo todo?
Logo na manhã de hoje o valor total da Nintendo subiu para cerca de 1,9 trilhões de ienes (equivalentes a $ 18 bilhões de dólares). Desde o começo da década passada, a multinacional japonesa viu o seu EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) praticamente ser multiplicado por 7 a cada 2 anos!
Em uma conta simples, caso a empresa continue mantendo tal potencial assustador nos resultados, atingirá facilmente a cifra de 250 bilhões de ienes por ano até março de 2019.
Notem que Pokémon Go sozinho talvez não tenha potencial para garantir tais números sozinhos, mas a ajuda que ele proporcionará é inegável.
Segundo o gigante americano Goldman Sachs prevê, Pokémon Go ao ser liberado para o mundo todo tem um potencial de conseguir 200 bilhões de ienes em vendas no aplicativo por ano.
Vale lembrar que os 200 bilhões previstos são vendas brutas. Eles serão divididos para pagamento de todos os empregados envolvidos, despesas com marketing, servidores, etc, além de ser dividido entre os acionistas. A Nintendo é dona de 30% da Pokémon Company atualmente.
Sucesso das ações em gráficos
Na representação gráfica abaixo vemos o desempenho das ações da empresa em relação aos seus ativos principais (NTDOY):
No comparativo que mostra a evolução nos últimos 5 dias vemos que as ações saíram do patamar de $20 dólares para quase 30 no fechamento de hoje, 14 de julho.
As expectativas justificam a alta nas ações
Como podemos ver, as grandes autoridades no mercado já precificam Pokémon Go como uma das maiores jogadas da história da Nintendo, com expectativas de faturamento elevadíssimas.
Porém, as mesmas empresas de consultora alertam os investidores sobre o fato de que para justificar esse aumento da confiança nos ativos da empresa, ela precisará investir mais e apresentar outros jogos móveis, com maior participação da empresa quando comparado ao que ela apresenta junto a Pokémon Company.
Tendo como exemplo a Supercell, criadora do game para celulares “Clash of Clãs”, aliada a experiência de décadas da Nintendo na produção de jogos incríveis, personagens que valem muitos milhões de dólares como o popular Super Mario, a empresa tem todo o potencial do mundo para voltar ao posto de líder no mercado, podendo abandonar o segmento de consoles de mesa e portáteis exclusivos para jogos.
Sobre o lançamento de Pokémon Go, ainda não há previsão de sua chegada oficial ao Brasil. Desde a última semana quem estava conseguindo jogar por aqui através do download direto do aplicativo, também teve seu acesso aos servidores bloqueado.