Notícias

Uber ouve motoristas e transforma o UberPOOL em Londres

A Uber transformou como a modalidade UberPool funciona em Londres. Agora, ao invés do motorista precisar ir até os passageiros, são eles quem precisam andar até um ponto. O novo sistema entrará em funcionamento nesta terça-feira.

O ponto não é necessariamente o mesmo para os passageiros, sendo em locais mais convenientes para o motorista.

No anuncio oficial, a Uber afirmou que a novidade fará as viagens serem mais rápidas já que os motoristas não precisarão sair tanto do caminho quanto anteriormente.

Conheça 5 lições dadas por um dos melhores motoristas Uber do mundo

Como funciona o novo UberPool?

Novo UberPool

Imagem da direita mostra como o novo UberPool funcionará em comparação ao modo antigo (esquerda).

Os usuários que pedirem um UberPool no aplicativo da Uber receberão direções de caminhada até um local mais conveniente para o motorista.

De acordo com a Uber, este local não será longe. Os passageiros precisarão caminhar cerca de 1 ou 2 minutos para chegarem. O tempo de caminhada será sempre inferior ao tempo que o motorista levará para chegar no mesmo local.

O mesmo é válido para o local de destino. Os passageiros também poderão ser deixados em um local de 1 a 2 minutos de distância de seu destino se isso for economizar tempo de corrida.

“Ao reduzir os desvios e ruas de mão única, o novo UberPool economizará tempo dos passageiros e tornará mais simples a vida dos motoristas. Os londrinos já usaram o UberPool mais de 2 milhões de vezes, economizando quilômetros, poluição e dinheiro”, disse Tom Elvidge, gerente da Uber em Londres.

Problemas do UberPool e da novidade

Desde que foi lançado, a modalidade UberPool não agradou os motoristas da Uber. O principal problema é o custo-benefício. Esse tipo de corrida leva mais tempo, mas não costuma pagar o equivalente a mais.

A novidade visa aliviar justamente esse problema. Contudo, levanta alguns outros questionamentos.

Considerando que a Uber sempre prezou pelo serviço de qualidade de seus motoristas aos passageiros, como eles se sentirão tendo que andar até um ponto? E se for noite em uma região não tão segura? E se estiver chovendo?

É óbvio que o passageiro não gostará disso, mesmo que aceite. Mas o maior problema é se isso for refletido nas avaliações do motorista.

Veja também:

Devemos lembrar que não são todos que entendem o funcionamento do aplicativo. Alguns passageiros acharão que quem fez ele andar foi o motorista. Aí com certeza algumas estrelas serão perdidas.

A Uber certamente está ciente disso, e usará Londres como um campo de testes para avaliar os impactos do novo UberPool.

De qualquer forma, é uma atitude da Uber tentando atender as demandas dos motoristas, que frequentemente se sentem sem voz. Dependendo dos resultados em Londres, a novidade pode chegar em breve ao Brasil.

Via The Telegraph