Não é de hoje que a Netflix tenta levar suas produções originais aos cinemas. De acordo com o Wall Street Journal, a empresa conseguiu fechar um contrato com a iPic, uma rede americana de cinemas luxosos.
Apesar da iPic estar em 15 mercados americanos, inicialmente o contrato é apenas para exibições em Los Angeles e Nova York de 10 filmes originais da Netflix. Não há informações sobre a divisão de lucros ou outros acordos.
A briga entre cinemas e Netflix
O maior esforço da Netflix em levar seus títulos para os cinemas foi com o filme Beasts of No Nation. Porém, as redes de cinema não são grandes fãs da Netflix, já que não gostam nem um pouco de lançamentos que não chegam antes aos cinemas.
Tanto é que presidente da NATO (Assosiação Nacional de Donos de Cinemas), John Fithian, fez comentários negativos sobre o negócio da iPic com a Netflix, conforme reporta a Variety.
Para ele, o sucesso da indústria de filmes se deu pela boa colaboração entre os estúdios e os exibidores. O lançamento simultâneo (como acontecerá com as produções da Netflix e as exibições nos cinemas), reduziu os lucros dos cinemas quando foi testado.
“Assim como a Netflix e seus clientes valorizam a exclusividade, donos de cinemas e seus clientes também”, afirmou Fithian.
Independente da opinião, fato é que os fãs das produções da Netflix gostarão da opção de assistir na telona. Também é um passo importante para a Netflix, que recentemente foi alvo de especulações sobre uma possível aquisição pela Disney.