Parece que Donald Trump não estava blefando quando prometeu criar um muro e proibir a entrada de imigrantes de certas etnias e religiões: o magnata foi além e agora prometeu deportar 3 milhões de pessoas.
O novo presidentes dos Estados Unidos da América cumprirá sua promessa de deportar milhões de imigrantes ilegais. A entrevista sobre o polêmico tema será exibida neste domingo.
Segundo o magnata cerca três milhões serão deportados logo nos primeiros dias depois que ele assumir o cargo.
Veja também: 16 curiosidades e maluquices sobre Donald Trump
Qualquer imigrante ilegal ou apenas criminosos?
Apesar de generalizar ao afirmar que 3 milhões de imigrantes “sem documentos” serão deportados, a declaração do Presidente eleito é um pouco mais específica: “O que estamos fazendo é pegar essa gente que é criminosa e suas fichas criminais, membros de gangues, traficantes, que totalizam dois, talvez três milhões. E vamos tirá-los do país e vamos fazer com que sejam presos”, disse ele em um trecho que irá ao ar no programa “60 Minutes”, hoje a noite na CBS.
Atualmente estima-se que cerca de 11 milhões de imigrantes sem documentação vivem nos Estados Unidos e seriam alvo no médio prazo de Trump.
Sobre o polêmico muro que seria erguido na fronteira entre os EUA e o México, Trump explica que ele não será totalmente feito de tijolos – em determinados trechos serão erguidas cercas, locais onde a segurança será reforçada.
Trump destacou ainda que é muito bom em construir coisas, fazendo referência ao muro.
Insegurança não só para os imigrantes
A polêmica entrevista que será exibida hoje no canal CBS coloca medo e receio não apenas em que será alvo da deportação prometida, mas para todos que apostavam que a campanha de Trump estava recheada de promessas que jamais seriam cumpridas.
Se Trump realmente colocar em prática a deportação dos imigrantes, a comunidade internacional – e também o mercado financeiro – poderão passar a levar a sério as demais propostas de Trump.
O rol de propostas polêmicas de Trump inclui:
- afogamento como método de interrogatório
- Eliminação do Estado Islâmico por meio de ataques
- Deportação de todas as 11 milhões de pessoas que vivem ilegalmente nos EUA
- Proibição da entrada de muçulmanos;
- Expulsão dos Sírios que estão nos EUA
- Revisão do Obamacare (programa de saúde americano implantado por Obama)
- Revogação de acordos para proteção do meio ambiente
- Forçar grandes empresas americanas a migrarem suas fábricas da China para os Estados Unidos, o que melhoraria a situação do desemprego no país mas aumentaria o custo de produção
Via: NDTV