Diversos relatos apontam para um início de testes bastante preocupante para os carros autônomos da Uber.
A publicação Quartz conseguiu obter múltiplos relatos de situações em que os carros autônomos da uber se envolveram em acidentes, algumas mais graves que outras.
Em um dos casos menos graves, um carro bateu de leve na traseira do carro autônomo da Uber. Em outro, mais grave, o carro da Uber entrou na contramão de uma rua de mão única. No vídeo abaixo podemos ver o carro virando após perceber o erro. Felizmente a rua estava vazia e não houveram acidentes.
Driverless car went down a one way the wrong way. Driver had to turn car around. hahaha
Publicado por Nathan Stachelek em Segunda, 26 de setembro de 2016
Contudo, o maior problema é que os testes estão sendo realizados em uma pequena região de Pittsburgh que os engenheiros da Uber mapearam cuidadosamente. Ou seja, o sistema ainda precisa de muitos ajustes.
A Uber afirmou que só estava ciente de um incidente onde um carro bateu levemente no pára-lama de um de seus carros autônomos.
Carros autônomos e o futuro
A Uber é uma das dezenas de empresas bilionárias interessadas em carros autônomos. Sendo a startup mais valiosa do mundo, com uma avaliação em US$ 68 bilhões, não está interessada em esperar concorrentes tomarem a liderança na área.
Esse interesse todo se dá pelo fato de que os carros autônomos devem revolucionar quase todos os aspectos do transporte público e privado.
Elon Musk, CEO da Tesla, é um dos grandes nomes envolvidos na área. Ele já explicou que dentro de alguns anos, qualquer um poderá comprar um carro autônomo e o deixar trabalhando sozinho enquanto o dono está dormindo ou trabalhando.
Assim, não haverá mais mercado para motoristas de táxi, Uber, ônibus, etc. A Uber, estando ciente desse futuro, não quer ficar despreparada. Também será uma saída para a empresa não precisar se preocupar em deixar seus motoristas satisfeitos, algo que vem sendo um grande desafio, dando espaço para concorrentes que oferecem mais vantagens.
Veja também: