Empreendedorismo

7 estratégias básicas para fazer seu negócio crescer

Como fazer seu negócio crescer

Se você tem sua própria empresa, já passou por diversas dificuldades. Contudo, um desafio maior é conseguir fazer o negócio crescer, aumentando seu faturamento.

Contudo, a tarefa não precisa ser tão difícil se você tem a atitude correta. Ao invés de focar em dicas específicas, que muitas vezes funcionam apenas para alguns tipos de negócios, selecionamos 7 estratégias essenciais para fazer qualquer negócio crescer. O resto dependerá apenas de você!

1. Cuide bem de sua marca

É muito provável que você tenha concorrentes, e caso não tenha, é apenas uma questão de tempo para que eles apareçam. Existem diversas coisas que você pode fazer para diferenciar seu negócio da competição, mas a principal é o valor agregado à marca.

Sua empresa pode ser a mais atenciosa aos clientes, com os melhores preços e ser um ótimo lugar para se trabalhar, mas se sua marca não transmite isso, de nada adianta. Jamais menospreze o que uma ligação emocional com uma marca pode fazer.

2. Crie um sistema escalável de vendas

Escalabilidade é a palavra do momento, apesar de já ser um conceito muito antigo no mundo dos negócios. Basicamente, um negócio escalável é aquele que consegue ter um aumento no faturamento bruto sem que os custos aumentem na mesma proporção.

Você saberá que conseguiu atingir um sistema escalável de vendas quando:

  • Consegue aumentar a base de clientes de forma consistente.
  • Métricas importantes como taxa de conversão e rendimento total podem ser previstos.
  • Seu custo para conseguir um novo cliente é bem menor que seu lifetime value.
  • Você consegue acelerar o crescimento de vendas contratando novos vendedores que têm performance semelhante ou melhor que a sua.

3. Faça da tecnologia sua aliada

Grande parte dos pequenos negócios ainda não entenderam o poder da tecnologia. Basicamente, qualquer tarefa repetitiva pode ser executada por um programa de computador. Para alguns problemas comuns, você pode encontrar aplicativos existentes. Para outros, precisará contratar um especialista para desenvolver.

Na maioria dos casos, os custos com a implementação da solução através da tecnologia compensa os gastos, já que dessa forma são eliminados outros custos, como salários ou horas extras. Assim, a escalabilidade é melhorada e por consequência, seu faturamento aumenta.

4. Aprenda a ser um bom líder

Liderança não é um traço de personalidade que apenas alguns têm. Sim, certas pessoas têm mais facilidade, mas só. Uma empresa sem um bom líder ou irá fracassar completamente, ou jamais sairá da mediocridade.

Primeiro você deve identificar qual momento vive sua empresa para poder decidir qual tipo de liderança é o indicado. É importante notar que você jamais deve deixar de aprender já que existem diversos estágios de liderança.

5. Funcionários criativos fazem seu negócio crescer

Infelizmente (ou felizmente), quem não conseguir acompanhar as rápidas mudanças socioeconômicas que vivemos não terá mais espaço no mercado. E a melhor maneira de conseguir isso é contratando funcionários criativos.

Ao invés de querer funcionários que apenas cumprem as horas e suas tarefas, o ideal é ter membros de uma equipe que pensam em conjunto para aumentar as vendas, solucionar problemas e otimizar processos.

6. Entenda quem é seu público

Um erro comum é pensar que sua empresa deve focar em produtos ao invés de públicos. É claro que você deve otimizar seu produto, oferecendo o melhor possível, mas para fazer seu negócio crescer de verdade precisará ter uma visão mais abrangente.

Seu público alvo são adolescentes? Então se pergunte quais são suas outras necessidades, quais lugares frequentam, do que gostam, o que os irrita, etc. Às vezes basta apenas pensar fora da caixa para conseguir resultados incríveis.

7. Invista em Inbound Marketing

Quando você está assistindo TV e vê um comercial, isso é Outbound Marketing. Ou seja, a empresa foi atrás de você. Já quando o cliente é quem chega à você, estamos falando de Inbound Marketing.

Inbound Marketing é mais vantajoso que as formas tradicionais de publicidade por diversas razões, mas principalmente por ter maior retorno financeiro. Caso você não tenha conhecimento suficiente na área, contrate algum especialista ou comece já a aprender sobre marketing digital.