Empreendedorismo

4 maneiras de encontrar funcionários criativos

funcionários criativos

Aquelas empresas que ainda estão começando precisam cada vez mais investir em funcionários criativos, seja para conseguir se destacar frente a concorrência, seja para melhorar a capacidade produtiva da empresa, mesmo em um cenário em que o negócio ainda possua poucos recursos disponíveis.

Abrir uma empresa utilizando economias pessoais ou empréstimos bancários é uma coisa, agora sustentá-la por muitos anos ou até para o resto da vida do seu fundador é um desafio completamente diferente.

Devido a restrições de financiamento, quando empresas estão começando precisam recorrer à estratégias de negócios mais flexíveis – e não há nada mais flexível no mundo corporativo do que pessoas.

Essa flexibilidade é possível graças ao que chamamos de criatividade. O foco para a sustentabilidade do negócio reside na sua capacidade para encontrar funcionários criativos e flexíveis.

Os desafios que as empresas enfrentam quando estão começando

Vivemos anos em que termos como volatilidade, incertezas, complexidade e ambiguidade estão na moda do mundo dos negócios. Esses desafios tornam a atividade de empreender uma das mais arriscadas que existem.

Por mais que existam diversas técnicas de mercado para tentar prever desafios e identificar público em potencial, como acontece em marketing digital, além de ferramentas digitais de análises de tendências de mercado, ainda não há nada mais capaz de se adaptar e traçar estratégias do que as pessoas.

Para iniciantes, a flexibilidade encontrada nas pessoas é muito importante porque elas precisam ser eficientes na gestão de seus recursos.

Funcionários criativos das novas gerações já saem das faculdades sabendo que precisarão produzir o máximo possível através da criatividade, economizando recursos a todo momento.

Mas onde podemos encontrar funcionários criativos?

criatividade nas empresas

As melhores fontes para encontrar funcionários criativos

Se dos tipos de liderança o seu é autoritário, patrão controlador que espera que todas as decisões passem por você para sua empresa andar, infelizmente informamos que você terá muitas dificuldades para contratar e manter um funcionário criativo em sua empresa. Esse tipo de liderança ainda pode funcionar em negócios tradicionais ao invés de startups, mas não é o caso aqui.

Por natureza, pessoas criativas são aquelas que não desejam ser restringidas em sua maneira de atuar e principalmente de pensar. Elas sentem que a criatividade precisa receber autonomia para criar soluções e botá-las em prática.

Em segundo lugar, se você quiser encontrar funcionários criativos, deverá também realizar uma busca criativa. Quem é criativo no trabalho costuma ser também na hora de buscar um emprego, fugindo dos meios mais heterodoxos.

Como costumam pensar fora da caixa, buscam sempre a melhor oportunidade de carreira para elas.

Aqui estão algumas maneiras inteligentes de encontrar pessoas criativas para a sua empresa:

1. Agências de talento

Na última década a procura de serviços de agências de talentos cresceu muito principalmente por causa da percepção da falta de candidatos de qualidade no mercado de trabalho tradicional, composto pelas agências de RH.

O Brasil ainda não se destaca com grandes agências de talento, mas lá fora algumas já são verdadeiras especialistas no ramo. Um exemplo de uma boa agência que ajuda startups e empreendedores a contratar funcionários inteligentes é a Artisan Talent. A chave para o sucesso da Artisan é que ela se concentra em encontrar candidatos próprios para seus clientes específicos.

Encontrar candidatos com as melhores currículos e referências gerais não garante necessariamente um perfil criativo e que produza à nível esperado pelos clientes da agência.

Ao se especializar em um nível muito mais avançado que as agências tradicionais, a Artisan passou a desconsiderar currículos muito recheados em prol de um melhor direcionamento de perfis dos candidatos, dando preferência sempre às habilidades criativas deles.

2. Mercados de trabalho online compostos por freelancers

Muitas pessoas criativas vêm do próprio mundo empresarial. Grande parte das pessoas que hoje estão empregadas sentem-se sufocadas por não poderem expor sua criatividade, percebendo que seu verdadeiro potencial pode estar sendo limitado.

Milhares de funcionários que se enquadram nesse perfil abandonaram seus cargos estáveis para se aventurarem no mundo do freelancer.

Se você possui um preconceito ao redor desses profissionais, achando que eles não servem para empregos com jornada fixa e responsabilidades, é melhor rever seus conceitos.

Caso sua atividade permita a contratação de profissionais sem jornada fixa, os freelancers de qualidade podem oferecer as seguintes vantagens:

  • Baixo custo com obrigações trabalhistas e burocracia envolvida
  • Maior nível de produtividade, pois a remuneração costuma ser diretamente vinculada a produção
  • Maior grau de flexibilidade dos negócios graças a criatividade
  • A maioria é especialista no que optou fazer, gerando melhor qualidade de execução

empregados criativos nas redes sociais

3. Redes sociais

As redes sociais são boas fontes de talento criativo. Das cerca de 3 bilhões de pessoas que utilizam a Internet todos os dias, mais de 2 bilhões estão em alguma rede social.

Existem até mesmo agências especializadas na identificação de talentos em rede sociais como LinkedIn e até mesmo no Twitter e Facebook. Mas nem todas as redes sociais funcionam da mesma forma. Cada rede é uma comunidade em si e apresenta uma cultura única.

Como você utiliza cada rede social vai depender do seu objetivo empresarial e do que espera dos seus futuros contratados.

O LinkedIn é a melhor rede social para encontrar talento criativo sem sombra de dúvidas. Ela possui características que lhe permitem conectar-se com pessoas que apresentam (ao menos que divulgam) características que você procura para seu negócio.

Já o Facebook é uma comunidade mais informal, voltado ao entretenimento e aproximação de amigos e familiares com interesses gerais parecidos.

Mas ainda assim o Facebook é ótimo para localizar pessoas e buscar referências de conhecidos de confiança. Assim como o Orkut fazia na década passada, ele também possui páginas de comunidade com grupos de interesses especiais. Sempre que os grupos forem abertos ao público em geral, não perca a chance de participar e observar os demais em busca de talentos.

4. Associações e organizações de categoria

A maioria, se não todas as associações ou organizações de classes trabalhadoras, tem potencial para ajudar a encontrar pessoas que você precisa para seu negócio.

Graças a internet é possível contatar as associações de todos ou apenas de seu estado ou cidades vizinhas, em busca de talentos com criatividade identificada.

É uma maneira eficaz ao menos para encontrar indicações e poder entrevistar pessoas que possam se enquadrar dentro do perfil criativo buscado.

funcionário criativos trabalho em grupo

Vimos então que é preciso ser criativo para mudar a forma como buscamos talentos no mercado de trabalho, do contrário estaremos restritos sempre ao mesmo perfil de funcionários de alta rotatividade, que ainda não conseguiram desenvolver a flexibilidade necessária para crescer no mercado atual.

Se você é consistente e resistente em seus esforços, irá atrair um bom número de candidatos, para depois submetê-los a entrevistas, testes e aplicações práticas.

Se possível, faça um trabalho juntando o grupo de candidatos aptos à vaga oferecida. A experiência do trabalho em conjunto costuma fazer os mais criativos brilharem facilmente frente ao perfil “clássico” de empregados do qual o mercado encontra-se saturado atualmente.