Empreendedorismo Negócios digitais

O que é marketing digital e sua importância

marketing digital

Marketing digital é a promoção de produtos, marcas ou serviços através de um meio eletrônico. A prática se popularizou enormemente nos últimos anos e é hoje uma das principais estratégias utilizadas por grande parte das empresas.

Ela se difere do marketing tradicional ao proporcionar a possibilidade de analisar, muitas vezes em tempo real, os resultados da campanha de forma muito mais prática, permitindo ajustes ágeis.

Uma sigla muito associada ao marketing digital é SEM (Search Engine Marketing), ou seja, marketing em mecanismos de busca como o Google. Contudo, marketing digital engloba diversos outros veículos como campanhas em redes sociais, SMS, email, podcasts, aplicativos, ebooks, blogs, etc.

Por que marketing digital é tão importante?

Para alguns profissionais, como Tami Cannizzaro, a vice-presidente de marketing na IBM, marketing digital hoje é o marketing. Ela afirma que toda tática de marketing hoje possui algum elemento digital.

Entender essa popularização não é tão difícil. A maior vantagem é a possibilidade de modificar elementos da campanha de acordo com a mensuração de quase tudo, facilmente realizando testes A/B para tirar o melhor proveito do investimento.

Existem diversas outras vantagens. Em geral, o retorno sobre o investimento é maior, além de necessitar investimentos iniciais bastante abaixo do preço por minuto na TV, por exemplo. Outro grande potencializador é a capacidade de atingir exatamente o público alvo da campanha.

Em uma campanha de TV sabemos quem é o público alvo do programa em questão, mas é apenas uma ideia geral. Já quando usamos o AdWords da Google, ou outro serviço de anúncios em formato de campanhas,  podemos atingir pessoas com problemas específicos, como quem pesquisa “qual o melhor plano de saúde?”. Ou seja, pessoas que estão na fase de pesquisa do produto, prontas para adquirir o serviço que acharem mais atrativo.

E claro, todos estão fazendo marketing digital. Quem não investir nesta área certamente estará em desvantagem frente aos seus competidores.

Com a explosão de popularidade dos smartphones e outros aparelhos conectados, as pessoas estão em contato com a internet o tempo todo, aumentando ainda mais a relevância do marketing digital. Isso só tende a ser ainda mais potencializado nos próximos anos com o crescimento da inclusão digital no Brasil e no mundo todo.