Tecnologia

6 tecnologias que abalarão profundamente o mercado

Tecnologia

A velocidade das inovações hoje é tanta que às vezes fica impraticável acompanhar tudo que a tecnologia nos proporciona. Isso tem suas consequências positivas e negativas. As promessas da tecnologia são de um mundo mais justo, de alta inclusão social e de avanços em diversas esferas da vida humana. Por outro lado, como acontece com todas as novidades, também representam possibilidades pouco benéficas se caem nas mãos erradas.

Não temos como saber como exatamente será o mundo de amanhã, mas o que podemos ter certeza é que o mercado de negócios será o primeiro a sentir as rupturas. Listamos 6 tecnologias que estão bastante próximas de abalar profundamente a economia e nossas vidas.

Modificações neurais

Já imaginou poder ler a mente dos outros (e ter a sua lida)? Isso pode estar mais próximo de virar realidade do que você imagina. Diversos avanços nos estudos neurológicos estão expandindo nosso conhecimento sobre a mente humana. Cientistas já conseguem interpretar o que certos comportamentos do cérebro significam. Japoneses já criaram um aparelho que consegue visualizar sonhos com 50% de precisão.

A partir daí tudo é uma questão de interdisciplinaridade. Já existem eletrônicos que podem ser introduzidos ao corpo humano sem rejeição. Dispositivos que possuem o poder de controlar e transmitir pensamentos e comportamentos é algo que com certeza veremos, apenas não sabemos exatamente quando. E com isso, os impactos sociais e econômicas serão de níveis jamais vistos.

Inteligência artificial

Já existem exemplos de como a inteligência artificial está transformando o mundo. Se você chegou aqui pelo Google, acabou de passar por uma das mais complexas inteligências artificias atuais. Afinal, são bilhões de páginas que existem, como escolher qual é realmente a melhor para o que você está pesquisando?

Mas isso é apenas um exemplo, e pequeno, do que essa tecnologia promete. No mundo dos negócios, diversos cargos, inclusive executivos, deixarão de existir. Uma categoria de negócios que se beneficiará enormemente por inteligências artificiais são as fintechs. Profissões como médicos e advogados, conforme algumas previsões, deixarão de existir em breve pois uma inteligência artificial poderá tomar decisões melhores e fazer escolhas baseadas em todo o material disponível na internet.

Carros autônomos

A indústria automobilística já está sentindo os impactos da tecnologia afetando seu mercado. Nos Estados Unidos e Europa, a Tesla vem ganhando mercado em velocidade exponencial. Mas o que terá impacto ainda maior que os carros elétricos serão os autônomos.

Quase todas as grandes empresas de tecnologia possuem algum tipo de investimento, mesmo que indireto, em carros que se movimentam e tomos decisões sem a necessidade de um motorista. Google e Tesla são apenas as mais abertas sobre o assunto, mas até a Apple supostamente está envolvida em projetos similares. As ruas e as maneiras de locomoção nunca mais serão os mesmos.

Impressoras 3D

Se tratando de impressoras 3D, a imaginação é o limite. Imagine poder criar na sua casa braços protéticos, a peça daquele seu aparelho que quebrou, brinquedos, suas próprias roupas, acessórios ou qualquer outra coisa que alguém pelo mundo bolou e publicou na internet o modelo.

Para os negócios tradicionais também há vantagens, como a facilidade em produzir itens personalizados pelo próprio cliente. Além disso, as impressoras 3D costumam ter impacto bem menor no meio-ambiente do que os métodos tradicionais de manufatura.

Em 2014, foram vendidas 158 mil impressoras 3D, figura que se espera atingir 845 mil até 2018. Absolutamente todas as áreas econômicas serão profundamente impactadas por essa tecnologia.

Realidade aumentada

Realidade aumentada diz respeito a tecnologias que “enriquecem” o que vemos e sentimos. O exemplo mais famoso disso é o Google Glass, que apesar de não ter tido o sucesso esperado, estabeleceu que a possibilidade existe. Desde então, diversas startups estão desenvolvendo seus próprios dispositivos.

Outro exemplo, e que parece estar mais próximo dos consumidores, é o HoloLens da Microsoft. Com esses “óculos”, o usuário basicamente tem um computador na frente dos olhos e pode interagir com o mundo real de maneiras que jamais havíamos imaginado. Outras áreas, como a medicina, já estão tirando grande proveito dessas tecnologias.

Realidade virtual

Ao contrário da Realidade Aumentada, na Realidade Virtual o usuário é imerso em algo completamento e fora de seu ambiente. Os efeitos dessa tecnologia na indústria já estão sendo sentidas, com o Facebook de Mark Zuckberg tendo comprado a Oculus (um dos principais players de Realidade Virtual) por US$ 2 bilhões.

Atualmente, os esforços parecem estar voltados principalmente para entretenimento, mas com a popularização desses aparelhos, não demorará para vermos reuniões remotas e milhares de outras atividades cotidianas sendo realizadas através deles.