Empreendedorismo Marketing

3 coisas que sua empresa precisa para atingir os Millennials

millennials

A geração do milênio, ou simplesmente “Millennials” é composta pelos nascidos após a década de 1980 e que tiveram contato com a internet em suas formações. Os Millennials são na verdade o que antes se chamava de Geração Y. No marketing e administração de empresas em geral é comum rotular as diferentes gerações de consumidores, e você com certeza já deve ter se deparado com as demais definições de geração X, Z e os Baby Boomers.

As empresas têm sido alvo da geração do milênio já há muitos anos – a geração Y representa hoje mais de 20% da população mundial economicamente ativa.

Os Millennials são uma geração apaixonada por novidades e extremamente interconectada. Ao mergulhar em seus hábitos, a sua empresa pode se envolver com eles de uma forma natural e orgânica, algo essencial como veremos a seguir.

Não podemos deixar de dizer que ignorar que as diferentes gerações possuem comportamentos de consumo muito peculiares é uma falha que sua empresa não tem o direito de cometer. Buscando ajudar você que pretende entender um pouco mais sobre os Millennials e oferecer um produto aderente ao segmento, separamos três dicas especiais para sua empresa atingir em cheio esse público.

1 – Seja autêntico em todas as situações

Autenticidade é uma característica valorizada por todas as gerações, mas a geração do milênio tem uma expectativa ainda maior sobre essa característica, buscando-a em cada pessoa e negócios com os quais trabalham. Os Millennials são honestos e assumidamente abertos sobre quem eles são.

Sua empresa pode focar exatamente nessa característica, frisando sempre que possível o porquê dela ser autêntica, transparente e a importância da autenticidade em seus valores e objetivos.

A geração Y é a mesma geração que cresceu durante o boom econômico das potências mundiais – e aquela que sentiu na pela a pior crise mundial da história do capitalismo. É um fato que ser autêntico é necessário para vencer cenários de crise.

2 – Não tenha medo de mostrar o seu selfie

A geração Y e sua sucessora, amam Selfies. Poucas “tendências” ganharam tanta força quanto o hábito de fotografar a si mesmo nas mais variadas situações. As Selfies estão tomando o mundo, com mais de um milhão publicadas por dia. É uma tendência que foi iniciada por ninguém menos que a geração do milênio.

Use seus meios de comunicação sociais para colocar um rosto em sua empresa ou marca, acompanhe as reações de seu público e perceba o poder que essa estratégia terá para gerar significado para este público. Ou você acha que os maiores canais do Youtube usam essa estratégia apenas porque o Google os incentiva?

Outra tecnologia que tem tudo a ver com as Selfies é o popular Snapchat, uma plataforma sendo usada com bastante sucesso por diversas empresas. Além de dar “uma cara” para seu negócio, assim o aproximando do público alvo, o aplicativo pode ser usado para realizar pesquisas, fazer vídeos e compartilhar perguntas com seu público alvo.

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3 – Os Millennials gostam de novidades, portanto, seja um dos primeiros

Millennials são 2,5 vezes mais propensos a ser “early adopters” – pessoas que fazem questão de consumir produtos extremamente novos, recém lançados, inclusive testando se essas novidades são realmente relevantes.

Para essa geração, aprender a utilizar um novo equipamento ou sistema é uma atividade prazerosa na maioria da vezes. Ela não mostra nenhuma hesitação quando bate de frente com algo novo.

A Ford é um grande exemplo de como aproveitar o perfil “early adopter”. Enfrentando nos EUA o impacto com uma diminuição do número de jovens que compravam carros, eles deram um passo para trás e reavaliaram como comercializavam seus veículos – métodos estes que vinham dando certo há mais de um século.

Eles tentaram coisas que nenhuma outra empresa do segmento tinha tentado até então – criaram um aplicativo no Facebook onde a geração do milênio poderia construir seu Mustang dos sonhos, e em parceria com a Microsoft, criaram um sistema de entretenimento conectado oferecido em todos os modelos de carros (mesmo aqueles em que o foco era o menor preço).

Antes, a maioria das fabricantes estavam oferecendo um produto similar que só era entregue nos modelos de luxo, destinados justamente a uma geração mais velha e rica, que utilizava em menor número tais sistemas.

Uma das marcas mais tradicionais do mercado automobilistico mundial, viu nas redes sociais sua oportunidade de reagir em um mercado de jovens consumidores.

Uma das marcas mais tradicionais do mercado automobilístico mundial, a FORD viu nas redes sociais sua oportunidade de reagir em um mercado de jovens consumidores.

O resultado? O aumento das vendas e praticamente a totalidade dos modelos de entrada de todas as marcas, incluindo a 08″teimosa” e tradicional Volkswagen, incluindo sistemas multimídia nos painéis dos seus automóveis mais básicos e baratos.

Vimos portanto que os Millennials mudaram sim a demanda no mercado, exigindo mais transparência e conectividade por parte das empresas. Ao rever a sua estratégia de abordagem de público, mesmo que de forma sútil, você poderá tornar sua empresa mais atraente para a principal geração da atualidade.