A geração do milênio, ou simplesmente “Millennials” é composta pelos nascidos após a década de 1980 e que tiveram contato com a internet em suas formações. Os Millennials são na verdade o que antes se chamava de Geração Y. No marketing e administração de empresas em geral é comum rotular as diferentes gerações de consumidores, e você com certeza já deve ter se deparado com as demais definições de geração X, Z e os Baby Boomers.
As empresas têm sido alvo da geração do milênio já há muitos anos – a geração Y representa hoje mais de 20% da população mundial economicamente ativa.
Os Millennials são uma geração apaixonada por novidades e extremamente interconectada. Ao mergulhar em seus hábitos, a sua empresa pode se envolver com eles de uma forma natural e orgânica, algo essencial como veremos a seguir.
Não podemos deixar de dizer que ignorar que as diferentes gerações possuem comportamentos de consumo muito peculiares é uma falha que sua empresa não tem o direito de cometer. Buscando ajudar você que pretende entender um pouco mais sobre os Millennials e oferecer um produto aderente ao segmento, separamos três dicas especiais para sua empresa atingir em cheio esse público.
1 – Seja autêntico em todas as situações
Autenticidade é uma característica valorizada por todas as gerações, mas a geração do milênio tem uma expectativa ainda maior sobre essa característica, buscando-a em cada pessoa e negócios com os quais trabalham. Os Millennials são honestos e assumidamente abertos sobre quem eles são.
Sua empresa pode focar exatamente nessa característica, frisando sempre que possível o porquê dela ser autêntica, transparente e a importância da autenticidade em seus valores e objetivos.
A geração Y é a mesma geração que cresceu durante o boom econômico das potências mundiais – e aquela que sentiu na pela a pior crise mundial da história do capitalismo. É um fato que ser autêntico é necessário para vencer cenários de crise.
2 – Não tenha medo de mostrar o seu selfie
A geração Y e sua sucessora, amam Selfies. Poucas “tendências” ganharam tanta força quanto o hábito de fotografar a si mesmo nas mais variadas situações. As Selfies estão tomando o mundo, com mais de um milhão publicadas por dia. É uma tendência que foi iniciada por ninguém menos que a geração do milênio.
Use seus meios de comunicação sociais para colocar um rosto em sua empresa ou marca, acompanhe as reações de seu público e perceba o poder que essa estratégia terá para gerar significado para este público. Ou você acha que os maiores canais do Youtube usam essa estratégia apenas porque o Google os incentiva?
Outra tecnologia que tem tudo a ver com as Selfies é o popular Snapchat, uma plataforma sendo usada com bastante sucesso por diversas empresas. Além de dar “uma cara” para seu negócio, assim o aproximando do público alvo, o aplicativo pode ser usado para realizar pesquisas, fazer vídeos e compartilhar perguntas com seu público alvo.
- Leia mais sobre o tema: o Marketing digital e a sua importância no mundo dos negócios
3 – Os Millennials gostam de novidades, portanto, seja um dos primeiros
Millennials são 2,5 vezes mais propensos a ser “early adopters” – pessoas que fazem questão de consumir produtos extremamente novos, recém lançados, inclusive testando se essas novidades são realmente relevantes.
Para essa geração, aprender a utilizar um novo equipamento ou sistema é uma atividade prazerosa na maioria da vezes. Ela não mostra nenhuma hesitação quando bate de frente com algo novo.
A Ford é um grande exemplo de como aproveitar o perfil “early adopter”. Enfrentando nos EUA o impacto com uma diminuição do número de jovens que compravam carros, eles deram um passo para trás e reavaliaram como comercializavam seus veículos – métodos estes que vinham dando certo há mais de um século.
Eles tentaram coisas que nenhuma outra empresa do segmento tinha tentado até então – criaram um aplicativo no Facebook onde a geração do milênio poderia construir seu Mustang dos sonhos, e em parceria com a Microsoft, criaram um sistema de entretenimento conectado oferecido em todos os modelos de carros (mesmo aqueles em que o foco era o menor preço).
Antes, a maioria das fabricantes estavam oferecendo um produto similar que só era entregue nos modelos de luxo, destinados justamente a uma geração mais velha e rica, que utilizava em menor número tais sistemas.
O resultado? O aumento das vendas e praticamente a totalidade dos modelos de entrada de todas as marcas, incluindo a 08″teimosa” e tradicional Volkswagen, incluindo sistemas multimídia nos painéis dos seus automóveis mais básicos e baratos.
Vimos portanto que os Millennials mudaram sim a demanda no mercado, exigindo mais transparência e conectividade por parte das empresas. Ao rever a sua estratégia de abordagem de público, mesmo que de forma sútil, você poderá tornar sua empresa mais atraente para a principal geração da atualidade.