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Pokémon Go pode representar ameaça ao futuro do Facebook; entenda

Queda no Facebook

Poucos dias após seu lançamento, o jogo Pokémon Go fez as ações da Nintendo subirem mais de 50%, mesmo chegando à apenas alguns países. Diversos negócios já estão tirando proveito da nova febre e indústrias paralelas estão vendo suas vendas explodirem, como a de baterias externas para celulares.

Contudo, há também quem já esteja preocupado com o grande sucesso do jogo, e um deles deveria ser o Facebook, de acordo com Andrew Left que deu uma entrevista ao Bloomberg.

O investidor se tornou famoso por ir contra ações que o mercado está apostando e já tem um novo alvo. Para ele, o Facebook, o Snapchat e outros serviços de redes sociais podem perder sua habilidade de gerar rendimentos através de publicidade.

O grande indício disso é o sucesso do Pokémon Go, que já conseguiu abocanhar milhões de jogadores extremamente fiéis. Sobre isso, Andrew afirmou:

“Pokémon Go mostrou que as pessoas farão coisas diferentes com seus celulares se tiverem opções”.

O jogo, desenvolvido pela Niantic Inc., imediatamente subiu ao topo dos mais baixados das lojas de aplicativos da Google e Apple após seu lançamento.

A análise de Andrew vai contra o que 88% dos analistas de Wall Street, que sugerem as ações do Facebook como boas opções.

Para Andrew, não se trata apenas do Pokémon Go. Citando também o sucesso do Snapchat, ele acredita que o Facebook possui uma fragilidade fundamental em relação a novas tendências.

Por outro lado, analistas como Brian Nowak da Morgan Stanley acreditam que a capacidade de crescimento do Facebook o deixa imune a esse tipo de fenômeno. Nowak, em um relatório publicado na semana passada, afirmou que o crescimento em métricas como usuários diários do Facebook apontam justamente isso.

Em resposta, Andrew disse:

“Se você acha que o Facebook tem um monopólio em redes sociais, dê uma volta e fale com pessoas entre 16 e 30 anos e você verá que estão usando o Snapchat”.

Os argumentos de Andrew têm fundamento, mas poderia ter muito mais após uma pesquisa aprofundada de mercado. Uma questão essencial é: de onde o tempo gasto em Pokémon Go (ou futuras tendências) está vindo?