Carreira

6 estratégias racionais para lidar com chefes insuportáveis

Chefe

Se você fica cada vez mais ansioso conforme o domingo vai chegando ao fim, é possível que o grande vilão do seu bem estar seja seu chefe. Poucas coisas são capazes de afetar tanto a estabilidade emocional de alguém quanto ter que responder à uma pessoa que não entende como as coisas funcionam, que só pensa nela mesma, que é abusiva ou uma combinação de tudo isso.

Caso você esteja vivendo situação parecida, provavelmente tem vontade de falar tudo o que pensa e em seguida se demitir. Infelizmente isso nem sempre é possível, independente da razão, como instabilidade financeira ou vontade de crescer profissionalmente na empresa.

Contudo, há certas coisas que você pode fazer para melhorar sua sanidade enquanto precisa aturar o seu chefe. Afastando as emoções e pensando de forma lógica, você perceberá que as dicas abaixo podem melhorar sua vida profissional e pessoal.

Identifique suas motivações

A primeira coisa que você deve fazer é identificar o que motiva seu chefe a ser como ele é, além de outros detalhes valiosos. Assim, você terá mais armas em seu arsenal para o combater, além de informações para ganhar sua simpatia:

  • Com o que ele se importa?
  • Quais suas preocupações?
  • O que ele teme?
  • Quanto ele se importa sobre o que pensam dele?
  • Como ele mede sucesso e fracasso?
  • Qual a razão dele gostar das pessoas que gosta?

Não trabalhe contra ele

A não ser que você seja um mestre da manipulação ou tenha poder de o derrubar, você não terá benefícios ao lutar contra seu chefe. O ajudar pode ser a última coisa que você queira fazer, mas pensando de forma lógica, o irritar de alguma forma só vai piorar sua situação. Em quem ele vai descontar?

E mesmo que você tenha influência para afetar a posição do seu chefe, se não conseguir tirar ele de cena, sua vida só tende a piorar. E caso consiga, isso pode afetar negativamente sua imagem dentro da empresa.

Por outro lado, caso você consiga fazer seu chefe sentir que você é indispensável, que gera valor para ele, as coisas vão melhorar.

Faça o possível para não ter créditos roubados

Um dos piores tipos de chefes são aqueles que tomam crédito pelo trabalho dos outros. Esse tipo de atitude é um sinal claro de insegurança e infelizmente, é muito comum.

A motivação por trás disso geralmente é o medo de ser substituído, e se esse medo existe, é por que a pessoa sabe que não está fazendo o trabalho bem. Então sempre que existir a possibilidade de mostrar seu trabalho para o chefe de seu chefe, não deixe escapar.

Não deixe o trabalho do seu chefe afetar o seu

É difícil, mas você não deve deixar de fazer seu trabalho da melhor forma possível, mesmo que seu chefe torne tudo mais difícil. Nunca se esqueça que seu marketing pessoal está em jogo.

Ter foco na sua performance também ajudará a passar o tempo mais rápido, lhe distrairá do seu chefe, e criará mais chances de demonstrar seu valor tanto para ele quanto para quem está acima. Afinal, uma das melhores maneiras de se livrar de um chefe ruim é se tornar o chefe dele.

Seja racional sobre suas decisões

Eu sei, mesmo após de ler tudo isso, sua maior vontade ainda é conseguir um outro emprego. Porém, essa talvez não seja a decisão ideal para sua carreira.

Caso você tenha feito o correto, realizando um planejamento para crescer profissionalmente, crescer dentro da sua empresa atual pode ser um dos principais passos. Você deve se perguntar: “meu chefe atual realmente impedirá meu plano de seguir?” e se sim, “não há como contornar isso?”.

Invista na sua inteligência emocional

Se suas emoções estão sendo afetadas pelo seu chefe de forma tão negativa, então você deve melhorar sua inteligência emocional. Isso é, saber identificar, entender e usar suas emoções em seu favor.

O primeiro e mais importante passo para isso é tomar alguns minutos diários para refletir sobre o que está sentindo. Pessoas com alta inteligência emocional frequentemente são as que conseguem atingir seus objetivos. Mas não se engane achando que isso é algo natural. Assim como qualquer outra habilidade, inteligência emocional pode ser adquirida e treinada.

Concluindo

Se você tem um chefe desagradável, isso significa que você também tem uma boa oportunidade em suas mãos. Provavelmente você não está sozinho e é bem possível que a alta gerência também não esteja satisfeita. Sabendo lidar com suas emoções para conseguir pensar objetivamente, você poderá tirar proveito disso, ou no mínimo conseguir evitar ter seus domingos arruinados.