Essa é uma pergunta recorrente em todos os cantos da internet, e o motivo é simples: quem não gostaria de trabalhar em casa, em algo próprio, sem patrão e ter suas ideias lidas por milhares ou até milhões de pessoas?
Ao contrário do que alguns desinformados podem falar, a resposta continua a mesma e provavelmente continuará sendo por muito tempo: sim, ainda vale a pena criar um blog, site, canal no YouTube, ou o que for nesse sentido. Vamos explicar o porquê.
Contudo, essa não é a pergunta que você devia estar se fazendo, e sim: eu possuo o necessário para criar um blog de sucesso?
O necessário para criar um blog de sucesso
A grande vantagem dos negócios digitais é a ausência de barreiras físicas. Um brasileiro no Japão pode ler o que você escreveu do seu quarto no interior de São Paulo.
Considerando que pessoas conseguem hoje abrir novas padarias (será que já não temos padarias suficientes?) e torná-las grandes redes, mesmo com as barreiras físicas e demais empecilhos, por que já não haveria mais espaço para blogs? É pura bobagem.
Mas assim como outros negócios, ou até mais, criar e manter um blog requer certos conhecimentos técnicos e muita força de vontade e resiliência. Não há nada mais desmotivador do que passar horas escrevendo uma matéria que absolutamente ninguém lerá. E essa é a realidade de 99% dos blogs em suas primeiras semanas ou meses.
Porém, existem maneiras de acelerar esse processo, é aí que entra o conhecimento técnico e subjetivo sobre o cenário digital. Você não precisa ser um guru da internet, mas precisa querer se tornar um e não ter preguiça de pesquisar.
Os 5 requisitos pessoais para conseguir criar um blog de sucesso:
- Persistência: no começo, você estará escrevendo apenas para você mesmo ou no máximo alguns amigos próximos. É necessário saber lidar com essa desmotivação e mater o gás necessário para quebrar as barreiras iniciais.
- Boa comunicação escrita: estamos falando de um blog, preciso dizer mais algo? Se você comete erros gramaticais básicos, jamais conseguiria transmitir confiança para quem está lendo, que provavelmente não retornará mais ao seu blog.
- Conhecimento técnico: esse já não é um requerimento tão grande quanto antigamente visto que existem ferramentas extremamente simples de criação de blogs. Porém, para dar o próximo passo, você terá que aprender pelo menos o básico de configuração de sites. Não precisa ser no início, pode aprender com o tempo. Outros aspectos dizem respeito as chamadas técnicas de SEO, as quais buscam melhorar o posicionamento de suas páginas nos mecanismos de pesquisa.
- Conhecimento humano: você precisa entender como as pessoas usam a internet, do que elas gostam, o que as atrai, etc. Somente dessa forma poderá escrever matérias que realmente possam atrair interesse de quem está realizando pesquisas.
- Mentalidade de negócios: você quer ficar rico ou pelo menos conseguir viver do seu blog? Então é óbvio que precisa pensar como um empresário. Veremos isso melhor a seguir.
Antes de começar, já pense no dinheiro
Outra enorme bobagem ainda mais popular é que não se pode começar um blog pensando no dinheiro.
A não ser que estejamos falando de blogs extremamente pessoais, quase que diários pessoais, isso simplesmente não é verdade.
Ou então se planeja criar um blog por completo hobby, mas se esse fosse o caso, não estaria lendo isto.
Muitas vezes, por mais interessante que sua ideia possa ser, ela simplesmente não é monetizável. Por exemplo, você quer começar um blog que fala sobre os vários tipos existentes de cadeiras azuis com três pés ou sobre assuntos extremamente incomuns e restritos, como um blog voltado a falar de ornitorrincos.
Ok, pode até ser que hajam mais algumas pessoas que se interessam tanto por cadeiras azuis com três pés quanto você, ou pelo estranho mamífero que põe ovos, mas como seu blog ganharia dinheiro com isso?
As intensões de quem aconselha “não comece um blog já pensando no dinheiro” até que são nobres. O que eles querem dizer é que se você não criar um blog sobre algo que ama, não terá a persistência e conhecimento/paixão suficientes para escrever até o reconhecimento chegar e com conteúdo de qualidade.
Isso de certa forma é verdade. É muito mais fácil criar um blog sobre algo que você conhece e se interessa simplesmente porque terá prazer em escrever sobre aquilo, e de forma mais aprofundada.
Porém, isso não é uma regra. Muitos blogs (alguns que inclusive se tornaram grandes portais internacionais) foram criados por pessoas que não entendiam nada sobre tal assunto, mas viram que podiam ganhar muito dinheiro escrevendo sobre.
Antes de começar um blog, faça essas 5 perguntas:
- Existem pessoas o suficiente que se interessam pelo tema do blog que quero criar?
- Existe algum tipo de serviço ou produto relacionado que essas pessoas gostam ou precisam?
- Eu tenho capacidade de escrever sobre esse tema de forma aprofundada?
- Se não tenho, consigo aprender?
- Consigo visualizar um blog desse tema como um bom negócio?
É por isso que uma ideia não vale nada. O que realmente vale é a sua execução. Ou sua ideia é capaz de gerar dinheiro apenas por existir na sua cabeça?
Concluindo
O objetivo aqui não é ensinar como criar um blog de sucesso e sim deixar duas coisas claras: a internet dá espaço infinito para novos blogs ou qualquer outra forma de expressão online; pensar no dinheiro é importante desde a fase de planejamento.
Esta última palavra é chave: planejamento. Se quer de alguma forma ganhar dinheiro com blogs, com canais de YouTube, com ecommerce, ou qualquer outra coisa, você precisará de planejamento.
Pare por algumas horas e crie uma espécie de “roteiro” para seu blog. Pense com antecedência quando e sobre o que vai escrever. Também crie metas e tente de todas as formas atingi-las.
Por fim, estude muito. Na grande maioria dos casos, os blogs não dão certo por uma dessas duas razões: falta de persistência ou falta de vontade de aprender.
Estude como outros sites estão crescendo ou cresceram, quais são suas técnicas, o que eles fazem que está dando certo, o que estão testando, o que pessoas fora do Brasil estão criando, o que é Growth Hacking, como melhor usar o Google Analytics, como utilizar SEO da forma correta, quem realmente é sua audiência, quais são seus problemas, suas necessidades, erros de conteúdo para se evitar, etc.
Se você tem persistência e não se cansa de aprender, não escute o conselho de alguém que não sabe do que está falando ao afirmar que não vale a pena fazer qualquer coisa. Quando falamos de internet, isso é uma bobagem ainda maior.