Parece que as especulações sobre uma possível venda do Twitter estavam certos. De acordo com uma reportagem da Reuters, a empresa já informou seus compradores em potencial que deve finalizar as negociações finais até o dia 27 de outubro, data de sua conferência do terceiro trimestre fiscal.
Pessoas familiares com o assunto afirmam que liderando a lista de possíveis compradores estaria a Salesforce. Contudo, também há a possibilidade de uma aquisição por parte de outras gigantes como Google e Disney. Esta última que também estaria interessada em comprar a Netflix.
Dessa forma, as empresas interessadas terão pouco menos de duas semanas para apresentar suas propostas. Assim, é possível que o processo não resulte em uma venda imediata.
Quem comprará o Twitter?
A Reuters entrou em contato com o Twitter e Salesforce, que recusaram comentar. Já a Disney e Google não responderam aos pedidos de comentário.
Os interesses das três empresas no Twitter são distintos. Para a Salesforce, a plataforma e os bancos de dados com bilhões de mensagens serviriam para auxiliar seu potencial de Business Inteligence (BI).
Para o Google, o interesse na compra do Twitter provavelmente é mais conquistar maior força no setor social e de notícias. Enquanto que para a Disney, o Twitter pode servir como uma maneira estratégica de expandir seus negócios de entretenimento e esportes.
Por que o Twitter está sendo vendido?
Mesmo sendo uma das plataformas digitais mais conhecidas do mundo, com cerca de 313 milhões de usuários ativos mensais, o Twitter continua tendo dificuldades em gerar lucro.
Monetização nunca foi o forte do Twitter, apesar de diversas tentativas. Já se passaram 11 semestres desde seu IPO e até agora não gerou um centavo de lucro líquido.
No meio deste cenário todo, também parece haver uma desorganização interna crescente na liderança do Twitter.
A incrível ascensão de rivais como Facebook, Instagram, Snapchat e outros também não ajuda a situação. Todos eles possuem taxas de crescimento muito superiores ao do Twitter.