Empreendedorismo

Entenda por que o maior erro da Apple pós-Steve Jobs foi fazer Tim Cook CEO

Steve Jobs e Tim Cook

A Apple é hoje a empresa mais valiosa do mundo. Alguns analistas de mercado acreditam que ela pode se tornar a primeira empresa americana a ter valor de mercado de US$ 1 trilhão. Contudo, alguns sinais apontam para o fim desse reinado e para Rajan Bhavnani, um dos principais motivos é o CEO Tim Cook.

Rajan é empreendedor na área de tecnologia, possui MBA em negócios globais e um dos usuários mais ativos na área de negócios do site Quora com suas publicações tendo já atingido vários milhões de leitores.

Sobre a pergunta:

Qual foi o maior erro estratégico da Apple desde que Steve Jobs faleceu?

Rajan respondeu:

Fazer Tim Cook CEO.

Rajan basicamente explica que o papel de COOs, cargo que Tim Cook ocupava na Apple, não é compatível com o de CEO, conforme já vimos anteriormente em outros casos de grandes empresas. Confira abaixo a resposta completa de Rajan.

Por que Tim Cook pode ter sido uma péssima escolha para CEO da Apple?

Não me entenda mal, eu gosto e respeito Tim; ele é inteligente, bem sucedido, gosto de sua posição sobre criptografia. A lista de coisas positivas que posso falar sobre Tim é longa.

O problema é que ele era um COO… COOs de grandes empresas geralmente não se tornam bons CEOs de empresas focadas em inovações tecnológicas.

Não é culpa deles. O papel de COOs é padronizar processos, cortar custos, otimizar a cadeia de fornecimento, etc. Essas são tarefas profundamente analíticas e parecem colocar líderes em estados de pensamento que não são fáceis de alterar. É um modo de pensar focado em consolidação e eliminação de custos e riscos.

CEOs precisam de criatividade e de um foco em busca de oportunidades estratégicas para crescimento e expansão. E às vezes eles precisam correr riscos de forma inteligente e estar abertos para investir em projetos arriscados que podem acabar em um fiasco.

Isso porque antes da criação do primeiro iPhone, provavelmente houveram dezenas de ideias péssimas que foram levadas à frente até morrerem, que se tornaram produtos fracassados, que foram modificadas até se tornarem algo completamente diferente e promissor.

Eu gosto do Tim – ele ajudou a Apple a fazer coisas que precisavam ser feitas. Ele arrumou a terrível cadeia de fornecimento da Apple. Ele até implementou métodos inteligentes e automatizados de corte de custos. Todo “Steve Jobs” precisa de um COO como Tim Cook para ajudá-los a realizar o que for; para balançar o caos criativo. Infelizmente, quando você tem um COO no comando, perdemos o lado “Steve Jobs”.iPhones branco e preto

Pense sobre as cores do iPhone, acredito que esse é um exemplo perfeito. Quando Steve Jobs estava no comando, tínhamos nas cores preto e branco. Suspeito que essas cores deixavam Tim maluco. Em diversos anos o lançamento desses iPhones pretos ou brancos foi adiada ou com estoque limitado por conta de problemas de manufatura. Essas cores fortes mostram qualquer imperfeição. É como ter um carro branco ou preto; mesmo um pouquinho de poeira imediatamente se destaca… A taxa de imperfeição de manufatura certamente mantiveram Tim acordado durante as noites, mas era visualmente fabuloso.

O que Tim fez? Ele se livrou do preto e branco pelo “Cinza Espacial” e “Prateado” (também conhecidos como cinza escuro e cinza claro). Essas cores são bem mais simples em relação ao processo de manufatura, além de esconder pequenas imperfeições.

É como trocar um vestido preto por um cinza; pode ser mais barato, mas não é a mesma coisa. Ninguém está incentivando Tim e fazendo que ele lide com o caos criativo porque não há ninguém acima dele para dizer “Desculpe Tim, preto e branco simplesmente são mais bonitos, então dê um jeito”. Isso é o que um CEO precisa fazer quando o COO diz “Ei, podemos economizar dinheiro se fizermos esses celulares em tons de cinza ao invés de branco e preto”.

Bons COOs precisam de alguém assim para incentivá-los… Parece que Tim não tem essa pessoa que pode fazer isso por ele.iPhones cinza espacial e prateado

A importância da inovação

Ninguém é obrigado a concordar com Rajan em sua análise, mas ele levanta pontos bastante relevantes. Sob o comando de Tim Cook a Apple conseguiu continuar a bater recordes incríveis de vendas e lucros, mas a realidade atual já é de queda.

Conforme já explicamos, isso se dá pelo fato de que toda categoria de produto possui um tempo de vida, e ele é cada vez mais curto. Empresas como a Apple vivem dessas quebras de paradigmas, quebras essas muitas vezes impulsionadas por ela mesma. Um exemplo disso é o iPod, que basicamente morreu após a popularização dos smartphones.

Como já disse Mark Zuckerberg em uma de suas mais famosas frases:

O maior risco é não se arriscar. Em um mundo que muda tão rápido, a única estratégia garantida de não falhar é arriscar.

E pelo argumento de Rajan, Tim Cook não parece compartilhar com Steve Jobs o gosto em tomar riscos.

Fonte: Rajan Bhavnani, Quora