Se ir até uma agência bancária hoje em dia é algo extremamente raro, há alguns anos era uma rotina muito comum.
Quando o acesso à internet era mais restrito e os aplicativos dos bancos ainda engatinhavam, atividades como pagar boletos ou depositar dinheiro exigiam horas na fila do banco.
E um dos principais fatores que tornavam as idas à uma agência bancária ainda mais desgastantes eram seu horário de atendimento. O detalhe é que ele se mantém até os dias de hoje: 10h as 16h nas capitais e 9h as 15 nas demais cidades do Brasil, podendo variar.
Mas você já parou para pensar qual o real motivo de uma agência bancária fechar tão cedo? Traremos hoje mais detalhes sobre esse fato.
Agências bancárias são mais do que pontos de atendimento ao cliente
O principal motivo do curto horário de funcionamento de uma agência bancária são as atividades que os clientes normalmente não veem.
Em que pese o sistema bancário brasileiro ser considerados um dos mais avançados do mundo, ele ainda é extremamente técnico e burocrático.
A simples utilização dos envelopes nos caixas eletrônicos ainda exige um trabalho manual realizado após o fechamento das agências, onde o conteúdo depositado é conferido – seja a autenticidade das notas quanto seu valor correto.
É por esse motivo também que apenas os envelopes depositados até às 16 horas são conferidos e creditados no mesmo dia do depósito.
A maioria dos clientes não percebe os demais processos que acontecem dentro de uma agência, como é o caso dos processos de empréstimo e financiamento.
Geralmente os clientes são atendidos durante o horário de atendimento ao público, tendo seus dados para abertura de conta ou análise de crédito reunidos pelo atendente. No entanto a conferência e lançamento desses dados, bem como toda a operacionalização sistêmica, são feitos após o fechamento da agência.
Os cargos técnicos dos bancários são de 6 horas
Outro fator importante é a carga horária dos empregados que ocupam funções técnicas nos bancos, como é o caso dos caixas.
Em uma jornada de 6 horas, mesmo que o caixa chegue imediatamente antes da abertura da agência (10 horas da manhã), sua jornada se encerra exatamente às 16 horas.
Mesmo havendo um revezamento entre os bancários, a maioria costuma chegar uma hora antes da abertura da agência e sair de uma a duas horas depois que a agência é fechada, apenas após a conclusão da rotina de trabalho interna.
Tal jornada é fruto de negociações da classe bancária representadas por seu sindicato no decorrer dos anos.
Nas décadas de 80 e 90, quando os caixas eram a principal figura nas agências, a jornada ainda era de 8 horas por dia.
Qual o horário de atendimento dos bancos em outros países
Enquanto o Brasil mantém suas agências em uma rotina de atendimento ao público de 5 a 6 horas diárias, países como a Inglaterra atendem durante 2 horas a mais.
Por lá as agências abrem às 9h da manhã e encerram suas atividades às 17h. A principal diferença apontada é que o percentual de clientes que utilizam meios eletrônicos para pagamento é muito superior à do Brasil, diminuindo a necessidade de rotinas técnicas fora do horário de atendimento.
Como exemplo de rede de atendimento menos desenvolvida que a do Brasil temos Israel, onde as agências abrem todos os dias do ano, inclusive aos domingos, sendo a exceção os feriados. Nas sextas-feiras e na véspera dos feriados as agências fecham ao meio dia.
Outra curiosidade está na França, que mantém expediente idêntico à Inglaterra, mas com a diferença de fechar todas as suas agências entre 12h e 13:30h para o almoço dos funcionários.