Se não bastasse a popularidade monstruosa alcançada por Pokémon Go e os ganhos expressivos com transações dentro do game, a sua desenvolvedora Niantic permitirá que lojas e demais empresas paguem para criar locais patrocinados dentro do jogo, atraindo assim os gamers para esses pontos pagos.
Como funciona Pokémon Go
Para quem ainda não conhece o novo jogo Pokémon que está dominando a internet, resumiremos:
O jogo é baseado em realidade aumentada – através do serviço de mapas online e o GPS dos smartphones, o game usa o mundo “real” como cenário. Assim, o jogador precisa caminhar pelo seu bairro ou cidade atrás de criaturas que aparecem em pontos específicos, definidos pelo mecanismo do jogo.
Cada monstrinho aparece em pontos pré determinados, e ao serem achados poderão ser capturados. No momento existem 151 espécies diferentes, mas ao todo a franquia já oferece mais de 700 Pokémons que poderão ser incluídos mais tarde.
Além da coleção de monstros, o game permite a realização de batalhas nos “ginásios” Pokémon, que são locais escolhidos no mapa onde os jogadores terão que se aproximar para batalhar entre si, em troca de itens, pontos e experiência dentro do jogo.
Por ser gratuito para baixar, a monetização de Pokémon Go é focada na venda de Pokébolas e itens que facilitam a captura e evolução dos bichinhos no jogo.
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De olho na oportunidade
Nos Estados Unidos, país que recebeu o jogo na última semana, várias lojas já demonstraram o interesse em poder pagar para que Pokémon Go leve o público para dentro de seus estabelecimentos.
Como Pokémon Go ainda não foi lançado no Brasil, é importante que você empresário fique de olho nesse fenômeno, principalmente caso seu nicho de atuação seja composto por jovens entre 10 e 30 anos, as gerações que acompanham Pokémon desde os anos 90 e têm potencial para tornarem-se jogadores habituais do game por aqui.
Quanto custarão os locais patrocinados de Pokémon Go
Os anunciantes serão cobrados com base no “custo por visita”, semelhante ao conceito de “custo por clique” utilizado pelo Google na internet em seu serviço Adwords/Adsense.
O jogo de realidade aumentada baseada em localização já está disponível nos EUA, Austrália e na Nova Zelândia, mas em breve estará disponível para a Europa e países da Ásia.
O valor efetivo da métrica “custo por visita” ainda não foi divulgado. Em breve traremos mais novidades sobre o interessante e promissor game da Niantic/Nintendo.