Cartões de Crédito Empreendedorismo

Pessoa física pode ter uma maquininha de cartão?

Maquinha de cartão de crédito

O número de trabalhadores informais cresce cada vez mais no Brasil, como é de costume em tempos de crise. Por isso, a demanda por maquininhas de cartão está cada vez mais alto. Isso porque, independente do serviço ou produto vendido, logo se percebe que uma enorme parcela dos clientes prefere realizar o pagamento com o cartão de crédito ou débito.

Para o alívio de milhares de brasileiros, é possível ter uma máquina de cartão sendo pessoa física e começar a levar seu negócio ao próximo patamar. Confira abaixo o procedimento recomendado para conseguir sua maquininha própria.

Documentos

Os documentos e procedimentos requeridos vão depender de qual máquina você escolher. Por isso é importante ler o que diz cada site oficial. Contudo, há alguns cadastros e documentos básicos necessários para que uma pessoa física consiga uma máquina de cartão.

  • Documentos pessoais: é necessário apresentar o RG, CPF e comprovante de residência.
  • Comprovação do negócio: não é necessário ter empresa registrada, mas você deve comprovar de alguma forma que o negócio existe. Como essa comprovação deve ser feita dependerá do ramo de atividade. Entre as possibilidades estão a apresentação da carteirinha de profissional liberal, apresentação de cadastro de revendedor, etc. Essa etapa não é obrigatória para todas as maquininhas.
  • Conta em banco: você precisa já ter uma conta corrente ativa em algum banco. Algumas credenciadoras não exigem a conta, mas a maioria sim.

Cadastro

Você deve escolher qual maquininha é melhor seu negócio. Em geral, as diferenças não são tão grandes que afetem você, profissional pessoa física. O principal aspecto que se deve levar em consideração é se a maquininha aceita as bandeiras que seus clientes costumam usar.

Se você comercializa alimentos, por exemplo, é importante que a máquina aceite VR, como é o caso das maquininhas Rede que passaram a aceitar VR, Elo e Amex recentemente.

Porém, é importante ler atenciosamente os detalhes de cada um em seus respectivos sites. Após isso e preparar a documentação exigida, poderá realizar o cadastro pela própria internet.

Dicas

Como já citamos, o principal aspecto na hora de escolher uma máquina de cartão de crédito é analisar o comportamento dos seus clientes. Se todos eles possuem cartão de crédito Elo, não adiantará nada você ter uma maquininha que não aceite esta bandeira.

Também deve-se levar em consideração aspectos como mobilidade. Existem diversas opções de maquininhas que utilizam o smartphone para funcionarem, e assim são de fácil transporte. Se você possui uma loja física, este não é um aspecto de grande importância.

Por fim, analise com cuidado o que cada maquininha oferecerá. Não adianta escolher apenas a mais barata, pois muitas vezes o pacote de benefícios de outra mais cara pode fazer você lucrar mais ou evitar custos adicionais.

Pense sempre no retorno final. Afinal, você está lidando com um negócio e quer vê-lo prosperar. Por isso, é necessário pensar logicamente, analisando cada aspecto de forma objetiva e visando o lucro.

E não deixe de conferir as 4 principais dicas para o crescimento de pequenos negócios!