A maior parte das novas grandes empresas estão começando na internet. Negócios online são a nova realidade do mercado mundial graças às diversas vantagens que apresentam frente aos modelos tradicionais.
Basicamente, qualquer empreendedor com algum capital inicial ou tempo disponíveis pode começar seu próprio negócio online. Caso o lado técnico não seja seu forte, ter um parceiro com essas habilidades é um ponto positivo, mas não obrigatoriamente necessário. Existem diversas ferramentas feitas para que qualquer um possa criar seu site, loja ou outros tipos de serviços digitais.
Dos mais de 200 milhões de brasileiros, cerca de 54% são usuários ativos de internet. Esse número vem crescendo rapidamente, mas já temos uma base enorme para ser explorada por empreendedores. O tempo médio de uso da internet pelos usuários no Brasil é de 5 horas e 26 minutos por dia.
E se você acha que a única forma de criar um negócio na internet é com lojas virtuais, está muito enganado. Apesar de ainda haver sim bastante espaço para novos ecommerces, existe uma infinidade de categorias exploráveis. Confira agora 5 ideias de negócios online com baixo investimento.
Ideias de negócios online
Todas as ideias de negócios online que apresentamos abaixo são acessíveis, não requerem grandes investimentos (ou nenhum) e podem gerar renda imediata. A grande vantagem é que com força de vontade e foco, você poderá fazer cada um deles crescer imensamente, se tornando uma grande empresa especializada.
1. Seja um instrutor digital
Se você tem algum tipo de conhecimento que outras pessoas estão dispostas a pagar para adquirir, você pode dar aulas pela internet. A grande vantagem é que assim você expandirá seu possível público, sem limitações geográficas.
Qualquer tipo de aula pode ser dada pela internet, como: inglês, matemática, Excel, Photoshop, redação, música, oratória, etc. Aulas podem ser particulares ou em grupo, e podem ser realizadas através de programas de conferências, como o Skype.
2. Se torne um secretário virtual
Quando atinge determinado tamanho, todo negócio, seja digital ou físico, precisa de pessoas para organizar certas tarefas. Esse geralmente é o trabalho do secretário(a). Milhares de negócios online estão bombando, e com isso surgem diversas responsabilidades não antecipadas. Assim, a demanda por secretários virtuais cresce rapidamente.
Assim como a dica anterior, essa é uma ótima maneira de começar um negócio online com baixo investimento ou até mesmo nenhum recurso disponível. O investimento seria apenas na conexão com a internet, o computador e o marketing opcional para atrair novos clientes.
3. Cuide de redes sociais
O povo brasileiro é um dos que mais passam tempos em redes sociais do mundo todo. Consequentemente, todos querem entrar nessa e destacarem sua marca. Porém, manter uma presença em redes sociais não é uma tarefa tão fácil assim. É preciso ter foco, empenho e tempo disponível.
Se você tem facilidade com esses canais, como Facebook, Snapchat, Instagram e Twitter, você pode oferecer seus serviços para cuidar de páginas alheias, e ganhar fazendo-as crescer. Se você entende de SEO, também poderá agregar novas funções e conseguir remunerações ainda melhores.
4. Programas de afiliados
Essa é uma das estratégias mais antigas para ganhar dinheiro na internet, isso porque é um dos negócios online mais rentáveis que existem. Se você se interessa por algum tipo de produto, por exemplo esqueiros, pode criar um blog ou canal no YouTube fazendo análise desses produtos.
Quando outra pessoa interessada em esqueiros visualiza seu conteúdo, ele pode se interessar pelo produto apresentado e realizar uma compra. Se você adicionou um link afiliado, receberá uma comissão. O ideal é que você foque em nichos pequenos, mas ativos e em expansão.
5. Faça traduções
Caso você tenha conhecimento em outro idioma, saiba que a demanda por profissionais de tradução está em alta. A internet proporciona a internacionalização de basicamente tudo.
Mas como um jogo desenvolvido na Alemanha vai chegar no Brasil? É claro que antes precisará passar por um processo de tradução e localização. É aí que você entra. Se quiser iniciar nesse ramo, lembre-se que portfólio é tudo, então talvez seja uma boa ideia não cobrar pelos primeiros serviços.
Dicas para negócios online
Podemos listar diversas vantagens de se trabalhar pela internet, como:
- Estabelecer os próprios horários
- Não enfrentar o trânsito
- Economia
- Trabalhar de pijama e do conforto de casa
Contudo, assim como com qualquer negócio, você também precisará de foco, responsabilidade e comprometimento para fazer com que algo dê certo.
As ideias que trouxemos são de negócios online que requerem baixo ou nenhum investimento financeiro, mas que com a dedicação necessária, podem se transformar em grandes empresas. É aqui que sua visão de empreendedor e sede por sucesso entra!
- Veja também: Como começar uma empresa sem nenhum dinheiro