Falar em público é frequentemente citado como o medo mais popular entre a população. O segundo é o medo da morte. Porém, independente se está fazendo uma apresentação para investidores ou para uma banca defendendo o TCC, ser bom em falar em público é algo importante para o sucesso.
Não há como escapar, todos nós precisamos fazer apresentações, então por que não se tornar bom nisso? De acordo com Chris Anderson, o curador da TED Talks, qualquer um pode aprender a ser ótimo em falar em público. E se há alguém que entende sobre isso, é ele, já que ensina a dar ótimas apresentação há 30 anos.
Estas são 7 dicas que Chris compartilhou para você realizar apresentações incríveis.
Não seja muito técnico
Como Chris Anderson fala “você começa onde eles estão”. Uma das apresentações de maior sucesso que ele fez a curadoria era sobre uma nova biotecnologia complexa chamada CRISPR. Ninguém teria entendido nada se o apresentar não tivesse feito uma analogia entre um processador de texto e DNA.
Se você for muito técnico ou usar muitas expressões próprias da área, a audiência provavelmente vai morrer de tédio. Ao invés disso, pense na apresentação como uma jornada para a audiência, onde há um ponto de partida, um ponto de chegada e como se chegará lá.
Ideia que vale ser compartilhada
O lema do TED é “ideias que valem a pena compartilhar”, e isso se aplica a qualquer apresentação que você vá fazer.
Chris diz que a chave para uma boa apresentação é a habilidade de melhorar o dia de alguém. Mesmo que você está suando de nervoso, se você conseguir pensar de uma maneira de ajudar a audiência, sua apresentação será um sucesso. Tente pensar em pelo menos três maneiras de melhorar o dia da audiência.
Prática leva a excelência
Agora que você já sabe o que quer falar, também precisa pensar em como vai entregar isso. Chris destaca três escolhas sobre isso: ler de um roteiro, fazer uma lista das ideias principais ou memorizar absolutamente tudo.
Ler de um roteiro não é permitido no TED e não devia devia ser em qualquer outro lugar, a não ser que você não queira que as pessoas lhe escutem. Chris diz que as melhores apresentações são memorizadas.
Com prática suficiente, você conseguirá apenas dar uma olhadinha nas suas anotações para lembrar sobre o que precisa falar.
- Veja também: 5 formas para se concentrar e manter o foco
Pare de se mover tanto
O erro mais comum que Chris vê em apresentadores iniciantes é inquietação corporal. Eles movimentam seus corpos desnecessariamente, indo de um lado para outro, brincam com uma caneta na mão, etc.
Enquanto você treina para perder seu medo de falar em público, também deve aprender a perder esse hábito. Se treine a simplesmente ficar parado e usar apenas gestos para dar ênfase ao que diz. Isso faz uma diferença enorme.
Menos é mais
Com toda a tecnologia disponível hoje, parece até que é obrigatório usarmos algum tipo de mídia em nossas apresentações. Mas lembre-se: isso não é verdade.
Alias, algumas das apresentações mais populares no TED Talks não usaram qualquer tipo de mídia. Se for para você aprender uma única coisa desta matéria, é isso: não use slides como substitutos para a apresentação, e não leia o que está escrito no slide.
Esteja aberto ao feedback
A equipe da TED Talks começa a ajudar os apresentadores a prepararem as apresentações com pelo menos 6 meses de antecedência. Porém, Chris alerta que “a parte complicada sobre ensaiar uma apresentação na frente dos outros é que eles se sentiram obrigados a dar feedback e críticas construtivas”.
Mesmo que você já seja um apresentador experiente, feedback ainda é algo extremamente importante para melhorar suas apresentações e ser melhor ao falar em público.
Uma boa recomendação é você começar a praticar com um amigo. Você ficará chocado com tudo o que precisa melhorar depois de ouvir o que ele tem a dizer, mas será algo bom para suas habilidades.
Dê uma razão para se importarem
Como Chris diz: “se a ideia somente importa para você ou sua organização, então me desculpe, mas provavelmente não vale a pena compartilhar”.
Lembre-se, persuadir outra pessoas é uma rua de mão dupla. Esteja você falando para uma equipe, classe ou investidor, a apresentação não pode ser apenas sobre você. Se coloque no lugar da audiência. Se o que preparou não é algo que você gostaria de gastar tempo ouvindo, está na hora de revisar tudo.
Você é uma pessoa interessante, e tenho certeza que você tem muitas coisas para falar. Não se preocupe em fechar a venda. Se você tem algo de valor para oferecer, as coisas acontecerão naturalmente.
- Veja também: 11 dicas para conseguir ler mais e devorar livros