Empreendedorismo

As 4 maiores dicas para o sucesso de pequenos negócios

Dicas para Pequenos Negócios

Manter pequenos negócios vivos já é um grande desafio, fazê-los crescer é ainda mais. É geralmente impossível competir com grandes redes em alguns pontos importantes, independente do mercado de atuação.

É justamente isso que pequenos negócios devem entender. Tentar imitar o que seus competidores estão fazendo só garantirá a estagnação ou o fim da empresa. Ao invés disso, o que você deve fazer é seguir as dicas abaixo!

Não tente igualar seus preços

Pequenos negócios, com exceções extremamente raras, não conseguem competir com os preços de grandes empresas. Como um mercadinho de bairro conseguiria vender produtos por preços menores que os de redes como Walmart?

Entender e aceitar isso é essencial, pois ao invés de gastar energia tentando solucionar isso (o que é quase impossível), poderá pensar em maneiras criativas de se diferenciar.

Tentar combater esses preços só vai comer suas margens de lucros até o ponto que o negócio se tornará completamente inviável. O que você deve pensar é: como agregar valor para que meus preços sejam válidos?

Ofereça uma experiência de impacto

Uma das grandes fraquezas das grandes marcas é a dificuldade em oferecer atendimento ao cliente de qualidade. É verdade que para muitas pessoas, o preço mais baixo ainda tem mais peso do que a qualidade do atendimento. Mas isso não quer dizer que não exista mercado para o outro perfil de consumidor.

Quantas pessoas continuam indo na mesma farmácia porque o farmacêutico realmente escuta o cliente? O mesmo é válido para todos pequenos negócios.

Seu foco deve estar no consumidor: quais são suas necessidades? Como gostam de ser tratados? Quem são eles? Uma das frases mais famosas de Jeff Bezos, o pai da Amazon, é:

“Se você é focado na competição, você terá que esperar até que um competidor faça algo. Se você é focado nos clientes, poderá ser pioneiro”.

Porém, outra frase de Bezos é:

“Existem dois tipos de empresas, aquelas que trabalham duro para cobrar mais e aquelas que trabalham para cobrar menos. Nós seremos o segundo tipo”.

Ou seja, mesmo que não possa competir com o preço de seus concorrentes, isso não é desculpa para cobrar mais do que deveria apenas por ter um melhor atendimento ao cliente. Busque diminuir seus preços, mas de forma sustentável.

Crie um programa de fidelidade

Uma estratégia de sucesso comprovada é o uso de programas de fidelidade. Grandes empresas já fazem uso disso há muito tempo, e seu pequeno negócio também pode, e deve.

Retenção é uma das métricas mais importantes para negócios tradicionais e startups. Basicamente, retenção é a capacidade de manter um cliente. Colocando no papel, manter um cliente é muito mais barato do que conseguir um novo.

Oferecer um ótimo atendimento é um dos principais passos para aumentar a retenção de clientes. Contudo, você pode fazer consumidores voltarem e gastarem mais com programas que incentivem isso.

O segredo de um bom programa de fidelidade é a simplicidade. Quando o consumidor sabe exatamente o que precisa fazer para aumentar seus “pontos” (ou o que for), e vê isso acontecendo em tempo real, ele dará resultado.

E não tenha medo de ser generoso, desde que de forma sustentável. Se o consumidor ganhar um picolé depois de gastar 500 reais, o efeito do programa pode até ser oposto – ele entenderá que sua empresa está sendo gananciosa.

Se você já trabalhou bem as principais prioridades para o início do seu negócio, todo esse processo será mais fácil.

Seja um grande líder

No EmAlta falamos sobre liderança frequentemente, e a razão é simples: saber liderar faz toda a diferença!

Outra grande vantagem de pequenos negócios é a possibilidade de liderar todos os membros da equipe diretamente. Grandes empresas, com milhares de funcionários, não podem se dar esse luxo.

É incrível o que uma equipe de poucas pessoas pode fazer. Afinal, como empresas que começaram em garagens como a Microsoft e Apple derrubaram gigantes como a IBM?

Uma empresa não é apenas seu valor de mercado, mas especialmente o seu potencial humano. Saber motivar esse potencial humano é o segredo para o sucesso da maioria dos pequenos negócios. Você pode começar a melhorar sua capacidade de liderança com essas nossas três matérias, seguindo esta ordem:

  1. Os 6 principais tipos de liderança
  2. Os segredos para liderar uma equipe ao sucesso
  3. Como liderar uma equipe igual aos grandes CEOs