Empreendedorismo

4 dicas para sua empresa sobreviver nos meses mais difíceis

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Muitos ramos de atividade sofrem com algo muito comum no contexto empresário: a desaceleração sazonal. São meses difíceis onde todas as estratégias de ampliação de vendas parecem não surtir efeito e sentar e esperar pode custar a sobrevivência de uma empresa.

E se você enfrenta um momento como esse e que parece não passar, antes de jogar a toalha não esqueça que diversas outras empresas (inclusive do seu ramo), passam pelo mesmo ou até algo pior, e sobrevivem há muitos anos para mostrar que é possível superar.

E com base nas estratégias de sucesso que observamos no mercado, apresentamos 4 dicas para seu negócio sobreviver mesmo nos momentos mais difíceis.

1. Pesquisa profunda sobre o impacto do cenário externo em sua atividade

Não há outra forma: é impossível vencer seu inimigo sem entender profundamente como ele afeta seu negócio.

Aqui falamos do contexto externo, da economia em geral, e como ela é capaz de afetar suas vendas ou suas negociações com fornecedores.

Estudar, pesquisar e entender essa relação o fará prever situações e principalmente, saber como contornar naqueles momentos mais difíceis.

 

A economia do país afeta não só seus clientes, mas também outras fontes de recursos que seu negócio pode precisar, como empréstimos bancários. Se você tem ao menos o hábito de ler sobre o mercado financeiro e as taxas de juro, pode saber a melhor hora para contratar uma operação de crédito ou limite (mesmo que por segurança) ou aguardar o melhor momento.

Lembre-se que em tempos difíceis qualquer valor economizado fará diferença.

2. Respeite as estações do ano

Aceitar que certos movimentos do mercado não poderão ser alterados por você, também é necessário para qualquer pequeno empresário. Existem meses que realmente sua atividade (e de todos os seus concorrentes) irá ter quedas bruscas.

Se você é novo na atividade e antes de se aventurar não pesquisou o suficiente para prever sua sazonalidade, talvez ainda seja tempo. Estude, pesquise, pergunte aos estabelecimentos próximos ou até mesmo fornecedores.

Muitas empresas aprendem após sofrer na pele os efeitos da sazonalidade. Se você for um bom empreendedor, saberá como antever tais meses, preparar o estoque correto, e até mesmo barganhar preços melhores um pouco antes da recuperação do mercado, entrando com ampla vantagem nos meses de melhor movimento.

4 dicas de sucesso dados por pequenos empresários que venceram no mercado

3. Criar um plano anual adequado

Tendo em mãos as informações corretas sobre a sazonalidade média de sua atividade, elabore um plano anual que inclui tanto os meses bons quanto os piores que irá enfrentar.

Seu orçamento anual e as metas deverão considerar os picos e os vales nas receitas, e sua reserva de caixa deverá ser suficiente para manter as operações vivas durante todo o período, faça chuva ou faça sol.

Contar com a sorte e com alterações inesperadas no mercado não poderá fazer parte de seu planejamento – pois o risco não vale a pena e seu negócio poderá chegar ao fim.

Quando você está preparado para o pior, garante serenidade para enfrentar qualquer movimento, tantos os negativos quanto positivos.

Trabalhar no desespero para recuperar investimentos ou liquidar seu estoque poderá fazer com que você tome atitudes precipitadas e já entre em negociações perdendo. Esteja preparado!

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4. Não entre em pânico

Não fez seu dever de casa pesquisando o mercado, entendendo seu setor e elaborando um plano anual adequado? Mesmo assim não é a hora de entrar em pânico.

O desiquilíbrio emocional (ou até mesmo o desespero), pode até gerar ações imediatas de marketing, como ofertas de cupons de desconto, liquidações exageradas e promoções para esgotar o estoque poderão prejudicar o seu negócio e detonar ainda mais o caixa de sua empresa no médio prazo.

À medida que sua empresa enfrenta épocas de mudança, entenda que você não está sozinho. Muitas empresas estão enfrentando as mesmas dificuldades que você, e se eles podem resistir, você com certeza poderá também. Portanto, mantenha o equilíbrio, siga seu plano, se prepare para o pior e colha os frutos junto com sua empresa.