Se você já estudou sobre administração de empresas deve ter ouvido a seguinte frase: “Você não precisa de dinheiro, você precisa de uma estratégia melhor”. Mas será que realmente é possível abrir uma empresa e ter sucesso sem ter nenhum dinheiro?
Um grande número de pessoas que deseja abrir seu próprio negócio possui requisitos mínimos para tal: desejo em ter sucesso, motivação para encarar desafios e o sentimento de liderança necessário para gerir uma equipe, mas outro fator muito comum nesses profissionais é a sua falta de dinheiro.
Para muitos, ao constatar tal falto, automaticamente o sonho de empreender cessa, pois a vida todo ouvimos que dinheiro faz dinheiro e que sem ele o sucesso é muito distante.
É possível abrir uma empresa sem dinheiro para investir?
A resposta é sim, mas é preciso ter a consciência de que as possibilidades serão bastante reduzidas pois o mercado é estruturado de uma forma que um investimento inicial é quase um requisito comum para todas as áreas.
Outro fator que é preciso destacar é o de que quanto mais barato ou simples for para entrar em um negócio, mais concorrentes você terá. Isso vale para vendedores porta a porta, esquemas de pirâmide (mas que fingem não ser), etc.
A exceção é caso você possua criatividade suficiente para inciar algo totalmente novo e com grandes possibilidades de realizar mudanças na sociedade, o que é uma raridade, mas possível.
Considerando que você não deseja mergulhar em um mercado já dominado e também que poderá levar anos para descobrir um nicho inédito e promissor, separamos dicas valiosas para ter sucesso mesmo sem nenhum dinheiro disponível para começar:
Invista com o dinheiro dos outros
Sua falta de dinheiro pode ser recompensada com a habilidade de convencer pessoas e conquistar parceiros em potencial.
Se você tem uma boa ideia e já verificou se ela é compatível com o mercado, poderá vendê-la para alguém que possui dinheiro suficiente para executá-la.
Muitas pessoas possuem recursos de sobra e espirito empreendedor, mas lhes falta tempo ou ideias boas a ponto de investirem esse capital ocioso.
Exercite sua habilidade de vendas ao menos para conquistar um sócio em potencial e saiba o que investidores buscam para injetar dinheiro. Se a intenção não é a de simplesmente trocar sua ideia por dinheiro, você poderá desenvolver parcerias com seus futuros clientes ou fornecedores, por isso a importância enorme de exercitar um bom networking.
Criar uma boa rede de contatos poderá ajudá-lo a encontrar parceiros, oportunidades de negócio e até mesmo promover sua ideia antes mesmo do lançamento. O conceito de Crowdfunding está justamente amparado em tais ideais.
Muitos profissionais defendem a ideia de que se sua ideia não for capaz de encontrar ou convencer terceiros a investir nela, não é boa o suficiente para justificar sua existência.
Tenha um bom plano
Quanto menos dinheiro você possuir para investir, melhor terá que ser o seu planejamento para o arranque inicial do negócio.
As metas precisam estar claramente ajustadas, pois você não poderá contar com parcerias que sustentem sozinhas o seu negócio durante muito tempo: ele precisa trazer um retorno rápido e justificar sua existência.
Como não há espaço para erros, elabore um bom plano de negócios. Mais uma vez vale aqui a dica de colocar tudo sobre sua ideia no papel, inclusive os pontos negativos e qual o plano para se recuperar.
Esteja preparado:
Como o conhecimento está disponível de forma gratuita graças a internet, esteja ciente de que a falta de recursos te obrigará a não cometer erros.
Para tal, a pesquisa e o estudo intensos sobre o ramo que deseja empreender são necessário para potencializar suas chances de sucesso.
Compense a falta de recursos com uma grande bagagem de conhecimento, pesquisa e estudos diários. E como disse Mark Zuckerberg em uma das suas frases mais famosas:
É bem melhor tentar algo, fracassar e aprender com isso do que não fazer nada.