O Cartão Elo foi lançado a partir de uma parceria entre Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco no ano de 2011. Apesar de ter algumas décadas de desvantagem em relação a bandeiras como Visa, Mastercard e a pioneira Diners Club, a Elo se tornou extremamente popular.
Com estratégias ousadas, os 3 grandes bancos criadores da Elo passaram a emitir milhões de cartões de suas contas mais simples, como as contas Poupança da Caixa ou contas correntes mais básicas no BB e Bradesco.
Com uma “nova” bandeira no mercado, muitas dúvidas e reclamações surgiram, tanto quanto a confiabilidade dos cartões quanto a aceitação da bandeira no mercado.
Aqui você irá conferir se o Cartão Elo vale a pena, onde ele é aceito além de tirar todas as suas dúvidas sobre a Bandeira.
Onde o Cartão Elo é aceito?
Uma das maiores reclamações dos donos de um Cartão Elo é sobre sua aceitação em estabelecimentos comerciais. Até pouco tempo atrás, isso realmente era um problema, com o cartão deixando muitas pessoas na mão e causando momentos bastante constrangedores.
Quem não possuía uma segunda opção, era obrigado a sacar dinheiro vivo em caixas eletrônicos ou 24h. Apenas as maquininhas da Cielo aceitavam esses cartões até o início de 2016.
Mas hoje a bandeira é aceita em milhões de estabelecimentos e praticamente todas as maquininhas aceitam a bandeira Elo, basta uma habilitação pelo dono do estabelecimento.
- Veja também: Pessoa física pode ter uma maquininha de cartão?
Sou obrigado a ter um Cartão Elo?
Em que pese os bancos mencionados no início da matéria incentivarem a emissão de cartões de débito e crédito Elo, cabe ao consumidor decidir qual é melhor para si, ficando sujeito a disponibilidade.
O consumidor deve sempre se lembrar de que não é obrigado a aceitar um cartão do qual não tenha interesse. Além disso, você pode pedir um cartão de crédito e débito de uma bandeira diferente em seu banco. Porém, não há garantias de que seu pedido será atendido.
- Veja também: As diferenças entre o cartão Digio e o cartão Nubank
Cartão Elo é internacional?
Outro grande problema do Cartão Elo em sua modalidade crédito, era o fato de ser aceito apenas no Brasil. Como muitas pessoas utilizam seus cartões para realizar compras em sites internacionais ou assinar serviços de fora, o Elo se tornava um grande limitador.
Felizmente isso mudou, já que a bandeira fechou uma parceria com a bandeira Discovery e passou a ser aceito em 185 países.
É importante consultar seu banco sobre a aceitação internacional do Cartão Elo, já que eles podem ter emitido para você uma variante não aceita no exterior.
Atualmente, os cartões Elo Grafite e Elo Naquim são aceitos normalmente no exterior, desde que o estabelecimento esteja credenciado para aceitar a bandeira Discovery.
Serviços de carteira virtual, como o PayPal, aceitam normalmente os cartões Internacionais Elo.
Programa de pontos Elo
Outra dúvida frequente é sobre o programa de fidelidade da Elo. Como forma de incentivar a bandeira, muitos bancos estão oferecendo quantidade maior de pontos por dólar gasto nos cartões de crédito Elo.
É o caso do cartão Elo emitido pelo Banco do Brasil, que com o uso do crédito, gera mais pontos do que cartões equivalentes da Visa e Mastercard, conforme vemos abaixo:
O cartão que mais acumula pontos, por exemplo, é o Elo Nanquim, voltado para clientes com maior poder aquisitivo.
Vale lembrar que o cálculo do acumulo de pontos é o dólar, mas isso não quer dizer que não vale para o real. Basicamente, o sistema gera a quantidade de pontos equivalente ao pagamento da fatura do cartão utilizando a cotação do dólar.
Por exemplo, se você tem um cartão Elo Mais e sua fatura for de R$ 500, você ganhará cerca de 182 pontos (cotação do dólar em 26/12). Em comparação, o mesmo valor no Gold Visa ou Mastercard resultaria em 152 pontos.
- Veja também: Km de Vantagens ou Premmia, qual o melhor?
Cartão Elo é bom?
Até alguns anos atrás, ter um cartão Elo era sinônimo de embaraços frequentes já que a bandeira não era aceita na maioria dos estabelecimentos comerciais.
Já pensou, comer no restaurante e não poder pagar?
A situação hoje é bastante diferente. Como vimos, a bandeira Elo já é aceita pelos estabelecimentos que possuem as principais maquininhas.
O cartão de crédito Elo já internacional, podendo ser usado no exterior. Além disso, com o fim da exclusividade com a Cielo, a aceitação da bandeira cresceu bastante.
Porém, a verdade é que ainda existe uma boa quantidade de lojas que não aceitam Elo, seja para utilização do crédito ou débito. Isso acontece principalmente devido a possíveis discordâncias entre a loja e a credenciadora e o valor cobrado para que a bandeira seja aceita.
Ainda, muitos lojistas não sabem que podem começar a aceitar a bandeira, e que para isso precisam entrar em contato para ativar a aceitação na maquininha. Caso você costume frequentar uma loja que possui maquininha da Rede mas que ainda não aceita Elo, converse com o gerente expondo tal possibilidade.
Sobre sua segurança e confiabilidade, não há com o que se preocupar, já que alguns dos maiores nomes do Brasil fazem parte do grupo por trás da Elo.