Muitas empresas ainda não entenderam que dinheiro não é tudo para os funcionários. É por isso que não basta apenas dar um bônus para os funcionários que melhor performaram no mês.
Criar um plano de bônus continua sendo um ótimo motivador para funcionários, mas se não for bem planejado, pode gerar resultados negativos. O sistema de bonificação deve ser planejado de acordo com a cultura do ambiente e os objetivos do negócio.
Entenda os objetivos do bônus
O que você quer conseguir com as bonificações? Comumente vemos empresas dando bônus de acordo com métricas que na realidade não representam seus objetivos. É necessário entender exatamente qual aspecto da equipe se quer incentivar.
Vamos supor que você quer aumentar as vendas de sua equipe. Antes de mais nada, você deve entender como andam todas as métricas envolvidas no processo de venda. Assim, você saberá onde uma pequena melhoria pode gerar grandes resultados. Então, incentivar os vendedores a melhorarem aquele aspecto com o bônus.
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Entenda a cultura
Cada empresa, e dentro da empresa cada equipe, possui uma cultura diferente. Um grande erro é incentivar o trabalho em equipe mas dar bônus de acordo com o que cada um realizou no final do mês. Se este for o caso, considere criar um sistema de bonificação por equipe, recompensando todos os envolvidos.
Um dos maiores riscos do bônus é gerar desconforto interno, competição não saudável e individualidade, e dependendo dos objetivos da empresa, isso é péssimo. Em pouco tempo, você verá que os funcionários não irão mais valorizar o cooperatividade.
Determinando a recompensa
O bônus não precisa ser dinheiro. Um gerente com boas qualidades de liderança entende quais são os verdadeiros motivadores dos membros da equipe. Você também pode aliar a recompensa com os objetivos da bonificação.
Por exemplo, se o trabalho requer um bom senso de trabalho em equipe, o bônus pode ser uma viagem aos funcionários, para criarem laços ainda mais fortes.
Além disso, algumas pesquisas mostram que funcionários de empresas e startups com alto nível de satisfação geralmente não mencionam dinheiro ou benefícios como motivadores.
Concluindo
Nenhum esquema de bonificação nasce perfeito. Depois de realizar um planejamento estratégico, também converse com seus colaboradores. No fim, quem melhor sabe o que querem são eles mesmos. Eles também poderão ajudar você a identificar o que precisa ser melhorado.
Então, aplique a bonificação como um teste. Logo após o primeiro teste, já faça os ajustes que achar necessário. É natural que os primeiros resultados da bonificação não corram de acordo com o planejado, já que é quase impossível considerar todas as variáveis envolvidas, ainda mais quando lidamos com pessoas.
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