Muitos empreendedores têm um certo receio quando o assunto é alugar espaços dentre dos shoppings. Para eles, as altas taxas e os aluguéis proibitivos seriam sérios limitadores do sucesso de lojas e restaurantes que se aventuram dentro desses centros comerciais.
Mas será que não vale mesmo a pena abrir uma loja em um shopping? Veremos hoje os prós e contras enfrentados por quem resolve levar seu negócio para dentro desses centros comerciais.
As vantagens do aluguel em Shopping
A principal vantagem que é facilmente identificada é o movimento consolidado de pessoas dentro de shoppings que já possuem sucesso no mercado.
Diariamente milhares de pessoas transitam dentro deles, muitas vezes com o objetivo claro de fazer compras.
Por mais que as ruas mais badaladas nos centros das grandes cidades também tenham um grande movimento, a maioria das pessoas que passam por ali não tem nenhum objetivo de comprar ou consumir um produto.
O segundo ponto muito defendido por quem opta por alugar em shopping é a segurança proporcionada. Estabelecimentos comerciais em quase todas as cidades brasileiras sofrem com a criminalidade que os afronta com assaltos, furtos e até danos ao patrimônio físico da loja. Mesmo que alguns assaltos ocorram no interior dos shoppings, é algo muito mais raro.
Para os clientes existe a comodidade do estacionamento, mesmo que ele seja pago e não seja barato. Banheiros bem cuidados estão disponíveis na maioria deles, sem que seja necessário interferência ou preocupação do lojista.
Por último, caso seu contato com o locatário anterior seja possível, alguns números e o histórico daquele ponto poderão ser apurados. O mesmo vale para os locatários vizinhos ao seu ponto. Entender os motivos do fracasso do lojista anterior são interessantes para compreender seu potencial, o que geralmente não acontece em pontos desconhecidos ou que não possuem referências conhecidas.
As desvantagens em alugar uma loja em um shopping
O movimento consolidado que mencionamos na primeira vantagem dos shoppings vem junto de um dificultador: a concorrência.
Caso sua empresa trabalhe em um ramo tradicional, como a venda de roupas, com certeza enfrentará uma forte concorrência muito próxima e terá que combater preços e disponibilidade de opções dos concorrentes diretos.
Esse dificultador é minimizado por quem aposta em alugar pontos comerciais mais afastados, aproveitando para oferecer a comodidade da proximidade para os habitantes próximos ao negócio.
O segundo ponto negativo é aquele que dói no bolso: o alto custo do aluguel e demais taxas cobradas pelos shoppings e suas administradoras. Estima-se que o custo anual médio de um espaço em um grande shopping é 30% maior do que um espaço com movimento e localização parecidos em uma mesma cidade.
É comum inclusive a cobrança do 13º aluguel de todos os logistas, além de taxas que são semelhantes a um condomínio e que busca viabilizar a manutenção do shopping como um todo.
Mais custos diretos e indiretos do aluguel em shoppings
O custo é ainda maior quando consideramos as participações em promoções, muito comuns na maioria dos shoppings. O que muita gente não sabe é que aqueles automóveis oferecidos nos sorteios em datas especiais são financiados pelos próprios logistas, e os custos costumam ser extremamente altos. O valor é cobrado todos os meses e é aplicado em um fundo comum entre todos os lojistas. Gira em torno de 20% do valor bruto do aluguel.
Outro custo que é comum ao alugar qualquer “ponto comercial” é o pagamento de uma tarifa para instalação da nova loja. No caso dos shoppings, costuma ser chamada de luva, e seu valor varia de acordo com a localização da loja dentro do shopping.
Um shopping center em São Paulo costuma cobrar entre 500 mil e 1 milhão de reais para seus espaços de até 40m². Não se engane, esse valor não retorna para você ao deixar o imóvel, tendo uma validade que costuma ser de até 5 anos.
A soma das despesas de aluguel, condomínio e fundo de promoções é o que compõe o chamado custo de ocupação de um shopping. Como parâmetro, considere que ele nunca deverá ser superior a 15% de seu faturamento mensal.
Quais negócios devem evitar o shopping?
Muitos negam aceitar a ideia, mas abrir uma loja em um shopping não é algo indicado para quem está começando seu primeiro negócio.
A facilidade proporcionada pelos pontos positivos que demonstramos pode ser consumida rapidamente pelos custos de instalação e manutenção do negócio.
Não ter um parâmetro correto do potencial de faturamento do negócio ou do correto posicionamento de seus produtos levará seu negócio a fechar no vermelho por vários meses seguidos.
Não é à toa que a rotatividade de lojas é muito alta no Brasil. A maioria é consumida pela falta de experiência e pelo custo maior que o planejado.
O conselho dos especialistas é partir para um shopping como opção para uma segunda loja ou então como migração de um negócio já consolidado, que possua caixa e patrimônio suficientes para enfrentar momento inicias mais turbulentos.
Vale a pena alugar uma loja dentro de um shopping center?
A resposta para tal pergunta dependerá exclusivamente do potencial de seu negócio e suas intenções com ele. Se sua empresa oferece produtos diferenciados e que podem ser divulgados pela internet, não há muito sentido prático em levá-lo para dentro de um shopping center – você poderá se beneficiar de um aluguel muito mais barato em outra localização da cidade.
Se sua ideia depende exclusivamente do potencial das vitrines e possui atração suficiente para seduzir consumidores ávidos por ofertas e presentes, o shopping continua sendo o melhor local.
É para poucos empresários? Sim, até mesmo pelo valor proibitivo das luvas. Mas caso sua ideia seja sustentável, necessária e possua um faturamento linear mesmo em tempo difíceis, os shopping poderão te trazer conforto e segurança para prosperar: assim como foi para diversas lojas que estão neles há décadas.