As rápidas mudanças tecnológicas e sociais já estão transformando o mercado de trabalho. Diversas profissões já estão sentindo os efeitos disso. Algumas, de acordo com especialistas, deixarão de existir em poucos anos, incluindo profissões populares como a de contador.
Porém, também há carreiras que serão mais valorizadas, e também profissões que não existiam até pouco tempo atrás.
Se você é um jovem decidindo qual carreira seguir ou um profissional já experiente que não quer ser deixado para trás no mercado de trabalho, confira abaixo as 10 profissões do futuro.
1. Cuidados domiciliares (saúde)
A expectativa de vida mundial está subindo, o que significa que a demanda por cuidados médicos também está aumentando. Uma área que se destaca é a de profissionais que atendem na casa dos pacientes.
Isso vale para todas as áreas da medicina, e também para profissionais que cuidam de pessoas idosas em geral.
2. Desenvolvedores (aplicativos e demais softwares)
Quando paramos alguns segundos para refletir, é realmente incrível como quase todos os aspectos de nossas vidas foram transformados pela tecnologia nos últimos anos.
E isso não é nada perto do que veremos nos próximos anos, já que a evolução tecnológica está em fase de aceleração. Então já era de se esperar que a demanda, que já é grande, fosse crescer ainda mais.
3. Profissionais de energia alternativa
Ainda estamos um pouco longe de ter um mundo livre do uso do petróleo, mas é apenas uma questão de tempo para que alternativas energéticas como a solar e eólica comecem a se popularizar rapidamente.
Por isso, esse movimento irá criar diversas profissões do futuro especializadas como novos tipos de engenheiros, gerentes, vendedores, profissionais de instalação, etc.
4. Criadores de conteúdo digital
Existem sites na internet sobre absolutamente qualquer assunto que você consiga pensar. Considerando que a maior parte da população mundial ainda não possui acesso real à internet, a demanda para criadores de conteúdo ainda crescerá muito. Apesar de parecer um universo saturado, ainda vale muito a pena criar um blog.
Já existem milhões de profissionais nessa área, atuando como redatores, especialistas em inbound marketing, editores de portais, etc. E, a não ser em alguns casos, não é preciso ter um diploma em jornalismo.
5. Especialistas em Direito Internacional
Apesar de vivermos no mundo mais globalizado que já existiu, a tendência é que isso se intensifique ainda mais. Sendo assim, uma das profissões do futuro mais promissoras é a de especialistas em Direito Internacional.
Os investimentos em expansão internacional das empresas intensificará a demanda por quem pode possibilitar isso conhecendo as regulações, impostos, leis e tudo envolvido em levar o negócio para outros países.
6. Profissionais de Big Data
Hoje as empresas e organizações possuem banco de dados com quantidades de informações impossíveis de serem analisadas por uma equipe humana. A solução é a análise automatizada, através de softwares estatísticos.
Big Data é hoje o termo do momento, mas ainda há uma carência enorme de profissionais capacitados nessa área, especialmente no Brasil. E a demanda ainda crescerá muito.
7. Editores de vídeo
O fenômeno aqui é parecido com o de criadores de conteúdo. A diferença é que agora estamos falando de conteúdo em vídeo e não escrito. O Brasil é um dos países mais populares no YouTube, mas ainda podemos ver uma grande diferença na qualidade de produção em comparação aos canais americanos.
Conforme os canais de YouTube no Brasil amadurecem e se profissionalizam, também crescerá a demanda por editores de vídeo. E não é só isso que contribuirá, também há uma crescente de publicidade por vídeo e outros tipos de conteúdo.
- Veja também: 7 dicas para ganhar dinheiro no YouTube
8. Especialistas em Inteligência Artificial
Não estamos falando da criação de um robô com crise existencial, mas sim a criação de algoritmos capazes de atender necessidades que anteriormente seria necessário um humano. Ao pensar em Inteligência Artificial, pense: como o Google decide quais resultados são os mais propícios para cada pesquisa?
Esta área é uma das maiores responsáveis pela eliminação de profissões tradicionais no futuro, como a de contadores, alguns tipos de advogados, e tantas outras. Hoje existem softwares capazes de exercer a mesma função e geralmente com maior precisão.
Concluindo
Novas carreiras surgem diariamente. Você precisa estar sempre atento ao que o mercado está necessitando. É assim que startups bilionárias são criadas, atendendo problemas até então não atendidos, ou propondo uma solução melhor.
O mesmo vale para quem não deseja ser um empreendedor mas quer se preparar para as profissões do futuro. Ao mesmo tempo que milhões de pessoas verão suas carreiras sendo descartadas, infinitas possibilidades interessantes surgem a todo momento.