Mercado

Conheça os produtos mais vendidos da história

Muitos empreendedores trabalham muito e esperam um dia criar um produto ou lançar uma ideia revolucionária, que seja capaz de mudar o mundo – ou pelo menos gerar milhões de dólares e uma vida tranquila.

Enquanto a maioria deles (e de nós) infelizmente não conseguirá realizar tal façanha, outros se destacaram na história da humanidade, criando produtos que são simplesmente imbatíveis e revolucionários.

Hoje vamos conhecer quais são os 12 produtos mais vendidos da história, com representantes de diferentes categorias. Consideramos aqui o número total de vendas ou  seu faturamento bruto histórico, quando disponível:

remedio-mais-vendido-todos-os-tempos

1 – Lipitor (Medicamentos)

Infelizmente o número de pessoas que sofrem com níveis elevados de colesterol  no mundo é alarmante. Por sorte ,existem medicamentos como o Lipitor capazes de manter os níveis desse mal sob controle, minimizando os riscos causados pela doença.

Fabricado pela Pfizer,  o Lipitor não teve seu número total  de caixinhas divulgado, mas sim o montante total de vendas: U$141 bilhões – e pasmem, ele possui diversos concorrentes em sua categoria.

bebida-mais-vendida-de-todos-os-tempos

2 – Coca Cola (bebidas)

Temos certeza que muitos pensaram no refrigerante mais famoso do mundo assim que leram o título não é? E a Coca Cola é sim a bebida mais vendida da história da humanidade.

E o sucesso da Coca Cola está em uma série de fatores: enorme rede de distribuição em praticamente todos os países do mundo; parcerias para fabricação em empresas investidoras; investimento em marketing massivo, especialmente em países subdesenvolvidos nas décadas de 80 e 90; controle de qualidade e proteção de patentes acima da média de seu ramo de atividade.

Estima-se que sejam vendidas nada menos do que 1,8 bilhão de latas de Coca Cola por dia (consideramos aqui a medida da lata em Mls, e não o recipiente em si).

vendas-batatas-lays

3 – Batatas Lay’s (comidas)

O terceiro item da nossa lista é também um produto famoso por não fazer muito bem para a saúde, mas que milhões de pessoas amam e consomem diariamente.

Estamos falando das batatas fritas Lay’s, aquelas que fizeram muito sucesso na década de 90 aqui no Brasil mas que aos poucos perderam espaço para sua irmã Ruffles.

Em diversos países a Lay’s seguiu sendo vendida a todo vapor, e recentemente voltou ao Brasil posicionada na faixa de preços acima da Ruffles e abaixo de concorrentes como Pringles.

A Lay’s vende mundo à fora nada menos do que 633 milhões de pacotes por ano.

video-games-mais-vendidos-todos-os-tempos

4 – Playstation (videogames)

Para o que seria um mero player de CDs para acoplar no Super Nintendo, o Playstation se tornou um monstro que por gerações ofuscou não só a própria Nintendo, mas também as demais concorrentes, como Sega, Atari, Panasonic e outras que desistiram do ramo.

A SONY acertou em cheio ao entrar no mundo dos videogames, ganhando 3 das 4 gerações que participou em número de vendas. Apenas o Playstation 3 não liderou sua geração, perdendo espaço para Nintendo WII.

Ao todo, os 4 videogames da família Playstation venderam nada menos do que 384 milhões de unidades desde seu lançamento, nos idos de 1995.

A Sony lançou também 2 videogames portáteis no período, o PSP e o PSVita, mas seus números são foram considerados nesta estimativa, concorrendo em outro segmento com os portáteis da Nintendo, o DS e o 3DS.

vendas-totais-stars-wars-historia

5- Star Wars (Filmes)

Na história do cinema não teve para ninguém: a franquia de George Lucas segue até hoje como a líder em faturamento bruto.

Apenas os 6 filmes originais faturaram 4,6 bilhões de dólares.

Se somarmos a bilheteria do sétimo filme da saga lançado pela Disney em 2015, o número salta para incríveis 6,6 bilhões de dólares.

Lembre-se que a Disney lançará nos próximos anos mais 2 filmes da linha principal e pelo menos mais 2 filmes paralelos, que ampliarão o universo da saga. É dinheiro que não acaba mais.

todos-modelos-corolla-mais-vendidos

6 – Toyota Corolla (automóveis)

Entre os veículos automotores temos o representante absoluto: o Toyota Corolla. O carro japonês conquistou diversos países do mundo, sendo considerado confiável, durável e como um dos melhores custo benefícios de sua categoria – inclusive no Brasil.

Tudo bem que este clássico modelo de automóveis já existe há 56 anos, mas saber que já foram vendidos mais de 40 milhões de unidades no mundo é surpreendente!

ipad-mais-vendido

7 –  iPad (tablets)

Foi ele que realmente tornou o mercado de tablets relevante na indústria mundial.

Mesmo parecendo ser apenas um iPhone gigante em sua primeira versão, o tablet serviu para mudar o mercado de computadores pessoais, diminuindo o interesse de estudantes e executivos pelos notebooks e pelos Palm Tops, que praticamente foram extintos após o lançamento do iPad.

Ao todo foram vendidos mais de 500 milhões de iPads desde a primeira versão.

game-mais-vendido-de-todos-os-tempos

8 – Angry Birds (games)

Nem Mario, nem Sonic, nem Pokémon. O jogo mais vendido da história é bem mais recente e foi baixado por nada menos do que um terço da população mundial.

O sucesso da Rovio, Angry Birds, foi baixado nada menos do que 2 bilhões de vezes desde o seu lançamento. É importante lembrar que o número refere-se apenas à época em que seu download era pago.

Há alguns anos o download das versões do game é gratuito.

album-mais-vendido-de-todos-os-tempos

9 – Álbum Thriller – Michael Jackson (Álbuns musicais)

O tempo passou, a indústria mudou, e ninguém conseguiu superar o maior sucesso de Michael Jackson e da história da música.

Sua obra prima, o álbum Thriller, conseguiu a proeza de vender nada menos do que 700 milhões de cópias em toda a história.

O número é ainda mais impressionante se pensarmos que as pessoas precisavam se deslocar de suas casas até as lojas para comprar o disco ou a fita cassete, além de pagar muito mais caro do que um álbum custa atualmente no iTunes, por exemplo.

livro-mais-vendido-todos-os-tempos

10 – Harry Potter (Livros)

Se consideramos apenas um livro único, Dom Quixote, livro do Espanhol Miguel de Cervantes lançado em 1612, ganharia a disputa. Estima-se que o livro vendeu nada menos do que 500 milhões de cópias.

No entanto consideramos aqui toda a série britânica – até porque a história de Harry Potter é uma só, dividida ao longo de 7 livros.

Ao todo Harry Potter vendeu mais de 500 milhões de livros, tornando a autora J. K. Rowling uma das mulheres mais ricas de todos os tempos.

Vale lembrar que um oitavo livro foi lançado no segundo semestre de 2016 e que o universo da série está sendo expandido, com uma nova trilogia de filmes.

vendas-todos-os-iphones

11 – iPhones (Celulares)

O sucesso máximo da Apple vendeu nada menos do que 700 milhões de unidades desde o seu lançamento, em 2004.

Já em sua sétima versão (contando apenas a linha principal), muito provavelmente o aparelho tenha lenha para chegar no seu primeiro bilhão em alguns anos – desde que os smartphones sobrevivam até lá.

cubo-magico-numero-vendas

12 – Cubo Mágico (Brinquedos)

O brinquedo de originário da Hungria já vendeu mais de 350 milhões de unidades desde a sua criação em 1980.

Mas se você acha que o número já é assustador o suficiente, acreditamos que seja interessante saber que ele só se refere aos cubos originais, da marca Rubik’s Cube.

Aqueles outros milhões de cubos chineses vendidos por aí totalizariam um número muito mais impressionante.