O cartão DIGIO não se tornou um sucesso tão grande quanto o Nubank, isso é um fato. Mas nem por isso deixou de ser uma opção importante no mercado de cartões de crédito sem anuidade no Brasil.
Afinal, o cartão Digio é a resposta dos grandes bancos para o sucesso alcançado pelo Nubank, o cartão de crédito internacional sem tarifas que acabou “roubando” muitos clientes dos cartões mais tradicionais.
Ao todo, estima-se que o Nubank já tenha alcançado a marca de 20 milhões de clientes, se tornando a maior fintech da América Latina.
Mas será que o novo cartão Digio vale a pena e oferece vantagens relevantes em relação ao Nubank? Aqui veremos em detalhes o que o Digio.
Quer saber conhecer as maneiras de acumular milhas mesmo sem voar muito? Clique aqui
Cartão de crédito Digio vale a pena?
Assim como é destaque no Nubank, o grande foco do Digio está na gratuidade dos serviços básicos (cadastro, emissão e anuidade do cartão) e na simplicidade de solicitar um cartão e controlar seus gastos.
Principais vantagens do cartão Digio:
- Não há cobrança de anuidade.
- O cartão é Visa Internacional, aceito em 24 milhões de lojas e também para compras pela internet.
- Não há cobrança de emissão do primeiro cartão.
- Atendimento 100% via chat no próprio aplicativo (sem call centers e sem precisar ir em uma agência bancária).
- Cadastro, emissão do cartão e pagamento das faturas 100% online¹.
- Não exige comprovação documental da renda².
- Não exige convites para ter um cartão Digio.
- Juros cobrados em caso de atraso são menores que os de cartões de crédito tradicionais (similares ao Nubank).
¹ Desde que você possua uma conta bancária com acesso ao internet banking para pagamentos. Caso não possua, precisará pagar o boleto em um banco ou casa lotérica.
² Em que pese não ser necessário comprovar renda, o sistema do cartão irá realizar pesquisas de restrições e outros dados, podendo aprovar ou não seu cadastro.
Você já parou para pensar o porquê dos bancos fecharem às 16 horas? Saiba o segredo aqui
Desvantagens do cartão Digio:
- Cartão pode levar até 1 mês para ser entregue (contando 15 dias para aprovação e mais 15 para envio).
- Cartão Digio também não oferece pontos ou milhas (assim como o Nubank).
- Diferente do Nubank, por oferecer cartões Visa, não oferece também os pontos do MasterCard Surpreenda.
- Não existem seguros de viagem, locação de veículos, seguro saúde e outras vantagens de alguns cartões comuns.
- Não há crédito rotativo para quem quiser parcelar a fatura em atraso, o cliente terá que parcelar o valor.
Sobre o programa de pontos, a Livelo pode estar chegando no DIGIO, clique aqui e conheça
A não existência de crédito rotativo pode ser tanto positiva quanto negativa. Outros cartões, como o próprio Nubank, possibilitam que o cliente em dificuldade pague um valor mínimo na data de vencimento de sua fatura, pagando juros pelo restante até que haja quitação total ou parcial. Essa “vantagem” dá folego para muitos, mas também pode significar um grave endividamento, pois os juros são muito altos e é comodo não pagar o valor total ao final do mês.
Já no caso do cartão Digio que não oferece essa opção, assim que ocorrer o atraso o cliente terá que parcelar a dívida total, acordando uma taxa de juros no momento do parcelamento. A modalidade é parecida com uma renegociação da dívida, a diferença é que a fatura do cartão de crédito se torna um empréstimo pessoal com juros também bastante altos.
Além de um cartão de crédito, quem quiser ter uma conta bancária gratuita pela celular, com atendimento similar ao do Digio e Nubank, pode conferir o banco Neon.
Diferenças entre Digio e Nubank
Se você é daqueles que se importam com o tamanho da corporação por trás de um produto, e baseia sua confiança no “nome” por trás desse serviço, o Digio tem justamente isso ao seu favor. É propriedade da Holding Elo, que tem como “donos” ninguém menos do que o Banco do Brasil, Bradesco e a Elopar (que indiretamente é controlada também pela Caixa Econômica Federal).
Em conjunto, a Digio é de propriedade de alguns dos maiores bancos do mundo, e isso pode ser um aspecto importante dependendo do perfil do cliente.
Outra distinção, conforme já mencionamos, é a bandeira do cartão Digio, que é Visa, ao contrário do Nubank que só oferece MasterCard.
Isso faz diferença? Para os cartões “comuns” nas variantes oferecidas por Nubank e Digio, praticamente nenhuma. Nas variantes mais caras, como o Mastercard Black e Visa Infinite (que cobram anuidades próximas de 1.000 reais), existem diferenças nos seguros, salas VIP de aeroportos e outros benefícios oferecidos.
No caso do MasterCard da Nubank, existe o MasterCard surpreenda, que oferece alguns pontos que podem ser trocados por vantagens em certas lojas. Com a Visa não há tal benefício.
Quer saber a fundo todas as diferenças entre um cartão Visa e um Master? Clique aqui e confira
Ambas as bandeiras são aceitas nas mesmas maquininhas de cartão disponíveis no Brasil e no mundo, então dificilmente qualquer um deles deixará você na mão.
Outra diferença é a inexistência do sistema de convites, uma complicação do Nubank. Como o grupo Elo já tem vasta experiência na administração de cartões de débito e crédito (afinal, a marca já possui até bandeira própria internacional, testada nos Estados Unidos na última semana), não é necessário “testar” se o seu sistema comporta um grande número de cliente, como vimos no Nubank.
Quer tirar mais dúvidas? Confira aqui nosso especial completo sobre o cartão Nubank.
Quem é melhor, Nubank ou Digio?
Diante de todo o exposto e as diferenças entre ambos, ficou evidente que não existem distinções tão relevantes entre os dois cartões.
Concorrentes diretos, focam na simplicidade e gratuidade dos serviços básicos, com a vantagem para o Digio na inexistência de convites e maior “peso” da marca envolvida. Contudo, especialmente para os mais jovens, o imaginário de startups pode fazer a marca Nubank parecer mais interessante.
Os aplicativos utilizados pelos dois cartões também são muito parecidos e de uso simplificado, com vantagem leve para o Nubank, que oferece uma versão mais atualizada e leve de seu aplicativo (testamos as versões Android de ambos).
Se você não é do tipo de consumidor com dificuldades de controle financeiro, diríamos que o ideal seria carregar os dois cartões, afinal, não há custos de manutenção, emissão ou gastos mínimos.
Isso porque há a possibilidade de eventualmente um dos dois cartões ser recusado, devido a limitações da bandeira ou até mesmo pela falha de leitura ou de sistema de um deles.
Porém, como existem riscos em acabar perdendo um cartão, sofrendo assaltos relâmpago, ou ainda clonagem e fraudes online com cartões de crédito, recomendamos que você mantenha um dos cartões temporariamente bloqueado (o desbloqueio é feito de forma online no próprio aplicativo e funciona instantaneamente).