Inbound Marketing também é conhecido como “marketing de entrada”, “marketing de atração” ou ainda “novo marketing”. Basicamente, o objetivo do Inbound Marketing é trazer os clientes em potencial até você, ao invés do método tradicional que é ir atrás deles.
Sendo um dos principais braços do marketing digital, o inbound marketing vem atraindo a atenção de todos os profissionais do ramo e de empresas que percebem os enormes retornos que ações do tipo podem trazer.
Apesar de não se limitar a isso, inbound marketing está intimamente relacionado a técnicas de SEO e marketing de conteúdo. Criando conteúdo de qualidade com o qual seu público se interessa, você terá um fluxo constante de clientes em potencial e fortalecimento da marca.
Inbound vs Outbound Marketing
Outbound marketing é a maneira tradicional de se atrair a atenção do seu público: via interrupção. Ou seja, através de ações no intervalo comercial da TV, no meio de revistas, em banners, etc. No outbound marketing, buscasse a atenção do público. Cada vez mais o público é averso a esse tipo de ação.
Já no inbound marketing, a estratégia é inversa. Você cria conteúdo que seu público se interessa. Uma escola de inglês, por exemplo, poderia criar uma matéria sobre erros comuns que iniciantes cometem. É algo que pessoas querendo aprender ou aperfeiçoar seu inglês se interessariam, podendo matricular-se no curso.
Diversas pesquisas apontam para as vantagens do inbound marketing:
- 68% de pessoas que compram pela internet passam um bom tempo lendo conteúdo publicado por uma marca da qual se interessam. (TheCMA)
- 80% das empresas preferem receber informações via artigos do que propagandas. (ContentMarketingInstitute)
- 77% dos consumidores online preferem receber promoções através de notificações que permitiram por e-mail. (ExactTarget)
- 83% dos consumidores de tecnologia encontraram onde comprar através de buscas no Google. (MarketingSherpa)
- 84% das pessoas entrem 25 e 34 anos já abandonaram um site que gostavam por conta de propagandas intrusivas. (Mashable)
- 32% das empresas planejam cortar gastos em outbound marketing e realocar em inbound marketing. (InboundMarketingAgents)
- Ações de inbound marketing custam em média 61% menos que de outbound marketing. (HubSpot)
Como funciona o Inbound Marketing
Existem 5 etapas no Inbound Marketing: Atrair -> Converter -> Fechar -> Encantar.
1. A primeira etapa é atrair pessoas que estão propensas a se tornarem clientes. A maneira mais comum de conseguir isso é através de um blog com conteúdo de qualidade. Também há outros meios como redes sociais, podcasts, canais no YouTube, etc.
2. Em seguida, é necessário converter este visitante em um lead. Isso é, capturar o email do visitante e o que mais for possível em informações sobre ele. Isso geralmente é feito através de ofertas como ebooks, manuais, períodos de teste gratuitos, etc. O visitante precisa fornecer seus dados para receber essas ofertas.
3. Mas não dá para ganhar dinheiro apenas com ofertas gratuitas. Após conseguir o lead, está na hora de torná-lo um cliente. Isso é, fechar o negócio. Você pode usar as informações que conseguiu do lead para fazer uma proposta de negócio, personalizada ou não, através do e-mail fornecido.
4. Por fim, o propósito da fase Encantar é para tirar proveito dos clientes obtidos através de pesquisas e inclusive realizar ofertas de outros produtos ou uma categoria mais cara do produto que já foi vendido.
Você com certeza já foi alvo de campanhas de inbound marketing. É isso que está acontecendo sempre que você entra em um site e é pedido seu e-mail em troca de algum conteúdo exclusivo.
Outra forma bastante popular é através dos períodos de teste onde é necessário ou não já inserir um número de cartão de crédito. Leads que fornecem o número do cartão de crédito são mais qualificados, pois demonstram estarem ainda mais interessados no que está sendo ofertado.
Outra grande vantagem do Inbound Marketing é que você pode começar hoje, sem investimento financeiro, apenas doando um pouco de tempo. Basta ter algum conhecimento técnico, escrever bem e conhecer seu público.