Temos a imagem das startups sendo os melhores lugares do mundo para se trabalhar. Na internet, cinema e TV, frequentemente são retratados ambientes onde a diversão parece ser prioridade, e não o trabalho em si. Isso faz com que muitos tenham o sonho de trabalhar em startups.
Porém, como frequentemente é o caso, o que vemos por aí não retrata a realidade.
Startups, pelo menos as consideradas sérias, muitas vezes requerem mais de seus funcionários do que as empresas tradicionais. Também há o elemento fortíssimo da incerteza, algo inerente às startups.
Isso não quer dizer que você deva evitar trabalhar em uma startup. Também há muitos pontos positivos que precisam ser levados em consideração. Listamos os 5 principais fatores positivos que você deve pesar na hora da decisão, e também 5 negativos.
5 razões para não trabalhar em startups
Startups possuem algumas características que as definem e que podem simplesmente não representar o que você está buscando. Ao contrário do que muitos pensam, funcionários de startups geralmente trabalham mais do que outros, precisam lidar com múltiplas tarefas e responsabilidades, além de viverem em ambientes de extrema incerteza. Abaixo você pode conferir 5 pontos negativos e julgar se vale a pena ou não trabalhar em uma empresa assim:
1. Startups geralmente não dão certo
A triste realidade é que a cada 10 startups abertas 9 não dão certo de acordo com a Bloomberg. De um mês para o outro, todos os funcionários podem se ver desempregados e tendo todo o seu trabalho até aquele momento desperdiçado.
2. Você irá trabalhar duro
Startups se diferem de empresas tradicionais no sentido de que estão buscando soluções para problemas ainda não atendidos ou que podem ser atendidos de formas mais eficientes, não possuindo modelos de negócios já bem estabelecidos. Sendo assim, estão lutando contra o relógio para conseguirem se fixar no mercado antes do dinheiro investido acabar, e isso significa que trabalhar em startups geralmente significa mais horas e empenho do que em empresas tradicionais.
3. Tudo pode mudar de um dia para o outro
Se você está buscando estabilidade, não se dará bem com a realidade das startups. De um dia para o outro todo o dinheiro pode acabar (como com o investidor decidindo abandonar o projeto) ou a startup se tornar algo completamente diferente do que era o planejado porque as coisas não estavam dando certo.
4. Todos fazem de tudo
Algumas pessoas se dão bem ao executar tarefas de diferentes naturezas, mas se você não é uma delas, também é um sinal de que startups não são para você. Principalmente nos primeiros meses/anos, todos os envolvidos acabam tendo os mais variados tipos de responsabilidades, desde fazer o café até cuidar de um departamento completamente diferente da sua área.
5. Você provavelmente ganhará menos e talvez não receba o prometido
Como precisam economizar cada centavo possível, startups geralmente oferecem cargos com nomes chamativos e equidade no lugar de salários altos. Na cabeça de muitos, isso significa ficar rico depois de alguns anos quando a startup decolar. Mas como vimos, esse geralmente não é o caso.
5 razões para trabalhar em startups
Como tudo na vida, se existem aspectos negativos também existem positivos para pesar na hora de tomar essa decisão. Alguns dos pontos negativos que listamos acima também representam alguns dos positivos abaixo. Já vimos para quais tipos de pessoas empregos em startups não são indicados, agora vamos veremos o oposto:
1. Caso a startup dê certo, você pode sair rico – muito rico
Se você ainda é jovem, não possui grandes responsabilidades como a sustentar os filhos e coisas do tipo, talvez os riscos envolvidos em trabalhar em startups não sejam tão proibitivos. Grande parte dos primeiros funcionários do Google, Facebook, Uber e incontáveis outras possuem hoje verdadeiras fortunas. Se você gosta de se aventurar e acredita no potencial da startup, esse pode ser o passo mais importante da sua vida.
2. Ótimo para quem quer fugir da rotina e do tradicional
Os Millennials (ou Geração Y, como preferir) são muito mais avessos ao trabalho tradicional do que as gerações passadas. Startups são caóticas, nenhum dia é igual ao anterior, e enquanto isso é um ponto negativo para alguns, é o ideal para outros.
3. Seu trabalho será de grande importância
O trabalho que você desempenhará em uma startup terá significado real, importância para o presente e futuro do negócio. O sentimento de que uma sugestão pode transformar completamente a realidade da startup e de potencialmente milhões de pessoas é algo que a absoluta maioria dos funcionários públicos ou de empresas tradicionais multinacionais jamais terá, por exemplo.
4. Sempre haverá novos desafios
O ambiente de incertezas por conta da busca do modelo de negócios ideal e a nova solução de algum problema também tem seu lado positivo. Isso é especialmente verdade para quem gosta de desafios. Novos problemas que precisam ser solucionados aparecem constantemente em startups, e isso é um fator de motivação incrível dependendo do seu perfil.
5. Você provavelmente voltará para casa mais satisfeito
É claro que existem exceções, mas em geral, por ter seu trabalho tendo importância e estar envolvido em algo que pode transformar o mundo, trabalhar em startups geralmente gera maior satisfação pessoal. Isso não quer dizer que você não terá dias ruins, já que terá que trabalhar duro e em alguns dias, nada parece dar certo. Se de fato fazer parte de algo com significado é algo que você busca, startups são sua melhor alternativa.