Muitos empreendedores sonham em ver seus negócios aparecendo em veículos como UOL, Globo, EXAME, IstoÉ, InfoMoney, programas de TV, rádio, enfim, qualquer mídia que possa gerar maior exposição, atrair novos clientes e contribuir com o branding.
Apenas uma publicação em algum desses veículos pode significar tudo para um novo negócio. Além de ter sua marca exposta a milhares de pessoas pela divulgação, muitos outros veículos acabam repassando a publicação original.
Por isso, uma das principais estratégias de marketing é através de PR (Relações Públicas). O problema é que na maioria das vezes é necessário ter um significativo orçamento para contratar uma agência de comunicação especializada.
Porém, existem maneiras de você mesmo conseguir isso sem precisar contratar uma agência. Com esses três passos simples e práticos, seu negócio poderá aparecer em grandes veículos sem gastar milhares de reais. Na realidade, é basicamente isso que as agências de comunicação fazem, mas cobrando caro.
Primeiro passo: crie uma história interessante sobre seu negócio
Dezenas de negócios surgem todos os dias no Brasil, então como o jornalista escolhe sobre qual escrever?
Você deve entender que o jornalista não trabalha para você e sim para o veículo em prol dos leitores. Ou seja, ele vai escolher um caso sobre o qual possa escrever uma história que seja interessante ao público.
Seu papel nesse primeiro passo é criar uma lista de histórias, diferentes narrativas, sobre sua empresa. Cada uma delas deve ter uma abordagem diferente. Vamos supor que sua empresa tenha criado uma máquina inovadora de fazer pães:
Exemplo 1: Empresa x quer revolucionar a forma como padarias fazem pão
Exemplo 2: Empresa x desafia o tradicional mercado de pães com máquina mais eficiente
Exemplo 3: Após perder seu emprego, homem de 35 anos cria máquina que está mudando como padarias funcionam
Em cada um dos exemplos, a abordagem sobre a empresa é diferente. No primeiro o foco é no método de fabricação; no segundo é no mercado de pães; no terceiro é na história pessoal do fundador.
Dicas:
- Ao invés de utilizar o termo “empresa”, pense em divulgar seu negócio como uma startup, que é um termo mais chamativo hoje em dia. Mas tenha o cuidado de entender as diferenças entre negócios tradicionais e startups.
- Escreva pelo menos 10 versões diferentes de como descrever seu negócio e escolha a melhor pensando no que vai atrair a maior atenção por parte do público.
- Cada veículo possui uma linha editorial própria. Alguns focam mais no aspecto humano, outros no negócio, etc. A escolha de qual versão você vai enviar para cada um faz toda a diferença.
Segundo passo: encontre jornalistas que escrevem sobre sua área
Se você está no mercado alimentício, de nada adianta você enviar um email para um jornalista que só escreve sobre turismo. É importante entrar em contatos com jornalistas que escrevem sobre sua área de atuação de uma forma ou de outra.
Você deve mirar jornalistas que escrevem para médios e grandes veículos. Você terá mais chances de conseguir aparecer em pequenos blogs, mas aparecer em 10 deles não tem o mesmo impacto que em 1 grande. Existem exceções, como blogs especializados na sua área, que podem até dar resultados melhores do que grande veículos gerais.
Essa etapa é um pouco chata, mas para conseguir completar esse passo você deverá procurar manualmente a informação de contato de cada jornalista acessando os sites dos veículos que quer aparecer. A maioria desses sites possuem páginas específicas com essas informações.
Dicas:
- Qualquer negócio pode tentar aparecer em sites de negócios, mas você pode ser criativo e montar uma narrativa que encaixe em outros tipos de veículos. Por exemplo, você pode explicar por que os pães feitos por sua máquina são mais saudáveis e tentar ser publicado em sites sobre saúde, bem-estar, etc.
- Infelizmente no Brasil não temos bancos de dados com contatos de jornalistas tão completos quanto lá fora, mas sempre há maneiras para entrar em contato. Caso você não consiga encontrar um email ou formulário de mensagem, parta para redes sociais, especialmente o LinkedIn.
Terceiro passo: escreva mensagens personalizadas para cada jornalista
O terceiro e último passo é entrar em contato com os jornalistas que você selecionou e enviar a história que achar mais relevante. Esse passo também é o mais decepcionante, já que muitas vezes você ouvirá não ou nem receberá respostas.
Contudo, há maneiras de melhorar suas chances e a principal é escrever mensagens personalizadas para cada jornalista. Enviar emails em massa com dezenas deles em cópia é uma ótima maneira de ir direto para a caixa de spam.
As caixas de emails de jornalistas são bombardeadas diretamente com dezenas de agências enviando sugestões de pautas. A sua precisa se destacar de alguma forma, e uma ótima maneira para isso é sendo escrevendo algo personalizado.
Dicas:
- Cite e elogie em sua mensagem algum artigo que o jornalista já escreveu e que é de alguma forma relacionado com o que você está apresentado. Ou seja, use esse artigo como uma ponte para seu próprio negócio.
- Não seja excessivamente bajulador. Jornalistas, assim como todos nós, gostam de ter seus trabalhos valorizados, mas também conseguem identificar quando alguém está fazendo algo apenas para agradar.
- Seja direto, jornalistas são pessoas ocupadas e recebem muitas sugestões de pauta, então vá direto ao ponto.
Dicas finais:
- Se você não confia na sua redação, peça para alguém que confie ou contrate um freelancer para escrever. Mas tenha cuidado com quem cobra muito barato.
- Tenha sempre o ponto de vista do jornalista. Escreva algo que vai fazer ele parecer inteligente por publicar sobre e que vai atrair boa audiência.
- A maioria dos jornalistas irão pesquisar sobre você e sua empresa no Google e redes sociais. Tenha certeza que não exista nada comprometedor no Facebook e capriche no seu perfil do LinkedIn.
- Não se fruste ao não receber respostas. Como já citamos, eles recebem incontáveis sugestões de pautas. Demorar para receber uma resposta não significa necessariamente que você falhou.
- Continue tentando. Alguns jornalistas preferem ter algum tipo de relacionamento com a pessoa antes de escrever sobre ela ou seu negócio. Conforme você vai escrevendo e tentando, o jornalista vai lembrar mais de você, aumentando suas chances;
- Nunca dependa apenas de uma estratégia de marketing. Continue sempre estudando e buscando maneiras de fazer sua empresa crescer, como Growth Hacking.
Por fim, uma última observação sobre essa estratégia: você não tem absolutamente nada a perder. Mesmo que não consiga aparecer em nenhum dos veículos que queria, pelo menos já estará no subconsciente de todos que você entrou em contato.