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4 sinais de que você é um péssimo líder

péssimo líder

Uma das maiores dificuldades dos grandes talentos que surgem nas empresas e tentam uma carreira próspera como líderes é a forma ideal de lidar com seus subordinados.

Ser um bom líder não é tarefa simples. Há uma série de características que um chefe precisa adquirir e trabalhar para se tornar um grande líder.

Do outro lado, é muito mais fácil ser considerando um péssimo líder, bastando algumas atitudes sutis que podem estar passando despercebidas por você na correria e pressão do dia a dia.

Um líder precisa de humildade para reconhecer suas virtudes e seus defeitos

Se você já teve um desses líderes terríveis, provavelmente sabe que os funcionários não são inspirados a fazer o seu melhor, além de outras consequências péssimas para sua carreira e os resultados de sua empresa.

Você pode pensar que a sua dinâmica de trabalho é perfeita, afinal, você chegou até uma função de liderança graças ao seu histórico positivo. Mas é importante nunca esquecer que precisamos sempre estar atentos às nossas atitudes e necessidades de adaptação e mudanças constantes.

Para te ajudar nesta tarefa de autoavaliação, apresentamos hoje 4 sinais sutis de que você está agindo como um péssimo líder:

1. Você não confia em seus subordinados

Muitos líderes cometem o erro de se considerarem tão superiores aos demais, que certas atividades só poderiam ser desempenhadas por si próprios.

Tal atitude leva a pelo menos duas consequências muito graves: ou o líder fica sobrecarregado e não consegue entregar o trabalho com a qualidade necessária; ou sua equipe percebe que não o chefe não confia em seu potencial, diminuindo ainda mais sua motivação e autoconfiança.

Se você perceber que vem centralizando as atividades em torno de si, reavalie se o problema está de fato na capacidade de seus subordinados. Caso o problema seja com eles, estude a troca por profissionais que julgue realmente capacitados em desempenharem as funções que você precisa.

Se mesmo assim você julgar que não existe ninguém capaz de realizar suas tarefas tão bem quanto você, acredite, o problema não está nos outros.

Confiar nos empregados para atividades realmente complexas, mesmo que você tenha que gastar bastante tempo apoiando-os, demonstrará que você confia neles, aumento a autoestima e estimulando na busca pelo crescimento na empresa.

2. Você não respeita os limites de seus empregados

Mesmo quando você identifica que um empregado é acima da média e que parece não possuir limites em relação ao que pode fazer e sua dedicação à empresa, nunca esqueça que todos possuem limites pessoais que precisam ser respeitados.

Enquanto líder é seu papel descobrir a melhor maneira de motivar seus subordinados a entregarem o máximo que podem, dentro de tais limites, evitando assim doenças, afastamentos e insatisfação pessoal com as atividades do dia a dia e suas carreiras.

Forçar empregados a trabalharem até a exaustão física e mental pode trazer resultados no curto prazo, mas prejuízos na sequência devido a afastamentos, licenças médicas e pedidos de demissão.

ser um ótimo líder

3. Você não sabe se comunicar com a equipe

A comunicação é a chave para o bom funcionamento de uma equipe.

Se você está com dificuldades em se fazer entender, seja por e-mail, pessoalmente ou via mensagens de texto – pode ser que esteja sendo visto como um péssimo líder por sua equipe.

Existem também os líderes reativos que costumam agir apenas quando certas situações já se tornaram urgentes. O resultado é a pressa na comunicação das ordens, que surgem como verdadeiros gritos perante a equipe, carentes de qualquer clareza ou objetividade.

A comunicação correta cria um ambiente empresarial mais confortável, tornando o trabalho de seus funcionários mais claro e com objetivos melhor definidos.

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4. Você nunca valoriza sua equipe

Reconhecer um empregado é muito importante, mas nem todos sabem como o fazer de forma adequada.

Existem chefes que agradecem absolutamente todos os atos positivos dos seus empregados, pois assim julgam que motivarão ao máximo a equipe a manterem tal reconhecimento.

Outros acham que ao valorizar coisas consideradas mais simples, aumentarão demais o ego dos empregados, tornando-os acomodados.

Os empregados mais jovens, especialmente da geração Y, não querem ser bajulados: eles esperam autenticidade tanto de chefes, quanto dos colegas e clientes.

Agradeça de forma autêntica, aquilo que reconhecidamente você tenha percebido que seu empregado foi além de apenas sua obrigação e rotina mínima diária. Assim o funcionário perceberá que seu esforço está sim sendo observado pelo chefe, mantendo e estimulando sua motivação.