Os brasileiros estão cada vez mais aderindo ao Instagram, que por sua vez está se tornando uma grande força no mundo do marketing. De acordo com dados do ano passado, a rede social já conta com mais de 30 milhões de usuários ativos no Brasil, uma parcela significativa dos 400 milhões de usuários.
O que isso significa? Que o melhor momento para tirar proveito disso é agora. Antes, o público não era tão significativo e a plataforma ainda não era tão arrojada. Pode parecer difícil, mas os mais atentos às oportunidades já descobriram algumas formas de ganhar dinheiro no Instagram, e essas são 7 delas.
Não esqueça das outras redes sociais
Mesmo que você tenha uma conta com centenas de milhares de seguidores, se as empresas que querem trabalhar com você não puderem te encontrar em outros lugares, de nada vai adiantar.
O LinkedIn certamente é o principal. A plataforma rapidamente se tornou o maior ponto de encontro entre profissionais. Sempre que alguém quiser fazer negócio com você, verificará se você está no LinkedIn. Por isso também é importante saber como montar um bom perfil por lá.
Seja um influenciador de verdade
A forma mais popular de ganhar dinheiro com redes sociais é sendo um influenciador. No Brasil, temos grandes exemplos disso, sendo o Azaghal e Jovem Nerd alguns dos maiores expoentes. Quem segue o trabalho desses nerds já percebeu que eles conseguem fechar negócios publicitários para grande parte de seus programas, seja no podcast ou canal do YouTube.
Qual o segredo? Conseguiram criar um público extremamente fiel, seguidores no sentido literal da palavra. É por isso que conseguem fazer mais dinheiro apenas com o canal do YouTube do que outros que têm o dobro de “seguidores”.
E é justamente isso que as marcas amam! Se você consegue atingir significativamente um grupo de pessoas, mesmo que não seja muito grande, é provável que alguma marca tenha interesse em anunciar com você.
Venda suas fotos para marcas que querem usá-las
A venda de fotografia é um negócio antigo, mas o Intagram trouxe uma nova maneira de lidar com isso. A grande vantagem da plataforma é que ela mostra quais fotografias tem maior impacto no público.
Isso também vale para quem não é profissional da área. Se você simplesmente gosta de tirar fotos com seu smartphone, por que não tentar tirar uma grana ao mesmo tempo?
Existem marketplaces voltados justamente para isso, como o Foap. Basta criar uma conta grátis, criar seu perfil e montar seu portfólio para atrair clientes. Existem também as “missões” que empresas publicam, eles são os projetos melhores pagos. Infelizmente o site não está disponível em português, mas como os pagamentos são feitos via PayPal, os brasileiros também podem participar.
Ganhe comissões vendendo produtos de terceiros
As comissões são um dos métodos mais antigos de ganhar dinheiro com blogs e YouTube, e no Instagram não seria diferente. Basicamente, você recebe uma comissão a cada venda realizada a partir de você.
Se seu perfil no Instagram é sobre algo específico, suas chances melhoram. Por exemplo, se você é conhecido no Instagram por suas fotos andando de skate, pode buscar lojas que vendem produtos esportivos para sugerir aos seus seguidores. Quando um deles realizar uma compra, uma porcentagem do valor será sua.
Ter uma conta sobre um assunto específico não é requisito. Caso você simplesmente tenha uma base grande de seguidores, pode tentar qualquer produto. Que tal usar uma camiseta que sabe que vai atrair atenção e na descrição colocar o link comissionado para quem ficar interessado comprar?
Use seu Instagram como marketing para seu negócio
Caso você já tenha um negócio digital, um blog, canal no YouTube, ou mesmo um negócio tradicional, pode usar o Instagram como uma plataforma de marketing.
O conceito é basicamente o mesmo que o de marketing de conteúdo. Ao identificar quem é o público alvo do seu negócio, basta começar a publicar imagens que interessem a eles e de vez em quando, postar uma oferta de seu produto.
Você também pode usar o Instagram para fidelizar ainda mais seus clientes já existentes. Algo que está cada vez mais popular são as fotografias “dos bastidores”. Ou seja, mostrando o dia a dia da empresa, o que ajuda a personificar a marca.
Venda contas do Instagram
Apesar de ser uma prática um pouco cinza, é muito popular. Vemos isso acontecendo desde a época do Orkut, se popularizando ainda mais com o Facebook e pode ser uma forma muito lucrativa de ganhar dinheiro no Instagram.
Qualquer empresa que está pensando em começar sua conta no Instagram quer já ter desde o primeiro momento um bom número de seguidores, principalmente por questões de aparência.
Se você tem uma conta popular, talvez consiga achar uma marca disposta a lhe dar um bom dinheiro por ela. A prática é tão lucrativa que algumas pessoas vivem apenas disso! Uma conta pode valer desde US$ 10 a US$ 10 mil em sites como o ViralAccounts.
Publique frequentemente para ter um bom número de seguidores
Todas essas formas de ganhar dinheiro no Instagram dependem do tamanho de sua base de seguidores. Sem eles, nada vai funcionar. Por isso é importante manter um cronograma de publicação. Para algumas contas, 1 vez por dia basta, para outras 5 talvez seja o ideal.
Ou seja, você vai precisar testar o que funciona melhor no seu caso. Quando atingir 5 mil seguidores, as coisas vão começar a melhorar já que você cria um potencial viral maior já que o crescimento nas redes sociais é exponencial.