A liderança pode ser tanto um traço nato da pessoa, como pode ser aprendida e desenvolvida. Mesmo quem nasce com tal característica deve sempre a estar polindo. Geralmente não pensamos muito sobre isso, o que nos deixa em uma posição desvantajosa quando recebemos uma promoção ou abrimos uma empresa e temos que nos perguntar: como liderar uma equipe?
Gerir pessoas é um desafio e tanto por dois fatores principais: cada pessoa é diferente e as circunstâncias mudam constantemente. Liderar uma equipe de cinco pessoas que tem o mesmo perfil psicológico durante uma fase economicamente boa é obviamente mais fácil que o oposto, que é também muito mais comum de ocorrer.
Existem diversos cursos de liderança que podem ser feitos, e muitos deles são realmente bons. Mas existem alguns fundamentos em comum em todos esses cursos, abaixo você confere 7 deles que o tornarão um líder melhor, seja você iniciante ou um profissional experiente.
Não cobre mais dos outros do que cobra de si mesmo
Não há nada mais desmotivante para uma equipe do que ser muito mais cobrado do que o próprio líder produz. Se você acha que apenas pressionando seus subordinados enquanto fica com os pés em cima da mesa vai produzir resultados, está enganado. Mesmo que produza, será abaixo do que poderia ser e não por muito tempo. Você deve sempre dar o exemplo. Você precisa incorporar o modelo que espera dos outros membros de sua equipe. Todos os CEOs de grandes empresas trabalham mais que seus funcionários.
Confie em sua equipe
Um dos maiores causadores de baixa performance é a falta de confiança por parte do líder. Isso não quer dizer que você deve deixar todos fazerem o que querem, da forma que querem e quando desejam, porque se esse fosse o caso, sua pergunta deveria ser a seguinte: como liderar uma equipe que não precisa de liderança? Mas quando algo é estipulado, deve confiar que o trabalho será bem feito. Até porque, se não foi bem feito é porque você não instruiu corretamente ou talvez esteja na hora de buscar um novo funcionário.
Confie em si mesmo
Autoconfiança é um dos pilares para quase todo tipo de habilidade, principalmente na liderança e marketing pessoal. Você deve confiar no que diz, pois se você não, quem irá? Isso não quer dizer que você não deva aceitar críticas, só que aí, você deve ter confiança na sua mudança de postura. A confiança também é importante para você manter sua coerência, conforme veremos mais abaixo.
Abrace a responsabilidade
Qualquer posição de liderança está atrelada a uma grande responsabilidade, inclusive a de atribuir corretamente a responsabilidade de cada integrante da equipe. Isso é fundamental pois ao repassar um pouco disso para cada um, todos se sentirão parte importante do processo, elevando a produtividade geral. Mas isso não tira a importância de aceitar que em caso de resultados abaixo do esperado, você precisa assumir a maior parte culpa.
Aja de acordo com a situação
Você pode até ter feito um bom trabalho durante um período positivo, mas como liderar uma equipe durante uma crise interna? Qualquer organização passa por momentos diferentes no prazo de um ano. Startups, ao contrário de empresas tradicionais, trabalham com incertezas enormes, podendo passar por situações completamente opostas diariamente. O líder precisa identificar qual tipo de liderança a situação pede e agir de acordo.
Seja coerente
O item anterior pode dar a impressão de que é aceitável que a postura do líder mude radicalmente a qualquer momento, mas esse não é o caso. O líder precisa ter, e comunicar, uma visão clara dos objetivos, sem mudar de ideia toda hora, mesmo que sobre coisas pequenas. Quem nunca apresentou algo que foi pedido apenas para ouvir que aquilo já não importava mais? Isso é péssimo para a estima do grupo. Você como líder deve sim agir de acordo com a situação, mas a visão não pode mudar, a não ser em momentos extremos.
Comunicações abertas
Antigamente, a comunicação aberta entre chefes e funcionários não era tão importante para obter bons resultados. Isso, porém, mudou drasticamente nos últimos anos. Você deve ouvir as reclamações, pedidos e sugestões dos liderados. Se um pedido não lhe parece razoável, explique o motivo. Se concorda, parabenize pela boa visão e dê os créditos. Reconhecer o bom trabalho é uma das melhores ferramentas no arsenal de qualquer líder. Tomar o crédito para si próprio é uma ótima maneira de ser tornar um péssimo chefe.