A vida pode se tornar muito dura para quem vive em um país em crise e que não sabe como economizar dinheiro.
Sabemos o quão difícil é guardar uma parte do salário e montar um fundo de emergência, mas sabemos que sofrer com a falta de dinheiro é muito mais doloroso.
Mas devemos lembrar que quem poupa pensando nas horas mais difíceis que podem aparecer, vive uma vida mais tranquila. Economizar dinheiro é um processo parecido com uma dieta alimentar: requer disciplina e foco e após um tempo, se torna rotina.
Portanto, vamos apresentar dicas de como economizar dinheiro em tempos de crise, conseguindo ter segurança para seguir em frente sem medo de eventuais percalços.
Organize sua vida e mude seu hábitos
Organizar apenas suas contas ao fim do mês não é o bastante para começar a criar o hábito da economia de dinheiro.
O que você precisa realmente fazer é organizar sua vida, pois ao parar para refletir sobre seus gastos e hábitos diários, encontrará várias coisas que fazem mal não só para seu bolso, mas também para sua saúde.
Comece olhando para sua alimentação: quando vai a um restaurante por quilo ou Buffet livre, você come aquilo que realmente precisa ou exagera e experimenta tudo que pode? Ninguém é obrigado a passar fome ou restringir sua alimentação para economizar alguns centavos, mas cuidar da sua saúde pode render muitas economias com medicamentos e nutricionistas, além de prolongar sua vida e disposição para trabalhar melhor.
Dicas para economizar dinheiro cortando gastos diários
Pague suas contas com dinheiro
O ser humano parece inconscientemente dar mais valor ao dinheiro vivo do que aos meios de pagamento virtuais, como os cartões de crédito ou débito. Ou seja, fica mais propenso a gastar ao não ver o dinheiro vivo saindo do bolso.
Portanto, experimente utilizar dinheiro vivo para as pequenas compras diárias, em mercados, padarias, quitandas, etc. Por saber exatamente quanto você possui na carteira, automaticamente irá economizar e dar preferência ao que realmente precisa.
Porém, nunca ande com volumes consideráveis de dinheiro com você. Pense sempre em sua segurança.
Aplique qualquer quantia na poupança ou em fundo de investimento
A maioria dos fundos de investimentos comercializados pelos grandes bancos aceitam pequenos valores de aplicação e elas podem ser feitas por seu aplicativo no celular. Esperar para juntar quantia maiores pode ser uma cilada para você, que ao ver o dinheiro “de sobra” pode resolver gastá-lo com algo que não precisa.
Se você não tem dívidas, sempre que notar ao fim do dia que economizou com algo importante, não perca tempo e aplique em sua poupança ou fundo. Isso fará com que você não direcione sua economia para outra coisa supérflua.
Caso esteja devendo para bancos ou cartões de crédito, tudo que puder economizar deverá ser destinado a diminuir ou quitar sua dívida. Praticamente não existem investimentos que paguem mais do que os juros cobrados por essas instituições.
É iniciante no assunto? Confira nossa matéria sobre investimentos para iniciantes com diversas dicas e explicações.
Utiliza cartão de crédito? Aproveite melhor suas milhas
Se você faz uso constante do cartão de crédito e ele oferece um programa de milhas, tome muito cuidado para fazer o melhor uso possível delas.
Jamais perca o prazo de validade (que costuma ser de 24 meses) e fique sempre atento às promoções de passagens aéreas, tanto se você as usa para trabalho quanto para as futuras férias. Quem planeja seus gastos antecipadamente, quase sempre economiza e muito.
Peça mais coisas emprestadas
Você possui muitos amigos e eles gostam de você? Faça como os habitantes de países desenvolvidos e crie o hábito de emprestar coisas dos outros e para os outros.
Afinal, será que vale a pena comprar um martelo, cerrote, furadeira ou jogo de chaves apenas para usar uma ou duas vezes por ano?
Além de custarem dinheiro, ocupam espaço, perdem o valor rapidamente e podem estragar devido a falta de uso.
Esqueça seu celular de conta. Use um pré ou controle
Um dos vilões do orçamento de qualquer brasileiro é a conta do celular. Como um plano pós pago não possui limites, a tendência é alongar conversas e gastar muito mais do que se deve.
Atualmente, muitas pessoas nem ao menos usam os planos de voz que antes eram primordiais. Aplicativos como o Whatsapp, Skype, Viber e Facebook Messenger (entre tantos outros) possibilitam ligações de qualidade via WiFi, não gerando gastos extras.
Estude optar por um plano pré pago ou caso suas necessidades de pacote de dados não sejam satisfeitas, um plano do tipo controle.
Use a internet a seu favor
Mesmo que você seja do tipo que prefere testar um produto e comprá-lo em lojas físicas (especialmente aqueles de maior valor), nunca tome uma decisão antes de consultar a internet.
Serviços como o Buscapé ou Zoom mostram os preços médios e mais baixos em todas as lojas de confiança na internet.
Com o tempo você perceberá que ao comprar em uma loja, estará pagando de 10 a 25% a mais em produtos de todos os tipos, que correspondem aos gastos com aluguel e comissão de vendedores, os quais são minimizados na internet.
Ocupe sua rotina com programas sem custo e saia menos
Muita gente troca um passeio no parque por um passeio no shopping apenas por questão de hábito e comodismo. O resultado é geralmente compras desnecessárias, pois esses ambientes são projetados para te convencer que você precisa sempre aproveitar as ofertas.
A volta no parque melhora seu humor e saúde. Vai ao cinema várias vezes por semana? Troque algumas dessas sessões por um filme no conforto de sua casa, mesmo que ele seja mais antigo. Boas opções não faltam.
Dependendo da distância do cinema até sua casa, você terá gastos com combustível, estacionamento, ingresso, pipoca e bebida à preços exorbitantes. Cada vez que você opta por fazer um programa em casa, multiplica sua economia e deixar de ter gastos não previstos em seu orçamento. Tenha essa economia clara em sua cabeça e logo direcione-a à um fundo de investimento ou poupança, evitando gastar com outra coisa que não precisa.
Aguarde o filme ser lançado em serviços sob demanda, por exemplo. A locação é muita barata e costuma estar disponível duas semanas após o filme sair de cartaz.
Cuidado com as assinaturas
O modelo de assinatura é muito antigo e busca fazer com que você se acostume com uma despesa, mesmo que com o tempo ela se torne desnecessária para você.
Assinar jornais e revistas só valem a pena atualmente se você realmente parar para ler todas as edições. Caso contrário, elimine essa despesa de sua vida e use a internet para se informar. Se nem todas as fontes são de confiança, ao menos você pode contar com uma quantidade enorme de opiniões e pontos de vista diferentes. Aproveite a internet em favor de seu bolso.
Outro modelo de assinatura que faz sucesso e consome a renda das pessoas são a de serviços como TV por assinatura (e pacotes adicionais), serviços de streaming de vídeo (como Netflix) e serviços de streaming de música (Play Music ou Spotify). Todos eles oferecem um período de desconto e depois iniciam seu fluxo de cobrança.
Pare e analise duas coisas: os débitos mensais que você possui em sua(s) conta(s) corrente(s) e em seguida verifique quais desses serviços ainda você realmente utiliza em sua totalidade. Cortar uma despesa inútil de R$25 mensais pode parecer insignificante em um mês, mas representa uma economia de R$1.850,00 em 5 anos, caso você destine o dinheiro para uma poupança.
- Veja também: Como criar o hábito de poupar
Parece pouco? Pense que esse foi apenas UM corte realizado em sua rotina de gastos.