Inteligência emocional é o nível de capacidade de uma pessoa para reconhecer e saber lidar com suas próprias emoções. Pessoas com alta inteligência emocional fazem decisões melhores, possuem maior capacidade de planejamento e por consequência, atingem muito mais facilmente seus objetivos.
Esta é uma das principais características dos grandes empresários, mas a verdade é que absolutamente todos podem se beneficiar enormemente ao saber lidar melhor consigo mesmo. Ao contrário do que a maioria pensa, emoções não estão completamente fora do nosso controle. Podemos, inclusive, tirar proveito dessas emoções de forma estratégica.
Confira essas 5 maneiras práticas de melhorar sua inteligência emocional que você pode começar a praticar agora mesmo.
1. Reflita sobre suas próprias emoções. Identificar quais emoções geralmente o afetam, é o primeiro passo para lidar com elas e controlá-las. Por exemplo, se você sabe que quando alguém te liga você você acaba ficando nervoso, poderá se planejar para lidar melhor com isso e evitar pensamentos negativos, que inclusive modificam fisicamente seu cérebro.
2. Esteja alerto. Mesmo quem vive nas rotinas mais fixas também experienciam emoções que não eram possíveis antecipar. Por isso, você deve estar sempre atento para sua situação emocional presente. Autorreflexão é uma das atividades mais indicadas para pessoas que precisam fazer grandes decisões diárias, e você também pode se beneficiar com isso.
3. Peça a perspectiva de outros. Assim como nossa voz soa diferente para nós mesmos do que para outros, também nos vemos de forma diferente. Dependendo da situação, você pode ter uma impressão de si completamente destoante da realidade. Então pergunte para alguém que você confia o que pensa sobre seu estado atual e as formas que reage a certas emoções.
4. Saiba pausar o momento. Essa é uma técnica que não é tão simples de aprender mas é uma das maiores ferramentas para agir corretamente, independente da situação. Basicamente, você precisa conseguir fazer uma pequena pausa mental antes de fazer algo. Em alguns casos é mais simples, como conseguir fazer uma pausa e avaliar a situação antes de responder a um comentário ofensivo. Em outros casos, como negociações, você precisará ter praticado bastante a técnica pois as pausas terão que ser menores.
5. Mande em você mesmo. Quando paramos para analisar, é realmente assustador o poder que outros têm sobre nós. Você com certeza consegue listar diversas coisas que outra pessoa pode fazer ou falar que vão lhe deixar nervoso, por exemplo. O segredo é conseguir deixar o que outros falam, fazem ou pensam de lado. Afinal, pensando de forma lógica, o que você vai ganhar ao sentir emoções negativas? Nada, mas a outra pessoa sim. Esse é um dos principais passos para ter um bom marketing pessoal, o que hoje em dia é essencial.
A prática leva à perfeição!
Uma pessoa se torna mais inteligente ao estudar, certo? É o mesmo com sua inteligência emocional. Você precisa refletir sobre suas emoções, aprender a identificar e lidar com elas, e o mais importante, praticar.
É o mesmo com qualquer outro tipo de habilidade, quanto mais se pratica, melhor fica naquilo. A perfeição não será atingida, por isso a prática precisa nos acompanhar durante toa da vida proporcionando uma grande evolução em todos os aspectos.
Assim, você poderá usar suas emoções em seu favor ao invés do contrário.