Conselhos Você em alta

Reclamar é terrível para você, afirma a ciência

Se sentindo mal

Por que as pessoas reclamam? Com certeza não para torturar os outros com sua negatividade. Quando a maioria de nós reclama, o objetivo é descarregar. Ao expressarmos nossas emoções, nos sentimos melhor, ou assim pensamos.

Mas cientistas sugerem que existem alguns erros sérios nessa linha de raciocínio. Para começar, além de expressar negatividade e não nos fazer sentir melhor, também tende a fazer os outros ao redor sentirem-se mal.

“Pessoas não soltam puns no elevador mais do que o necessário. Descarregar raiva é… similar a puns emocionais em um ambiente fechado. Soa como uma boa ideia, mas é o oposto”, diz Jeffrey Lohr, psicólogo especialista na área.

Ok, então reclamar é ruim para seu temperamento e o temperamento de seus amigos e colegas, mas essa não é a única consequência da negatividade. Aparentemente, também é algo ruim para seu cérebro e saúde. É, isso mesmo.

Steve Parton, um autor e estudante da natureza humana, explica na Psych Pedia que reclamar não apenas altera seu cérebro de forma negativa como também tem repercussões negativas em sua saúde mental. Alias, ele diz até que reclamar pode literalmente matar. Essas são três das maneiras que ele diz que reclamar pode prejudicar sua saúde:

1. Sinapses ativadas se alinham

sinapses

Essa é uma das primeiras lições que estudantes de neurociência aprendem, de acordo com Parton. “Pelo seu cérebro existe uma coleção de sinapses separadas por espaços vazios, chamadas fendas sinápticas. Quando você tem um pensamento, uma sinapse envia uma substância química pela funda sináptica à outra sinapse, assim criando uma ponte que sinais elétricos podem passar, levando sua carga com a informação relevante sobre o que você está pensando”, explica Parton.

“Aqui está a questão”, ele continua. “Toda vez que essa carga elétrica é ativada, as sinapses ficam mais próximas para diminuir a distância que a carga deve percorrer… O cérebro está transformando seus próprios circuitos, fisicamente se transformando, para tornar mais fácil e provável que as sinapses corretas compartilhem a mesma ligação química e assim se ativem em conjunto — de fato, tornando mais fácil que o pensamento seja ativado.”

Resumindo, ter um pensamento faz com que seja mais fácil que você o tenha novamente. Isso não é uma boa notícia para quem está se sentindo sempre pra baixo. E a coisa ficar ainda pior.

Além de pensamentos negativos tornarem mais fácil que outros pensamentos negativos ocorram, eles também tornam mais provável que você os tenha de forma aleatória, andando pela rua, por exemplo.

Em outras palavras, pensar negativamente toda hora faz com que você desenvolva uma personalidade realmente negativa.

Parton explica como essas sinapses se aproximando resultam em uma visão geral da vida mais pessimista: “Pela repetição de pensamento, você aproxima o par de sinapses que representam suas tendências [negativas] cada vez mais, e quando chega a hora de você formar um pensamento… o pensamento que ganha é aquele que menos precisa viajar, o que mais rápido vai criar pontes entre sinapses”.

Se sentir pra baixo rapidamente ganha da positividade.

2. Você é as pessoas ao seu redor

Grupo de pessoas felizes

Não apenas manter a companhia de pensamentos negativos carregam seu cérebro de negatividade, mas também ter a companhia de pessoas negativas faz o mesmo mal. Por quê?

“Quando vemos alguém experienciando alguma emoção (como raiva, tristeza, felicidade, etc), nosso cérebro “experimenta” aquela mesma emoção para imaginar o que a outra pessoa está sentindo. E ele faz isso tentando disparar as mesmas sinapses em seu cérebro para que você possa tentar entender a emoção que está observando. Esse processo é basicamente a empatia. É assim que o efeito manada funciona… É muito bom estar com os amigos em festivais de música”, Parton escreve. “Mas é também sua noite no bar com aqueles amigos que adoooram reclamar de tudo.”

A lição a aprender aqui é, se você quer fortalecer sua capacidade para positividade e enfraquecer sua propensão para negatividade, “fique cercado de pessoas felizes que empurram seu cérebros ao amor.”

3. Reclamar aumente o estresse, o que é terrível para seu corpo

estresse

Tudo isso já é um bom argumento para se distanciar da negatividade e proteger sua saúde mental, mas Parton insiste que abandonar o hábito de reclamar também é essencial para sua saúde. “Quando seu cérebro está disparando essas sinapses de raiva, você está enfraquecendo seu sistema imunológico; você está elevando sua pressão arterial, aumentando seus riscos de doenças cardíacas, obesidade, diabetes e uma diversidade de outras doenças”, ele diz.

O culpado é o hormônio cortisol, também chamado de hormônio do estresse. Quando você está em estado negativo, você o libera, e níveis elevados dele “interferem em seu aprendizado e memória, diminuem a função imunológica e a densidade óssea, aumenta o ganho de peso, pressão arterial, colesterol, doenças cardíacas… a lista é longa”, diz Parton.

Adaptado do original de Jessica Stillman, Inc.com