Pedir uma promoção pode ser uma das experiências mais estressantes da sua carreira, especialmente na economia incerta de hoje. Por que? “Porque você sabe que está se colocando em risco”, diz Lynn Tayler, uma especialista em ambientes de trabalho.
Ela diz que “os medos frequentemente legítimos de parecer muito ambicioso, ou não estar focado o suficiente em fazer seu trabalho da melhor forma possível, podem causar erros desnecessários. Porém, se você for estratégico, poderá mudar a dinâmica frustrante de se sentir desvalorizado”.
David Parnell, um recrutador da área de advocacia, coach de comunicações e autor de livros da área, concorda. Ele diz que em muitas empresas, ser promovido “não é uma tarefa simples”.
“Não devia ser uma surpresa que, em comparação a algumas décadas atrás, a média dos empregados de hoje têm mais trabalho para fazer e mais (e melhor) competição para com qual lidar. Adicione isso às redes sociais e políticas altamente desenvolvidas que as pessoas precisam aprender, e então elas terão um caminho difícil pela frente.” diz ele. “Ir de uma oferta de emprego para uma promoção sem um passo em falso é improvável, e erros acontecem frequentemente”.
Uma promoção, por definição, é uma forma de avanço ou movimento em um novo território, ele adiciona. “Isso significa que aprender novas informações e experimentar novas coisas, por natureza, promovem erros de algum tipo. O segredo não está tanto em tentar evitá-los, mas sim em mantê-los os menores possíveis, e efetivamente os corrigir”.
Estes são 16 erros comuns que funcionários cometem quando pedem uma promoção.
Pedir muito de uma vez. Muitos funcionários pedem uma promoção, aumento, novos privilégios e mais, tudo de uma vez. Isso provavelmente vai frustrar seu chefe, diz Taylor. “Conheça suas prioridades e siga a lista da forma mais concisa possível”.
Acreditar que promoções são baseadas apenas em mérito. “Este não é o caso em muitas empresas onde política e outros fatores estão em jogo,” diz Amy Hoover, presidente da Talent Zoo. “Se você é focado na sua carreira e quer subir a escada, é importante que você analise sua cultura corporativa para determinar no que precisa focar além do trabalho bem feito.”
Negligenciar seus objetivos a longo prazo. Funcionários ficam tão obcecados pela promoção que esquecem de pensar no planejamento de carreira geral e objetivos. “Pense a longo prazo”, sugere Taylor. “Se pergunte: isso me ajuda a chegar onde quero estar em 5 ou 10 anos?”
Tentar de mais. “Se você é conhecido no escritório como puxa saco do chefe, saiba que a maioria dos gerentes não gostam desse tipo de atitude e isso pode ter um efeito negativo nos seus planos para crescer profissionalmente,” diz Hoover. Se você está focado em fazer bem seu trabalho e estar alinhado com a cultura do escritório, você irá muito mais além do que se apenas tentar agradar seu chefe.
Taylor concorda. “Embarcar em uma campanha de elogios não te levará a lugar algum.” diz ela. “Uma coisa é soltar um elogio ao seu chefe de vez em quando. Mas se você claramente puxar saco e então pedir uma promoção, estará atirando no próprio pé.”
Pensar na promoção como uma solução para tudo. Uma promoção ou um aumento nunca significa felicidade instantânea, diz Taylor. “Examine se isso não é apenas uma melhoria de curto prazo para um emprego que nunca melhorará”.
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Fazer de mais. “Qualquer ambiente de trabalho bem estabelecido possui uma hierarquia estabelecida, e todos deveriam saber seu lugar dentro dela.” diz Parnell. “Tentar impressionar seu gerente ao tomar conta de suas responsabilidades ao invés de lidar apenas com as suas pode ser interpretado como ofensivo ou até mesmo ameaçador do status quo da hierarquia. Seu foco deve ser em completar suas tarefas muito bem e antes do prazo, e então fazer um pouquinho a mais para se manter na frente da competição. “Isso pode ser começar seu próximo projeto um pouco adiantado, ajudar alguém do mesmo nível hierárquico que você, ou até mesmo perguntando ao seu gerente se há algo mais que você pode fazer para contribuir”.
A promoção não deve ser apenas sobre você. “Deve haver algo para beneficiar seu chefe”, diz Taylor. Suas novas responsabilidades devem ser propostas de uma forma que permita seu chefe ver que há benefícios pessoais para ele ou ela, como por exemplo o avanço de um projeto que requer mais de suas habilidades.
Lugar e hora errados. “Tenha certeza que o lugar onde irão discutir a promoção é apropriado, agende isso antes e com tempo suficiente.” sugere Taylor. “Evite conversas antes do almoço ou no final do dia, mas seja flexível. A hora do dia pode ser boa, mas se seu chefe recebeu alguma notícia ruim ou teve um dia extremamente corrido, é melhor esperar.”
Pedir uma promoção apenas pelo tempo de empresa. Mary Elizabeth Bradford, uma coach de carreira e especialista em currículos, diz que este é um erro frequente feito por funcionários, e Hoover concorda.
“Uma ideia errada entre funcionários é que longevidade significa promoções. Isso simplesmente não é verdade atualmente.” diz Hoover. Apenas porque você teve X meses ou anos no seu cargo, não significa que você está automaticamente qualificado, ou é merecedor, de uma promoção. Suas contribuições precisam criar valor, e você precisa ser percebido como a escolha mais lógica para o novo cargo. “Algumas vezes você pode conseguir isso ao consultar um mentor dentro da empresa ou até mesmo o departamento de Recursos Humanos se você está focando nos objetivos, projetos e atividades certas.”
Não ter um bom argumento recente. “Dê ao seu chefe uma razão para te promover por resultados excelentes ao invés de pedir uma promoção do nada.” diz Taylor. E não deixe suas emoções entrarem no meio, independente de quanto isso significa para seu trabalho e vida pessoal.
Usar o pedido como um “teste”. Tentar conseguir uma promoção para verificar onde realmente é seu lugar na empresa não é algo que você deve fazer. “Existem maneiras melhores de entender seu valor ao empregador. E isso é realmente algo que você deve entender, pois poderá usar a informação para tentar conseguir uma posição melhor.
Agir inapropriadamente. Reclamar, por exemplo, que pessoas de fora estão sendo entrevistadas para o cargo é um grande erro. Taylor diz que “reclamar sobre os outros o distrai do seu próprio profissionalismo e credibilidade. De forma similar, comparar seu valor aos dos outros na empresa que já atingiram o nível que você deseja é contraprodutivo. Se mantenha positivo, focado, e não deixe rastros de qualquer coisa negativa.”
Outra atitude inapropriada: ameaças sutis sobre você e o mercado. “Falar que suas responsabilidades são as mesmas de um cargo superior em outros lugares, seja dentro ou fora da empresa, não ajudará você a ser promovido no trabalho,” adiciona Taylor. Faça o lógico, ou estará arriscando alienar seu chefe. “Usar exemplos de pessoas que acham que você merece algo melhor é outra atitude que vai limitar sua carreira”.
Incerteza sobre suas próprias responsabilidades. Parnell diz que este é um problema crônico. “Um funcionário pode fazer seu trabalho da melhor forma que consegue, e então descobrir que fez a coisa errada, assim se colocando em uma posição desconfortável. Quando você está tentando ser promovido, é impossível “fazer de tudo e um pouco mais” sem saber exatamente onde está o teto. Então esteja absolutamente certo sobre o que é esperado de você, quando é esperado, e como é esperado. Assim, você poderá atingir e superar as expectações de seu gerente.”
Não ter preparado o que faz você merecedor. “Este é provavelmente o maior erro cometido quando se busca uma promoção. o “por quê”, não para você, mas sim para a empresa,” diz Taylor. “Tenha uma sequência lógica de razões (experiência, mais responsabilidade, conquistas e contribuições pessoais) preparada para apresentar, até mesmo em escrito, se necessário.”
Falta de persistência. Taylor diz que empregados algumas vezes desistem muito rapidamente. “Seu chefe deve observar sua apresentação e linha de pensamento até o fim. Se você rapidamente se acanhar após o primeiro olhar diferente, poderá perder uma oportunidade de ouro.”
E não deve parar por aí. Você também deve ir atrás do feedback (a maioria não faz isso). “Evite ser esquecido ou desistir,” adiciona Taylor. “Seu chefe pode escolher simplesmente não fazer nada, o que significa que você terá perdido o que conquistou. Antes de terminar a conversa, mencione os próximos passos e tenha as mesmas expectativas.”
Abandonar o barco prematuramente. Um grande erro que funcionários cometem é conseguir um novo emprego por medo de pedir por uma promoção interna, explica Taylor. Ela diz que se você abandonar a empresa (por conta desse medo desnecessário), poderá perder uma história de valor com um empregador confiável. Você pode acabar em uma nova empresa onde sua falta de atitude é ainda mais perigosa, apenas por que queria um título mais chamativo. E esse título pode ser enganoso… pode ser que assuma menos responsabilidades ou se distancie dos seus verdadeiros objetivos profissionais.
“Assim como tocar uma campainha, alguns erros não podem ser desfeitos,” diz Parnell. “Mas, contanto que eles não tenham (pelo menos) sem grandes consequências, normalmente serão esquecidos caso você aja corretamente.”
Taylor diz que se você cometer algum erro ou calcular errado suas respostas, não perca as esperanças. “Na maioria dos casos, se você se mantém profissional em sua postura, seu chefe irá admirar sua confiança em pelo menos tentar. Apenas lembre de se manter focado no seu trabalho, e evite encher de mais seu chefe. Se você não receber uma resposta após perguntar de novo e depois de um bom tempo, você já tem uma reposta.”
Se você não recebeu a promoção que acredita ter merecido, tente descobrir o por quê, sugere Hoover. “Se você chegar no seu chefe com uma postura não-combativa, e perguntar claramente por que outro funcionário foi escolhido no seu lugar, descobrirá o que deve fazer para crescer profissionalmente e ficar no topo da lista para promoções futuras. O segredo para essa conversa é se manter neutro e não deixar as emoções tomarem conta de você,” conclui Taylor.