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11 maiores erros que um empreendedor pode cometer

Errar

Todo empreendedor, em essência, é um aluno. Ele não pode ter medo de errar. É importante ter em mente que cada fracasso é uma ótima oportunidade para aprender. A maioria dos empreendedores de sucesso só chegaram lá depois de várias tentativas.

Isso não quer dizer que você não pode aprender com os erros dos outros. Alguns deles são muito comuns e podem literalmente significar o fracasso completo de um negócio. Aqui estão 11 deles e como evitá-los.

1. Acreditar na ideia ao invés de validá-la

Todos nós de vez em quando somos vítimas da síndrome da ideia de um bilhão de reais. A verdade é que ideias não valem nada, pelo menos até você validá-las.

Ao invés de acreditar que já ganhou na loteria com sua ideia, vá atrás de feedback de seu público alvo, veja se é algo que eles realmente precisam e no que mais de valor você pode oferecer.

Não abrimos esta matéria com este item à toa. Isso certamente é um dos maiores erros, ou pelo menos o mais frequente, que vemos por aí. É normal ficarmos empolgados quando pensamos ter uma boa ideia.

Mas antes de investir tempo e dinheiro, tenha certeza que vale a pena e mesmo que não valha, pode ser que com os feedbacks se transforme em algo ainda melhor do que você havia imaginado.

2. Ser teimoso

Também nada adianta se você validar sua ideia mas não tirar proveito do valioso feedback que coletou. Não seja insistente, mudanças são frequentes e necessárias no mundo do empreendedorismo.

O Instagram, WhatsApp, Facebook, e a maioria dos grandes sucessos de hoje não são o que eram no papel. Siga o que o mercado está lhe dizendo, ele entende mais que sua intuição.

3. Deixar os clientes em segundo plano

É surpreendente a quantidade de startups que simplesmente deixam o cliente de lado. Seu produto pode ser a maior revolução dos últimos 20 anos, mas não adianta nada se ele não atende a problemas de seus clientes.

Mesmo que você tenha encontrado seu lugar no mercado, não se esqueça que os clientes são o objetivo final, então não deixe de estar em constante comunicação com ele, tentando sempre melhorar suas experiências.

4. Não mensurar suas métricas

Empreender frequentemente é uma jornada no escuro. Se a ideia é para algo novo, não há tantos referenciais de sucesso (e fracassos). Se você está começando em um campo novo, ainda terá que aprender uma infinidade de coisas sobre a área.

Contudo, você tem um grande aliado: as métricas. Com elas é possível medir precisamente se você está no caminho certo, o que poderia estar melhor, o que está ruim, onde estão os “vazamentos” de seu negócio, quanto gastar em cada coisa e muito mais.

5. Contratar as pessoas erradas

Especialmente no caso de startups, é de suma importância que seus primeiros funcionários sejam os melhores que você consiga trazer a bordo. Isso não é nada fácil visto que você provavelmente não pode competir em salário, mas pode oferecer coisas como participações na empresa.

Se você contratar apenas alguém que saiba fazer algo e não se esforça para ir além, todos os esforços para crescimento e melhoria deverão partir de você, o que limita enormemente o potencial de seu negócio.

6. Fazer tudo certo mas negligenciar o marketing

Se você pensa que basta ter um bom produto para ter sucesso, está redondamente enganado. Antigamente esse até podia ser o caso, mas hoje em dia você estará sempre competindo com alguém, que provavelmente está investindo em marketing.

A melhor forma de divulgação é o boca a boca, é verdade, mas até para conseguir isso, você precisa investir em marketing. As pessoas precisam saber que você existe, e então serem lembradas disso constantemente.

7. Querer mudar o mundo

Richard Branson, o fundador do Grupo Virgin, que hoje engloba mais de 400 empresas, certa vez falou que quando começou seu negócio 40 anos atrás, não havia um plano grandioso, certamente não pensava em um império com mais de 50 mil funcionários pelo mundo.

Se tivéssemos tentado planejar um futuro assim, certamente teríamos estragado tudo.

É claro que você pode (e deve) ser ambicioso, mas não ache que vá conseguir ter um impacto tão grande. Talvez até consiga, mas o ponto é que isso irá lhe distrair do momento em questão e causar decepções. Comece pequeno e comemore cada vitória.

8. Não reinvestir na própria empresa

Depois de tanto esforço, é natural que você se apegue ao dinheiro que entra em seu caixa. De início, pode até parecer bastante, mas será que é o máximo que pode conseguir?

Aqueles R$ 2 mil que você economizou por mês pode significar R$ 10 milhões que deixará de ganhar em alguns anos. Reinvista em sua empresa, tudo que puder. A unica situação em que isso não deve ser seguido é quando você tem certeza que não há salvação.

9. Achar que sabe tudo

Presidentes, CEOs de grandes conglomerados, líderes religiosos, todo tipo de gente que está no topo de suas áreas possuem círculos de pessoas nas quais busca constantemente conselhos.

Se eles agem assim, por que você acha que sabe tudo? Como falamos na abertura desta matéria, ser empreendedor é ser um eterno aluno. Sempre há o que aprender, e você dificilmente é o maior especialista em algo.

10. Buscando a perfeição quando o bom já é o suficiente

Querer fazer seu melhor não é necessariamente algo negativo, mas pode ter péssimas consequências. Acredite, sempre, absolutamente sempre, haverá algo em que seu produto pode melhorar.

Sendo assim, caso você seja perfeccionista demais, talvez atrase tanto o lançamento de algo que já era o suficiente que perderá o tempo certo e a oportunidade. É melhor começar com o básico e ir adaptando a partir do feedback de seus clientes, mesmo que você tenha que os conseguir sem receber nada.

11. Ter medo de roubarem sua ideia

Esse medo está bastante relacionado com a síndrome da ideia de um bilhão de reais que mencionamos no primeiro item. Pensar que sua ideia por si só é muito valiosa gera todos os tipos de problemas.

Nenhuma empresa de sucesso está lá porque conseguiu chegar ao mercado um mês antes que a concorrente. Se você tem tanto medo de roubarem sua ideia, não poderá nem colocar em prática, não? O que vale é a execução!