Sempre que perguntadas, todas as pessoas de sucesso têm livros interessantes para recomendar. O caso mais famoso é de Bill Gates que apesar de ser uma das pessoas mais ocupadas do mundo, consegue ler pelo menos um livro por semana, conforme ele mesmo diz.
A verdade é que nenhuma outra mídia no mundo consegue passar tanta profundidade como um livro. Ou seja, se você quer aprender algo, livros serão sua melhor fonte de aprendizado. Se quer entrar em um mundo diferente, um livro de ficção será mais imersivo que qualquer filme ou seriado.
Mas com tantas coisas nos chamando a atenção, e tão pouco tempo, como arranjar um espaço para ler mais? Uma das maneiras é lendo mais rápido, mas há outros truques que você pode usar para conseguir ler mais livros, e ler mais efetivamente.
Se você seguir as dicas abaixo, com certeza conseguirá imediatamente começar a ler muito mais do que hoje. Vamos lá!
1. Carregue seu livro consigo
Comece a carregar seu livro para todo lugar que vai, assim como carrega seu celular. Você vai se impressionar com a quantidade de oportunidades que tem no dia a dia para ler, mesmo que sejam apenas 10 minutos na fila do banco.
2. Faça uma meta para ler mais
No Em Alta sempre enfatizamos a importância de você criar metas para tudo que é importante, como sua vida profissional. E com os livros não é diferente. Estabeleça, por exemplo, que quer ler pelo menos um livro por mês. Então escolha os próximos 6 livros que quer ler e siga. Se perceber que está lendo mais rápido, não tem problema. O único problema é se não conseguir completar a meta de um por mês. Quando perceber, já terá lido um monte de livros e ficará ainda mais empolgado para ler mais.
3. Entre em uma rede social de livros
No Brasil, o maior exemplo é o Skoob. Nessas redes sociais para leitores, você pode receber dicas de livros que podem te interessar, dizer o que já leu ou está lendo, o que quer ler, e ver tudo isso de seus amigos. Elas são ótimas para incentivar você a ler mais. Afinal, quem não quer ir aumentando a lista e mostrar para todo mundo?
4. Leia o que realmente interessa
Um erro muito grave é querer voltar a ler e já começar Dostoiévski ou qualquer autor mais difícil. Não caia nessa cilada! Eles são clássicos por um motivo, é claro, mas definitivamente não são recomendados para quem já não tem uma bagagem pesada de leitura. Não tenha vergonha de ler o que “está na moda”. Eles são incrivelmente divertidos. Depois que você restabelecer seu hábito de leitura, poderá migrar para coisas mais cabeça ou técnicas sem o perigo de desanimar de vez.
5. Defina seu propósito de leitura
Basicamente, existem apenas dois motivos para leitura: prazer e aprendizado. Sim, as duas podem se combinar, mas uma sempre prevalece. Antes de começar um livro, defina qual seu proposito para o ler. Assim, você terá uma ideia mais clara do que está ganhando, ajudando você a ler mais rápido.
6. Pode abandonar livros sem culpa
Não precisa se sentir culpado de não terminar aquele livro que você começou mas não te prendeu. Alguns dizem que um livro precisa te fisgar nas primeiras 20 páginas. Discordo dessa quantidade, mas se você já leu um quarto do livro e ainda não está com a mínima vontade de continuar, por que passar pelo sofrimento se existem tantos outros que você vai amar?
7. Encaixe a leitura em sua rotina
Apesar disso variar muito, a maioria das pessoas preferem ler antes de ir dormir. A verdade é que não importa, desde que você consiga encaixar um período fixo em sua rotina exclusivo para a leitura. E também não precisa ser duas horas ou algo assim. No começo, tente encaixar pelo menos meia-hora em algum momento do dia. Se você escolher livros que realmente te agradam, rapidamente vai querer multiplicar esses 30 minutos.
8. Encontre um lugar quieto
Tudo bem ler algumas páginas na fila do banco, para passar o tempo. Mas no seu horário definido de leitura, busque um lugar quieto, sem distrações. A grande magia da leitura é esquecer que você está lendo, que tem um livro na sua mão. E isso você só consegue se não há alguém falando sem parar do seu lado ou um celular tocando a cada 5 minutos. Ter que ler o mesmo parágrafo 5 vezes é horrível.
- Veja também: 5 formas para se concentrar e manter o foco
9. “Escute livros”
Sempre que está indo para algum lugar, seja de carro ou de ônibus, geralmente está escutando algo, certo? Por que não deixar a música ou podcast um pouco de lado e abraçar os audiobooks? Apesar de eu preferir a leitura, sempre que tentei tive boas experiências ao “ouvir livros”. Se seu trabalho (ou o que for) fica longe de casa, poderá “ler” um livro por semana só no caminho.
10. Leia mais rápido
Todos queremos aprender a como ler mais rápido. Existem até cursos disso. Mas há uma técnica bem simples que você pode começar a aplicar agora mesmo: comece a de fato ler um pouco mais rápido do que está acostumado. No começo você perceberá que não consegue absorver tudo tão bem, por isso é importante acelerar apenas um pouco. Quando se habituar a essa leitura mais rápida, acelere mais um pouco.
11. Priorize a leitura para ler mais
Eu sei, é difícil deixar a TV, o Facebook, o WhatsApp, o Instagram, o Netflix, os seriados, os filmes, e todas essas coisas de lado. Mas se você quer ler mais, é importante conseguir isso, pelo menos durante o tempo que você separou para seus livros! Todos nós temos as mesmas 24 horas, como você acha mais útil utilizar as suas?
Veja também: 7 livros que todo empreendedor precisa ler imediatamente