Conselhos

Qual é a melhor operadora de TV para assinar em 2016?

qual melhor operadora de tv em 2106

O Em Alta traz hoje um super especial sobre qual é a melhor operadora de TV por assinatura da atualidade, porque em tempos de crise, gastar bem o seu dinheiro faz toda a diferença.

Analisaremos globalmente os principais pontos, em especial o custo benefício e canais disponíveis, tentaremos chegar em um acordo sobre qual é a melhor TV paga em 2016.

Não deixe de comentar, deixando sua opinião caso concorde, discorde ou tenha encontrado um erro em nossa matéria!

Quer saber conhecer as maneiras de acumular milhas mesmo sem voar muito? Clique aqui

TV a cabo versus TV via satélite

Muitos assinantes (e futuros assinantes), não tem o “luxo” de poder escolher entre uma TV a cabo ou uma TV via satélite. O principal motivo é a disponibilidade, muito menor no caso da TV a cabo. A maior operadora de TV do Brasil hoje em dia em número de assinantes é a NET, que utiliza justamente da tecnologia de cabos.

A NET oferece além de seu sinal de TV, internet banda larga de alta velocidade (A NET Virtual) e o telefone da operadora (o Net fone).

A limitação desse serviço é a central necessária para distribuição dos sinais, além é claro do próprio cabo que tem um custo e que precisa de um bom número de assinantes para se pagar.

Por tal motivo a NET e também as operadoras de TV a cabo menores estão restritas às grandes capitais e cidades de regiões metropolitanas com um número relevante de habitantes.

Já a TV via satélite preenche exatamente essa lacuna, podendo ser instalada (em tese) em qualquer lugar. São raras as exceções que não permitem a instalação de uma antena, mas as causas principais são as regiões fora da área de cobertura de um satélite (que pode ser corrigido com antenas maiores ou melhor apontamento) ou então caso sua residência tenha prédios ou grandes árvores que atrapalhem a visada para o satélite da operadora.

Outro fator que não podemos deixar de lado são os condomínios. Sejam eles de casas ou de prédios, muitas vezes quando são construídos e feito um acordo para distribuição de determinada operadora. A maioria dos condomínios não possuem antenas de diversas operadoras (geralmente é uma só) e não é permitido pela maioria dos estatutos instalar uma antena individual do lado de fora de sua janela.

Ou seja, as opções ficam bastantes restritas sobre qual operadora de TV escolher.

E por que dissemos tudo isso? Para esclarecer que em que pese uma operadora seja considerada melhor que outra, muitas vezes você terá que ceder, optando pela segunda ou terceira devido a disponibilidade.

Querendo economizar dinheiro? Conheça o Banco Neon, opção de conta corrente 100% grátis

tv a cabo ou via satélite qual melhor

A SKY vale a pena?

Muita gente gosta de seguir a onda e escolher a opções que a maioria assina não é mesmo? A SKY é a maior operadora em número de assinantes do serviço via satélite no Brasil. E não é por acaso: a operadora herdou a enorme base de assinantes da antiga DirecTV quando se fundiram nos anos 2000.

Os principais pontos positivos da operadora são: atendimento tanto da marca quanto da rede de instalação que recebem menos reclamações que as concorrentes; disponibilidade em praticamente todas as cidades de pontos de venda; alguns canais exclusivos relevantes; receptor top de linha da operadora é bastante elogiado pelos assinantes.

Como nem tudo é perfeito, é preciso citar que a SKY já possui uma grade de canais inferior em número de opções quando comparada às concorrentes diretas.

Como ela usa um satélite já bastante antigo, não há espaço suficiente para novas e relevantes inclusões, em especial dos canais HD que já foram referência da marca por aqui.

Dentre os principais canais que hoje são exclusivos da SKY, temos o AMC (Antigo MGM) e o novos canais Food Network e Sundance Channel, da programadora Scripps.

É importante destacar ainda que a SKY tem preços competitivos, mas que variam de estados para Estado. É também a operadora que oferece a maior quantia de pacotes diferentes no país, o que se por um lado traz flexibilidade na hora de escolher os canais, de outro pode gerar confusão.

sky e directv no brasil

A Claro TV após seu novo satélite

Quem acompanha as notícias sobre operadoras de TV ou é assinante da Claro desde os tempos de Via Embratel, deve lembrar-se que a operadora passou muitos meses sem nenhuma novidade relevante.

Eram tempos que o seu satélite Star One C2 já não oferecia espaço para novidades e novos canais HD, deixando os assinantes sedentos por adequações na grade, em um momento que lembra muito o vivido pale SKY hoje.

Os tempos passaram e a Claro TV resolveu investir no lançamento de um novo satélite, mudando bastante sua realidade no Brasil. Desde o ano passado a operadora conseguiu equiparar sua grade em relação às demais concorrentes, e hoje negocia com as programadoras em conjunto com a NET, trazendo um bom número de novidades.

A Claro TV ainda não possui uma grade de canais HD tão completa quanto a sua irmã NET e a concorrente OI TV, mas já oferece 71 canais em alta definição. Em SD são 138 contra 153 oferecidos pela NET em São Paulo.

Em relação ao número de pacotes, são poucas opções mas todas elas com um custo benefício considerado bom e boa presença dos principais canais brasileiros sem exigir um invrestimento muito alto nas mensalidades.

claro tv melhor operadora tv 2016

A OI TV é a melhor operadora de TV do Brasil?

A operadora que mais surpreendeu e se destacou nos últimos 3 anos com certeza foi a OI TV. Com um começo modesto dividindo o antigo satélite Amazonas com operadoras como a Telefonica (hoje VIVO) e Claro TV (no sinal para os países latinos), passou a crescer rapidamente e lançou um novo satélite em 2014.

Desde que o novo satélite foi lançado sua grade de canais deu um salto imenso. Hoje ela é a operadora que oferece mais canais HD no Brasil (considerando canais pagos e de TV aberta), além de ter todos os canais SD com compactação em Mpeg-4 (mesma dos canais HD), o que na prática gera som e imagem de melhor qualidade.

Ao todo a OI TV já oferece nada menos que 82 canais em HD. Em segundo lugar nesse número vem a NET, com 77 canais em alta definição.

Mesmo passando por uma situação financeira terrível, a OI TV não deixou em momento algum o segmento de televisão paga de lado, incluindo novos canais e novidades mensalmente.

Do ponto de vista financeiro, oferece pacotes bem completos com um bom custo benefício. Seu receptor HD também é muito bem avaliado pelos assinantes, oferecendo boa velocidade e ausência de problemas que atrapalhem a experiência.

O ponto negativo fica para sua disponibilidade e o atendimento: mesmo no serviço via satélite não são todos as cidades e estados que vendem pacotes da operadora e o assinante precisa torcer para não precisar entrar em contato com o SAC da operadora – a OI é históricamente campeã no número de reclamações e demandas não resolvidas.

A OI TV possui também serviço de TV à cabo, cuja grade de canais é igual a do novo satélite SES-6, além de ser oferecida através de fibra ótica (o serviço se chama OI FIBRA). Infelizmente a disponibilidade ainda é baixa. Para consultar se sua casa pode contratar a OI Fibra, clique aqui.

oi tv melhor operadora

E o mundo é realmente dos NETs?

Conforme já destacamos, a NET é a maior operadora de TV do Brasil e isso não é por acaso: através de uma internet banda larga de qualidade e preços competitivos nos combos, a NET conseguiu se destacar e muito batendo de frente com as operadoras via satélite.

Como ela está presente na maioria das grandes cidades, seus números conseguem ser bons graças ao sucesso frente a concorrência.

Outro ponto positivo da NET é o seu Net Now, serviço disponível no receptor da operadora que oferece programação on demand de uma série de canais. Ou seja, a NET há anos já vem proporcionando uma TV por assinatura que vai além da programação normal de sua grade.

Vale lembrar que esse tipo de conteúdo on demand e demais serviços de interatividade são pontos negativos para a maioria das operadoras via satélite, devido as limitações técnicas do próprio serviço.

Veja também: 6 maneiras criativas de ganhar dinheiro com Pokémon Go

net-vale-a-pena

A VIVO TV e a falecida GVT TV

É até triste falar e falecimento da GVT, até porque ela não morreu (apenas foi comprada pela VIVO), mas é em partes o que aconteceu.

Com todas as suas atividades migradas para a marca VIVO, a GVT já não existe e seus assinantes possuem pacotes que ainda são defasados quando comparados aos demais assinantes VIVO.

Inclusive, é importante lembrar que a VIVO oferece hoje pelo menos 3 serviços de TV distintos: um deles é  via satélite, herança da antiga marca telefonica e que usa os satélites Amazonas 1, 2 e 3; o VIVO Fibra que traz uma grade completíssima de canais, mas com baixa disponibilidade a nível nacional; e por último os pacotes da GVT TV e sua base via satélite.

O serviço via satélite da VIVO TV oferece uma grade parecida com a da SKY, onde faltam vários canais HD populares  o número de opções não é tão vasto – mas que por outro lado é superior ao oferecido pela GVT a seus assinantes.

Avaliar a operadora neste momento é uma atividade complexa, pois acreditamos que muitas coisas devem mudar até o fim do ano, quando deverá enfim acontecer uma equiparação e grades.

Recomendamos que você verifique qual dos serviços está disponível para sua região, e que se caso a Vivo fibra seja uma opção, não pense duas vezes em dar uma chance, trata-se de uma das grades mais completas do Brasil.

vivo-tv-antiga-gvt-vale-a-pena

Não esqueça dos “combos”

Em que pese muito mal vistos pelos consumidores em geral, os combos podem sim significar um bom negócio para seu bolso. Como a maioria utiliza hoje em dia planos pós pagos de celular, internet banda larga fixa e TV por assinatura, nunca esqueça de tentar negociar com sua operadora uma solução completa.

Operadoras como a NET e a Claro TV oferecem além de telefone fixo a opçõa de plano pós pago em conjunto com a TV por assinatura.

Já a SKY não oferece nem celular e nem telefone fixo, mas já conta com internet 4G oferecida junto com os pacotes para muitas cidades no país.

A VIVO TV tanto nos planos fibra quanto via satélite são similares à NET e Claro TV, contando também com condições especial para quem contra um plano pós pago na operadora.

Já a OI TV em que pese ofereça tanto a TV quanto a internet banda larga, celular e telefone fixo, não comercializa pacotes e planos em todas as cidades do país. Não deixe de consultar no site da operadoras quais são os serviços disponíveis para seu endereço!

Concluindo: qual a melhor operadora de TV em 2016?

Para o bem dos assinantes brasileiros, podemos dizer que as maiores operadoras de TV por assinatura chegaram a 2016 com avanços muito importantes em canais disponibilizados e também nos equipamentos oferecidos aos clientes.

De modo geral, qualquer operadora assinada deverá cumprir com seu papel básico e oferecer pacotes de canais consistentes para o assinante médio, que não exige opções muito avançadas e novos canais mensalmente.

Porém, como a ideia aqui é definir qual a melhor operadora de TV paga em 2016, elegemos a NET como a melhor operadora quando comparada com todas as demais e a OI TV como melhor operadora via satélite  da atualidade.

Nossas ressalvas vão para o combo completo da OI TV, em especial ao serviço de banda larga oferecido, o OI Velox. Muito criticado pelo país a fora, é acusado de oferecer uma instabilidade muito grande na conexão e velocidades bem inferiores a média do mercado.

Em relação a NET, a grade de canais pode variar de cidade para cidade, com uma certa demora na estreia de novos canais quando comparada a base de São Paulo, mas nada que tenha incomodado os assinantes nos últimos anos.

Pensando em conseguir uma renda extra? Saiba se vale a pena ser motorista do Uber

  • Fabiano Carini

    A melhor, mesmo é a Sky Gato!!!

  • Vanessa F. Jessett

    Hahaha Olha só o consumidor Brasileiro está tão acostumado a NÃO TER OPÇÃO na prestação de serviços , pois tudo que ele consome É CONDICIONADO completamente pelas prestadoras que quando há muitas opções , conforme o autor do artigo- ( que representa muito bem o consumidor Brasileiro) são sinônimos de situação de confusão . Se houvesse respeito ao consumidor SEMPRE , estaríamos acostumados com flexibilidade de muitas opções oferecidas e não Combos que ” escondem ” a venda casada com produtos que você não quer consumir ( ver art 51 do CDC sobre venda casada) . Em suma ter opções não deveria significar “ficar confuso” se estivéssemos acostumados á isso !