Negócios digitais

Entenda como o PayPal funciona e tire dúvidas

PayPal

O PayPal foi uma das primeiras soluções de transferência de dinheiro pela internet. Fundado em 1998, o serviço continua crescendo e hoje conta com 192 milhões de contas ativas e está presente em mais de 200 mercados, incluindo o Brasil.

A praticidade e segurança tornaram o serviço a forma favorita de muitos brasileiros na hora de comprar pela internet, especialmente em lojas estrangeiras. Abaixo você confere como funciona, quais as taxas e tira diversas dúvidas frequentes.

Para que serve o PayPal?

Basicamente, o PayPal permite que as pessoas enviem dinheiro às outras através de seus endereços de e-mail, tornando o processo mais simples e seguro do que se tivessem que saber o cartão de crédito ou conta bancária de cada um. É uma opção especialmente interessante para quando se está lidando com alguém que você não conhece.

Ele também funciona como uma espécie de garantidor. Se você realizar o pagamento mas não receber o serviço ou produto, poderá facilmente entrar com um pedido no próprio serviço para conseguir seu dinheiro de volta. O vendedor possui a mesma segurança caso não receba o pagamento.

Sua praticidade é outra grande vantagem, pois os envolvidos não precisam lidar com a burocracia dos bancos. Em casos de transações entre pessoas de diferentes países, o PayPal se torna ainda mais atrativo.

Como o PayPal funciona?

O processo de criação e validação de uma conta é bastante simples. Basta ter um endereço de e-mail e uma conta de banco ou cartão de crédito.

Existem duas formas principais de se realizar pagamentos. É possível transferir dinheiro para sua conta PayPal, e quando um pagamento é realizado, é “debitado” diretamente desse saldo.

Também é possível cadastrar um cartão de crédito. Dessa forma, seu cartão de crédito será cobrado no valor da compra. A vantagem é que o vendedor não terá acesso aos seus dados, apenas ao seu endereço de e-mail.Adicionar conta ou cartão no PayPal

O PayPal utiliza um método de verificação de conta e cartão de crédito interessante. Quando você cadastra um novo cartão, por exemplo, o serviço realiza uma micro-cobrança, então você insere o valor cobrado para confirmar que é o dono.

Atualmente, o serviço aceita as seguintes bandeiras de cartão de crédito: Visa, MasterCard, American Express, Elo, Hipercard e Hiper.

Quais as taxas do PayPal?

Solicitando pagamento no PayPal

Para o usuário comum, praticamente não há custos para utilizar o serviço. O serviço ganha seu dinheiro cobrando tarifas de vendedores ao receberem pagamentos. Elas são:

  • Vendas realizadas no Brasil: à vista: 4,99% + R$ 0,60. Parcelado: adicione 2,39% para cada parcela.
  • Vendas realizadas no exterior: 7,4% + Tarifa Fixa de acordo com a moeda. Você pode conferir aqui a tabela completa por moeda.

Assim como usuários comuns, os vendedores também não pagam nada para transferir o dinheiro do PayPal para a conta corrente.

Perguntas frequentes

Se você nunca utilizou o PayPal, é natural que tenha algumas dúvidas sobre o serviço. Selecionamos as perguntas mais frequentes para você sanar todas suas dúvidas. Confira abaixo.

Meu cartão de crédito acumula pontos com PayPal?

Se seu cartão de crédito possui algum programa de fidelidade, você continuará acumulando pontos ao realizar compras através do PayPal.

Quais lojas aceitam PayPal?

Existem milhões de lojas na internet que aceitam o serviço como forma de pagamento. No Brasil, grandes nomes vêm adicionando a opção, como: Pontofrio, Casas Bahia, Extra, Vivo, MegaMamute, Mobly, Estante Virtual, Azul e Gol.

Há descontos ao utilizar PayPal?

Para impulsionar seu uso, o PayPal frequentemente fecha parceria para que o consumidor receba descontos ao realizar pagamentos com o PayPal. O Uber, por exemplo, dá R$ 10 de desconto nas primeiras três viagens. Outros sites eliminam taxas ou oferecem descontos de 15% na compra, por exemplo. Clique aqui para ver a lista de ofertas atuais.

PayPal é seguro?

O PayPal é ainda mais seguro do que a utilização direta do cartão de crédito em compras pela internet. O sistema utiliza tecnologias de segurança para manter seus dados seguros, enquanto não fornece nenhum desses dados ao vendedor. Além disso, há a “Proteção ao Comprador” que cobre diversos transtornos. Se não receber o item que comprou, por exemplo, basta abrir uma disputa em até 180 dias para iniciar o processo de reembolso.

PayPal é um banco?

Não, ele funciona apenas como um intermediário entre quem vende e quem compra. O PayPal não pode, por exemplo, utilizar os recursos dos usuários para realizar investimentos. Ele utiliza um sistema similar ao que lojas na internet utilizam para efetuar pagamentos.

Se você está buscando um banco digital, você provavelmente se interessará pelo Banco Original.