Desde 2015 um novo fenômeno no transporte público ganhou força no Brasil, desafiando os modelos tradicionais e em especial os taxistas. Vamos conhecer um pouco dele e se vale a pena ser motorista de Uber no Brasil.
Para quem ainda não conhece, uma vez que o serviço é restrito à algumas cidades no Brasil, o Uber é um meio de transporte 100% baseado em um aplicativo para smartphones de mesmo nome.
Através do celular com o aplicativo Uber instalado o usuário solicita uma corrida, e em instantes recebe a foto do motorista, o modelo do carro, o tempo estimado para chegar até o solicitante e também estimativa de valor e tempo até o destino desejado.
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O aplicativo permite ainda que o passageiro divida a tarifa com um amigo caso esteja acompanhado, além de acompanhar o melhor trajeto em tempo real graças ao GPS do aparelho.
Para os passageiros, além de toda a moderna tecnologia e comodidade, o preço de uma corrida chega a custar metade do que o cobrado por taxistas no mesmo percurso. Os carros do serviço Uber Black são considerados de alto nível, bastante acima dos encontrados nas frotas de táxi do Brasil e alguns mimos são oferecidos, como água e balas.
Mas e para os motoristas de Uber, será que tudo são flores e possibilidade de ótimos ganhos?
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Cidades em que a Uber está disponível
Se você tem interesse em ser motorista Uber (também chamado de parceiro Uber), antes de mais nada deverá saber se sua cidade já possui o serviço disponível. Como ainda não há regulamentação federal para liberação do serviço, ele é tratado de forma diferente em cada cidade que atua.
Atualmente a Uber está disponível nas seguintes cidades brasileiras:
- Belo Horizonte
- Brasília
- Campo Grande
- Curitiba
- Fortaleza
- Goiânia
- Porto Alegre
- Recife
- Rio de Janeiro
- Salvador
- São Paulo
As 9 cidades mencionadas possuem Uber funcionando atualmente, com diversos parceiros cadastrados e uma base de usuários que cresce a cada dia. No mundo todo já são centenas de cidades que oferecem o serviço, muitas delas já com autorização e regulamentação próprias. Também há algumas cidades não citadas que já possuem o serviço mas em fase de testes.
É importante mencionar aqui que tanto para quem quer ser motorista Uber quanto para os passageiros, que os preços praticados (e também os lucros) variam de cidade para cidade.
Na página oficial da Uber é possível consultar a tarifa mínima cobrada por corrida, o adicional por minuto e o adicional por quilômetro rodado.
Como exemplo, temos a tarifa mínima de Curitiba que é de R$5 e a tarifa de São Paulo, que custa R$ 7. Em Curitiba são cobrados R$ 0,25 por minuto e R$ 1,12 por km, enquanto em São Paulo cobram-se R$ 0,26/min e R$ 1,40/km.
As tarifas mencionadas são válidas em 03/06/2016 para o serviço mais barato, chamado de Uber X.
Quem poder ser motorista Uber
A principal característica do Uber é seu caráter de inclusão, pois qualquer pessoa com mais de 21 anos, de qualquer sexo, pode ser motorista, desde que possua uma carteira de motorista permanente com inclusão de EAR (Exerce Atividade Remunerada) e que não tenha antecedentes criminais. Em relação ao smartphone, a Uber oferece ao motorista um aparelho próprio, mas o plano de dados é por conta. O custo de aluguel do aparelho é de R$18,00 mensais.
Não há também uma jornada fixa, ficando o motorista livre para trabalhar a hora que quiser, quando quiser e se quiser. A Uber exige apenas que o motorista faça uma corrida por mês para manter seu cadastro ativo.
O principal direcionamento da Uber é para o trabalho complementando a renda, o qual é incentivado pela empresa. Porém, muitos ex-taxistas e desempregados no Brasil acabaram aderindo ao serviço como fonte única de renda, trabalha em tempo integral.
Uma das vantagens do serviço é o recebimento direto da empresa, via depósito bancário. O motorista Uber não precisa andar com dinheiro vivo e nem ter o constrangimento de cobrar os clientes, tudo é feito de forma automática pelo aplicativo que debita o cartão de crédito do passageiro.
Os riscos de furtos e roubos por passageiros mal intencionados também diminuem, pois existe um cadastro do passageiro do aplicativo, e o mesmo é avaliado em cada corrida que solicita. Logo, é possível optar por não dar carona em locais suspeitos ou para passageiros sem nenhuma avaliação existente. A Uber realiza os pagamentos uma vez por semana.
Quanto ganha um motorista do Uber no Brasil
Se você viu no serviço uma possibilidade de renda ou de complemento do seu salário, deve estar se perguntando se compensa ser um motorista de Uber.
Devemos lembrar que a margem de repasse que o Uber faz aos motoristas caiu 15% em novembro de 2015, dado este que precisa ser considerado e é muito criticado pelos primeiros parceiros do serviço. Os “pioneiros” no Brasil passavam por critérios mais rígidos para ingresso no serviço, como exigências duras em relação ao carro utilizado.
Contudo, o serviço mudou sua política, aceitando uma gama muito maior de veículos na categoria mais simples, o Uber X, mantendo maiores exigências para o Uber Black, serviço que cobra mais caro e repassa um valor maior aos motoristas.
Para responder a pergunta rapidamente, um motorista Uber ganha hoje entre R$1.500,00 e R$2.500,00 “limpos” na categoria Uber X e entre R$1.400,00 e R$2.000,00 na categoria Uber Black.
No próximo tópico veremos a conta que precisa ser realizada e o tempo necessário de trabalho para chegar a tal lucro líquido com Uber.
Exigências para cadastrar carro no Uber X
As exigências atuais para cadastrar um carro no Uber X atualmente são apenas: ser do ano de 2008 ou mais novo; ter ar condicionado; possuir 4 portas.
Outras exigências são feitas, como a contratação de um seguro para os passageiros e a apólice precisa se enquadrar na categoria Táxi (se for na categoria “passeio” a seguradora não irá pagar o valor acordado em caso de sinistro). Essa e outras despesas serão apontadas em nosso quadro de ganhos versus custos do Uber.
Exigências para cadastrar carro no Uber Black
Já para quem pretender entrar na categoria “premium” do Uber, a versão Black, terá que investir em um carro com características superiores: o carro precisa ser Sedan; do ano de 2010 ou mais novo; ter 4 portas; ar condicionado; bancos em couro.
Custos versus ganhos com Uber
O principal custo que qualquer motorista de Uber possui é o próprio desconto realizado pela empresa em cada uma das corridas realizadas. O percentual descontado pela Uber é de 25% de cada corrida na Uber X e 20% para os motoristas do Uber Black. É um sócio e tanto, mas vale lembrar que é ele quem faz toda a gestão de pagamentos e recebimentos (que possuem custos) além de se encarregar do processamento de todas as corridas, publicidade, gastos judiciais para legalização e demais custos administrativos mundo à fora.
Uma outra despesa recorrente e que precisa ser considerada é a oferta de água e balas aos clientes. Apesar de não ser obrigatória, é incentivada e se tornou costume entre os motoristas e passageiros, o que pode ajudar (ou prejudicar) o motorista na hora da avaliação do passageiro após a corrida. O custo estimado é de pelo menos R$100,00 mensais com esses itens para um motorista que trabalha regularmente.
IPVA: o imposto é cobrado anualmente, variando em percentual por Estado. Em média 4%, custa R$1.200,00 para carros populares e até R$2.800,00 para um Sedan médio cadastrado na Uber Black.
Rodando cerca de 150 km por dia com um carro popular, são gastos em torno de R$70,00 por dia com gasolina. Considerando o trabalho com um dia de folga por semana, temos um gasto mensal de R$ 1.820,00 com combustível.
O seguro que mencionamos, cuja apólice mínima é de R$50.000,00 por passageiro, costuma agregar R$2.000,00 anuais ao custo normal de um seguro contra roubo e acidentes materiais ao veículo, que já é de cerca de R$2.000,00 anuais. Consideraremos aqui o custo de R$330,00 mensais com o seguro para o Uber X e de R$550,00 para um modelo mais caro no Uber Black.
É importante mencionar o custo de “contribuição” cobrado pelo uso do smartphone que a empresa oferece ao motorista, o qual conta com as funções necessárias para operação. Atualmente são cobrados R$18,00 por mês dos motoristas. Já o custo do plano de ligações e internet é por conta do motorista. Consideraremos a média de R$100,00 mensais.
Com a quilometragem de 150 por dia, temos 3.900 km por mês, que exigem a troca de óleo e filtros a cada 70 dias aproximadamente. Como cada troca custa em média R$350,00 (se feita fora da concessionária obviamente), consideramos um custo de R$150,00 mensais a título de revisão básica do veículo.
Por último e não menos importante, devemos considerar a depreciação/desvalorização do veículo e os custos para aquisição de um novo no futuro. Calcula-se que um veículo muito rodado usado profissionalmente costuma desvalorizar 60%. Não podemos esquecer ainda que cada pneu novo custa cerca de R$180,00 e costuma durar no máximo 30 mil quilômetros, exigindo a troca a cada 7 meses: 4 pneus novos multiplicado por R$ 180,00 = R$ 720,00, equivalente a R$102,00 mensais.
Consolidamos os dados no fluxograma abaixo para facilitar a visualização:
É importante lembrar que os valores servem apenas como exemplo dos itens que o novo motorista precisa considerar para descobrir se vale ou não a pena trabalhar para o Uber. Antes de qualquer coisa solicite cotações de seguro para seu corretor, descubro o consumo médio de combustível de seu veículo, além, é claro, de considerar possíveis gastos com juros caso tenha que financiar um novo carro.
Outra vantagem relativa é a parceria que a Uber vem realizando com autopeças e algumas redes de manutenção de veículos, garantindo descontos para os parceiros. Lembramos que tais benefícios ainda são restritos a algumas cidades.
Desvantagens em ser um motorista Uber
Como praticamente qualquer profissão existente, o Uber possui sim problemas e desvantagens para os motoristas, principalmente se compararmos a categoria dos parceiros com os tradicionais taxistas:
- Os taxistas possuem desconto de praticamente 25% no valor de compra de um veículo novo
- Para entrar na categoria Black são exigidos carros que custam mais de R$70.000,00, enquanto um taxista lucra mais ao pagar menos que R$50.000,00 pelo mesmo carro
- Os taxista não pagam IPVA, imposto anual que chega a 4% sobre o valor do veículo
- Existem custos com água e doces em cada corrida
- O motorista pode perder a autorização rapidamente caso seja mal avaliado pelos passageiros
- O serviço cobra um quarto de cada corrida feita no Uber X
Há ainda uma insegurança muito grande para quem tem o serviço como única fonte de renda: o risco da Uber ser proibida no Brasil.
De todas as cidades em que ele funciona no Brasil, apenas São Paulo estabeleceu sua liberação e definiu uma regulamentação. Porém, precisamos lembrar que o serviço como está hoje não obriga os motoristas a pagarem impostos específicos em sua atividade. Caso venha a ser regulamentado, muito provavelmente o lucro do parceiro Uber ficará mais apertado.
Outro problema que não podemos ignorar é a violência contra motoristas Uber. Como taxistas se sentem prejudicados com a existência do serviço, que julgam ilegal e desleal, muitos são os casos de emboscadas, agressões físicas e também contra os veículos dos parceiros. Apesar desses casos não serem tão comuns quanto os noticiários nos fazem acreditar, é algo a se levar em consideração.
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