Empreendedorismo

Será que realmente vale a pena empreender?

Vale a pena empreender?

Em tempos de crise é natural vermos o interesse em empreender crescer. O sonho de não ter que lidar com chefes insuportáveis, reuniões intermináveis e regras malucas é grande. Porém, ter um negócio próprio não é para todos. No final desta matéria quem vai decidir se vale a pena empreender é você.

Negócio Próprio vs Empreendedorismo

Antes de tudo, devemos estabelecer uma diferença importante entre ter um negócio próprio e empreender. Para Peter Drucker, o pai da administração moderna, empreender está ligado a inovação.

Ou seja, você pode ter um negócio próprio (uma padaria, lanchonete, mecânica, etc.), mas não ser um empreendedor. Contudo, quando você busca inovar algum aspecto do negócio, está empreendendo.

Um exemplo clássico é o McDonald’s. Eles não foram apenas mais uma lanchonete. Investiram na inovação de áreas como o processo de qualidade, padronização, modelo de negócio, entre tantas outras.

Porém, se os fundadores do primeiro McDonald’s tivessem apenas gerenciado a primeira lanchonete como qualquer outra, não estariam empreendendo. Teriam apenas seu negócio próprio.

Algumas verdades sobre empreender

No meio de tantas promessas de felicidade e autonomia, muitas verdades sobre empreender passam despercebidas.

A pressão, por exemplo, é muito maior do que se você estivesse trabalhando para alguém. Um erro pequeno pode afetar profundamente o negócio e a vida de todos os envolvidos. Empreendedores também precisam trabalham muito mais do que outras pessoas.

Você também deve considerar o inferno burocrático que temos no Brasil e como ele vai lhe deixar profundamente frustrado. A boa notícia é que existem muitas promessas disso melhorar nos próximos anos, conforme mais se valoriza o empreendedorismo.

Especialmente no começo, o ato de empreender também pode ser um processo bastante solitário. Sim, você terá sua tão sonhada autonomia, mas enquanto os funcionários vão para casa ou para o bar, você ainda terá muitos pepinos para resolver.

Por fim, se você não é alguém que consegue lidar bem com a crítica, ou alguém que quer agradar a todos, empreender será muito difícil. O importante é buscar ser um bom líder, o que é também seu papel mais importante na empresa.

Empreendedorismo = tecnologia?

Todos os jovens querem ser o próximo Mark Zuckerberg. Todos os dias lemos notícias sobre uma nova startup fazendo barulho no Vale do Silício. Porém, não podemos nos esquecer que o mundo continua precisando de farmácias, padarias, restaurantes, marceneiros, etc.

Na realidade, basicamente todas as áreas dos negócios e sociedade estão sendo transformadas de alguma forma. Muitos empreendedores estão inovando mercados tradicionais. É o caso das fintechs com seus negócios disruptivos no mercado financeiro.

E na maioria dos casos, esses processos envolvem novas tecnologias. Porém, não necessariamente na criação dessas novas tecnologias. A inovação pode estar na forma de fazer negócios, por exemplo.

O importante é ter em mente que para empreender, é necessário inovar. O mundo muda cada vez mais rápido. Isso significa que problemas não atendidos também surgem muito mais rapidamente.

Para quem vale a pena empreender?

O mercado em 2016 não está favorável para quem quer abrir um negócio próprio e em 2017 o cenário provavelmente será o mesmo. Mas independente disso, o mundo sempre precisa de novos empreendedores.

Empreendedores são naturalmente visionários. Conseguem enxergar problemas sem soluções ou soluções que poderiam ser melhores. Em outras palavras, identificam oportunidades e pensam fora da caixa.

Empreendedores têm fome. Nunca estão satisfeitos. Eles querem sempre mais, mudar mais, ganhar mais, transformar mais, criar mais.

Resumindo, para quem tem o perfil de empreendedor, sempre vale a pena empreender.