Talvez você já tenha ouvido o termo escalabilidade, que é um fator essencial para construir grandes empresas e conseguir investimentos.
Nenhum investidor experiente injetará dinheiro em sua startup caso ela não seja escalável. Sua ideia até pode ser boa, mas se o teto dela for atingir R$ 30 mil em lucros mensais, não é do interesse de ninguém a não ser do seu.
Não há nada de errado em ter um pequeno negócio, sem grandes riscos e responsabilidades. Porém, se suas ambições são maiores, confira o que é e como tornar seu negócio escalável.
O que é escalabilidade?
Em termos corporativos, escalabilidade significa a habilidade de um negócio crescer sem prejudicar a qualidade ou lucro.
Ou seja, o ideal é que seu negócio consiga lidar com 100 clientes da mesma forma que consegue lidar com 10 sem que o esforço tenha que aumentar 10 vezes.
Se você precisa de 10x mais funcionários para lidar com 10x mais clientes, seu negócio ainda não é escalável. O mesmo vale para qualquer tipo de custo adicional, como infraestrutura.
É natural que os gastos de uma empresa subam conforme ela cresce, mas em startups realmente escaláveis, os custos adicionais são mínimos em comparação.
Como tornar minha startup escalável?
Algumas startups tem mais escalabilidade que outras. Isso ocorre por diversos fatores como a essência do produto em si e o modelo de negócios.
Alguns negócios requerem mais funcionários por cliente, ou estão limitados a uma área útil (restaurantes, por exemplo). Mas você está redondamente enganado se acreditar que não há espaço para melhorar a escalabilidade de seu negócio.
Confira abaixo algumas dicas que funcionam para todos negócios, mesmo que cada startup seja diferente da outra.
1. Terceirize o que for possível
Em startus, geralmente não há pessoal nem dinheiro suficiente para realizar todas as tarefas da melhor forma possível. É melhor terceirizar o que for possível para aproveitar ao máximo o que cada um de seus funcionários (e você) faz melhor e diminuir as dores de cabeça.
2. Automatize tudo que puder
Automatização é a chave para a maioria dos negócios escaláveis. Se cada detalhe de seu negócio requer um humano, ele não é escalável. Seja criativo quanto a isso, muitas vezes o que parece ser impossível automatizar, é na verdade apenas difícil.
Se você tem um serviço online e em qualquer dúvida o usuário precisar de um humano para resolver, você está fazendo errado.
3. Contrate apenas os melhores
Você deve contratar apenas quem realmente fizer uma ótima diferença para sua startup. Eles devem ser capazes de agir corretamente por conta própria, de entregar soluções criativas para problemas e serem capazes de fazer mais de uma coisa.
Caso sua startup estiver indo bem, não se empolgue e saia contratando todos que puder. É importante manter sua visão focada no crescimento, vide a primeira dica sobre terceirizar o que for possível.
4. Entenda a importância da imagem das startups
“Falem mal mas falem de mim!”
Não caia nesse mito. Impressões negativas sobre uma empresa podem ser fatais. Gigantes como a Apple conseguem lidar com isso graças aos bilhões que tem em caixa e seus funcionários brilhantes.
Uma startup não. Se você não cuidar bem da imagem de sua startup, uma impressão negativa de alguém com influência pode acabar com ela. De qualquer forma, se seus clientes não estão saindo satisfeitos, você não está fazendo bem seu trabalho.
5. Sua startup deve conseguir funcionar sem você
Seu principal papel como fundador ou CEO é o de líder. Você precisa passar claramente para seus funcionários qual sua visão, qual a cultura da startup. Funcionários bem informados e competentes devem conseguir trabalhar por conta própria.
Se você é absolutamente essencial para o dia a dia da empresa, algo está errado.
6. Seja honesto sobre seu modelo de negócios
Não é raro ver modelos de negócios que preveem números incríveis. A maioria deles estão completamente enganados, seja por inocência ou desonestidade. É importante que você não minta para si simplesmente porque acredita na ideia.
Faça projeções sobre os custos e lucros conforme o crescimento da base de clientes/usuários com o máximo de precisão possível. Nesta etapa, tenha muito cuidado para não esquecer de detalhes pequenos, já que ao longo termo, podem deixar de ser apenas detalhes.
7. Observe atentamente suas métricas
As métricas são as melhores amigas dos empreendedores e investidores. São elas que nos tiram do escuro e monstram se algo está dando certo ou não.
Existem centenas delas, mas para startups apenas algumas métricas são realmente importantes. Fique de olho nelas e aja de acordo. Mesmo que seu negócio esteja indo conforme o previsto, sempre há espaço para melhorar.